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6 tipos de merchandising e suas particularidades

06 de setembro de 2023
Marketing e Vendas , Visual Merchandising
tipos de merchandising

Ter uma loja competitiva e conquistar o interesse do cliente é o objetivo de todo negócio que atua no segmento varejista. Nesse momento, os tipos de merchandising são estratégias eficazes para promover a marca e impulsionar os resultados.

Consiste em técnicas desenvolvidas para uma apresentação criativa, estratégica e atrativa dos produtos, estimulando os sentidos do consumidor. São ações poderosas e que auxiliam a influenciar decisões, seja no ponto de venda ou fora dele.

Se deseja melhorar a performance do seu negócio e atrair a atenção do público-alvo, este post é para você! Continue lendo e veja quais são os 6 tipos de merchandising, suas características e o que considerar para montar uma estratégia eficiente!

O que é merchandising e qual a importância para o negócio?

O merchandising é um conjunto de estratégias que visam apresentar os produtos de forma atrativa, completa e planejada. Trata-se de técnicas que utilizam aspectos visuais e sensoriais para tornar uma solução mais interessante ao consumidor.

Basicamente, o merchandising tem o objetivo de melhorar a visibilidade a um determinado item no PDV ou fora dele. Assim, desperta a atenção do cliente e estimula o processo de compra, fator essencial para os resultados.

O uso das estratégias de merchandising é fundamental para uma loja, pois favorece o aumento das vendas e a competitividade. Em outras palavras, as técnicas estimulam a criatividade para ter um PDV único e se diferenciar dos concorrentes.

Além disso, também é importante por promover sensações que enriquecem a experiência do cliente e levam a fidelização. Uma técnica tradicional para melhorar a reputação da loja e contribuir com para alcançar um crescimento sólido e sustentável.

Quais são os 6 tipos de merchandising e como funcionam?

Embora seja um conceito comum no mercado e utilizado por diversas marcas, o merchandising conta com particularidades importantes. Por isso, é um tema que precisa ser compreendido e planejado para garantir ações e práticas eficientes.

Antes de tudo, é importante salientar que existem diferentes tipos de merchandising, classificados conforme sua aplicação. Cada um conta com características distintas para atrair e aperfeiçoar todos os pontos e interação do cliente com a marca.

Veja abaixo quais são os tipos de merchandising e como funcionam!

1. Merchandising no ponto de venda

Esse tipo de merchandising é aquele desenvolvido no ponto de venda, por meio de estratégias para a apresentação dos produtos nas gôndolas. Consiste em um método que utiliza o marketing sensorial para despertar a atenção do cliente na loja.

Uma das principais características no merchandising no PDV é o uso de elementos decorativos e visuais nas gôndolas personalizadas. Além de aspectos sensoriais que despertam naturalmente a atenção do consumidor, com degustações e banners.

2. Merchandising de organização

O merchandising de organização trabalha especificamente com o layout de loja, ou seja, na definição estratégica do melhor lugar para evidenciar um produto. Vai muito além de apenas posicioná-lo, mas criar um fluxo que estimule o cliente a fazer a compra.

Sendo assim, é definido quais os produtos que devem ser vendidos mais rápido e identificar no layout a melhor forma de expor para o público. Quando bem planejado, esse tipo de merchandising tem potencial para acelerar a venda, especialmente em promoções.

3. Merchandising editorial

Considerado um dos mais tradicionais, o merchandising editorial consiste na exibição de produtos durante os programas e conteúdos de televisão e rádio. Uma estratégia muito adotada por grandes marcas que utilizam o veículo para disseminar os produtos.

4. Merchandising fora do ponto de venda

Como o próprio nome sugere, esse modelo de merchandising concentra as estratégias fora do ponto de venda, para elevar o posicionamento de marca. Tais ações atuam para captar o cliente e estimular o interesse para que compareça ao PDV.

Exemplos do merchandising fora do ponto de venda são os anúncios e campanhas promocionais divulgados nos canais de comunicação que a loja utiliza. As estratégias podem ser executadas em meio físico ou digital, de acordo com o público-alvo.

5. Merchandising visual

O merchandising visual desenvolve ações no PDV para evidenciar um produto ou gôndola e assim estimular a percepção do cliente. Trata-se de técnicas que combinam aspectos decorativos e sensoriais para ter um setor mais atrativo e único.

Com esse tipo de merchandising, é possível dar destaque a loja e melhorar a experiência de compra do consumidor — com o dimensionamento estratégico do layout, decoração dos ambientes e representatividade da identidade da marca.

6. Merchandising digital

Hoje em dia, as mídias digitais estão em grande ascensão, utilizadas por grande parte da sociedade. É exatamente nessa perspectiva que o merchandising digital atua, desenvolvendo estratégias de marketing para redes sociais, site e blogs.

O foco das estratégias é estreitar o relacionamento com o público-alvo, estimular o engajamento e direcionar a jornada de compra. O uso do merchandising é considerado indispensável, independentemente do porte e segmento do negócio.

O que considerar para montar estratégias de merchandising?

Os tipos de merchandising são essenciais para o varejo e quando bem executados, tem potencial para elevar as vendas. Mesmo sendo uma prática comum, é a oportunidade ideal para engajar o shopper e o consumidor para alavancar os resultados.

Entretanto, para que as estratégias de merchandising sejam eficientes é preciso ter atenção, sobretudo para evitar erros que podem causar efeitos negativos. Todo o processo precisa acontecer por meio de um planejamento eficiente e específico.

Os pilares para ter sucesso nas ações em todos os tipos de merchandising são os seguintes:

  • estudo do público-alvo;

  • avaliação mercadológica;

  • estudo dos concorrentes;

  • definição de objetivos;

  • apoio profissional;

  • avaliação de indicadores.

Considerar todos esses pontos ao desenvolver suas ações de merchandising será decisivo para alcançar as metas. Lembre-se também que a criatividade é fundamental para ter um PDV único e oferecer os produtos de forma exclusiva aos seus clientes.

Podemos concluir, que os tipos de merchandising são ferramentas imprescindíveis para aumentar as vendas e os resultados de um negócio. Adotá-las como estratégia de mercado é uma alternativa para se destacar dos concorrentes e atingir o sucesso.

Curtiu saber sobre os tipos de merchandising? O conhecimento é essencial para suas estratégias de negócio, por isso, não perca tempo! Assine nossa newsletter e receba conteúdos e novidades relevantes diretamente no seu e-mail!

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