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6 erros no atendimento ao cliente que você precisa evitar

22 de agosto de 2023
Gestão de Pessoas , Marketing e Vendas
erros no atendimento ao cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e garantir uma experiência de compra impecável é uma necessidade, inclusive no varejo. Diante desse fato, evitar erros no atendimento ao cliente é fundamental para não comprometer os resultados.

Um atendimento de qualidade em toda a jornada de compra é um grande diferencial e a oportunidade perfeita para estreitar o relacionamento com o cliente. Por isso, caprichar nas abordagens e reduzir falhas é o ponto de partida para o sucesso.

Se você deseja aperfeiçoar a atuação do seu negócio e garantir uma boa experiência ao consumidor, este post irá ajudar! Continue acompanhando e saiba quais são os 6 erros no atendimento ao cliente que devem ser evitados e por que atentar-se ao tema!

A importância do atendimento ao cliente para um negócio

O atendimento ao cliente é um processo vital para qualquer negócio, independentemente do porte, região e segmento. Consiste no momento de contato com a pessoa e onde geralmente a decisão por comprar ou não é tomada.

Nesse sentido, um atendimento de qualidade e focado nas necessidades do cliente contribui para elevar as possibilidades de venda. Além disso, favorece uma boa experiência e eleva a fidelização, aspectos cruciais para o sucesso nos resultados.

Por outro lado, prestar um atendimento ruim ao cliente provoca danos que podem ser irreparáveis, muito além de perder vendas. A loja acaba perdendo espaço para os concorrentes e prejudica a imagem no mercado, dificultado a gerar receitas.

Portanto, é possível dizer que o atendimento é decisivo e garantir a excelência nessa etapa da jornada do consumidor é imprescindível — para transmitir confiabilidade, credibilidade e fazer com que o cliente seja um disseminador da marca.

6 erros no atendimento ao cliente que devem ser evitados

Apesar da notável importância do atendimento ao cliente, muitas empresas deixam a desejar e cometem erros que podem causar desistências e insatisfações. São hábitos ruins que fazem o consumidor se afastar da loja e procurar um outro estabelecimento.

Saber quais são esses erros é o ponto de partida para analisar os processos atuais e desenvolver estratégias junto a equipe para evitá-los. Ou seja, a primeira ação que você deve tomar para melhorar cada etapa e garantir atendimentos de alta qualidade.

Veja a seguir, quais são os principais erros no atendimento ao cliente que não devem acontecer no seu negócio!

1. Ter poucos canais de comunicação

Não ter canais de comunicação diversificados e sempre disponíveis ao cliente é um dos principais erros cometidos pelas empresas. A falta de redes sociais atualizadas, site e outras linhas de contato pode comprometer a satisfação do consumidor.

A melhor estratégia é investir em soluções omnichannel e manter uma presença forte no meio digital. Assim, será mais fácil manter o contato com o cliente e atender as demandas de uma maneira ágil, precisa e moderna.

2. Não ter uma equipe bem preparada

A falta de treinamento da equipe de vendas também é um erro comum e que prejudica muito o atendimento. Sem as devidas orientações, os profissionais não saberão como proceder e acabam não atingindo o nível de excelência desejado.

Todos os colaboradores devem estar devidamente treinados e capacitados para atuar em contato direto com o cliente, sobretudo com procedimentos claros. Para isso, um bom cronograma de treinamentos será essencial para o desenvolvimento de habilidades.

3. Apresentar informações incorretas ou incompletas

Quando um cliente entra na loja e procura informações sobre um produto, muitos vendedores não oferecem informações confiáveis. Esse é um dos erros mais graves que acontecem no varejo e causam danos significativos na experiencia de compra.

Antes de tudo, você precisa garantir que seus funcionários tenham total conhecimento sobre o portfólio da loja, para orientar o cliente da maneira adequada. As informações devem ser completas, realistas e éticas para que a pessoa sinta confiança na loja.

4. Não ter empatia com o cliente

A falta de empatia no momento do atendimento é um dos erros mais comuns e dificulta a entender as reais necessidades. Trata-se da dificuldade do vendedor em escutar e entender o que a pessoa deseja, para oferecer soluções adequadas.

A empatia é um atributo indispensável para a equipe de atendimento e pode-se desenvolver essa habilidade por meio de treinamentos e capacitação. Atuar por meio de abordagens empáticas será um diferencial para cativar e conquistar o cliente.

5. Não se preocupar com o layout e design da loja

A organização, layout e design da loja são cruciais para a experiência de compra e precisam ser tratados de forma estratégica. Deixar de cuidar dessas questões é um erro, pois compromete o fluxo de compra e a identidade de marca.

Nesse sentido, é preciso desenvolver um projeto personalizado e profissional, que tenha um design único e represente os valores da loja. Além de tornar os ambientes mais agradáveis, é uma maneira para influenciar a decisão de compra.

6. Não oferecer atendimento personalizado

Cada cliente tem suas particularidades, necessidades e comportamentos que precisam ser considerados. Deixar de ter atenção a esse fator é um dos erros mais típicos no mercado e dificulta a prestar um atendimento personalizado.

É necessário estudar o perfil do público-alvo para entender a melhor forma para atendê-los de forma personalizada. Ou seja, com a linguagem correta e foco total em proporcionar soluções que realmente atendam às necessidades e expectativas.

Quais as consequências de cometer erros no atendimento

Os erros no atendimento são um risco considerável até mesmo para a sobrevivência do negócio. Quando acontecem, permitem que o consumidor não retorne para novas compras e de preferência para lojas concorrentes, o que prejudica o faturamento.

As consequências de não eliminar as práticas ruins no atendimento são sérias, por exemplo:

  • perda de competitividade;

  • mancha a reputação da loja;

  • compromete a imagem no mercado;

  • dificulta a captação de clientes;

  • queda nas vendas e na margem de lucro;

  • avaliações negativas.

Portanto, investir em práticas para oferecer um bom atendimento ao cliente precisa ser uma prioridade para o negócio. Além de evitar todas as consequências, é um passo importante para elevar a fidelização e levar a loja a um crescimento sustentável.

Como pode ver, quando os erros no atendimento ao cliente acontecem causam impactos severos na reputação e nos resultados de um negócio. Por essa razão, é imprescindível evitá-los a todo custo para garantir que o público permaneça satisfeito.

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