Seja um supermercado, farmácia ou uma loja especializada, o layout do seu estabelecimento, ou seja,  o uso do espaço disponível na sua loja e o modo como os produtos estão expostos nas prateleiras, influencia diretamente na compra do cliente e pode ser trabalhado para aumentar o lucro do seu negócio! Quer saber como? Veja as dicas que a Safol preparou para você!

Primeiro, deve- se ter atenção com a acessibilidade. Os clientes precisam ter espaço para se movimentar na loja e os produtos devem estar organizados para serem encontrados com facilidade. O ideal é separar as mercadorias por seções, assim como vemos no supermercado.

Falando de mercadorias, a posição delas nas gôndolas podem ser estrategicamente montadas para influenciar os consumidores a levar certos produtos. A dica é posicionar separando-as em cinco níveis:

 1. Acima da cabeça: Os produtos que ficam acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade, e por isto você deve colocar produtos de menor interesse.

 2. Altura dos olhos: É considerado como área nobre, já que o campo de visão dos consumidores atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores. Nesta área você deve colocar os produtos com melhor margem de lucratividade, ou seja, os mais caros.

 3. Linha da cintura: Ideal para produtos de grande procura e que, ainda assim, possuem um preço maior.

 4. Abaixo da cintura: Esse nível já não esta mais no campo de visão dos consumidores e é ideal para os produtos mais baratos e que os consumidores sempre compram. Assim, mesmo que não estejam visíveis, as pessoas tendem a procurá-los da mesma forma.

 5. Chão: O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.

É interessante obsevar que esse posicionamento vai de acordo com o seu público-alvo. Em uma seção voltada para crianças, por exemplo, os produtos mais caros e chamativos podem ser posicionados na altura da visão delas, e não nas dos pais. Perto do caixa, posicione os itens mais baratos, que geralmente são comprados por impulso.

Também é importante ter atenção com as datas sazonais, onde os produtos também devem ter destaque, para chamar mais a atenção dos clientes.

Outra dica super importante é deixar o preço dos produtos sempre visível! Quando o cliente não encontra o preço do produto, a chance de levá-lo é quase nula e todo o trabalho de organização não valerá a pena.

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