Como abrir uma farmácia

As farmácias são empreendimentos com alto e constante fluxo de consumo, afinal, oferece produtos básicos e necessários para o dia-a-dia de muitas pessoas, sejam eles medicamentos ou cosméticos. Se você pensa em empreender em um ramo promissor, que tende a crescer mais nos próximos anos, a indústria farmacêutica pode ser um bom investimento. O Brasil é o país com o maior número de farmácias no mundo, com mais de 75 mil lojas em funcionamento. Pensando nisso, a Safol reuniu algumas dicas para quem deseja abrir uma farmácia! Confira:

Onde abrir

A localização do ponto comercial é uma das decisões mais relevantes para qualquer negócio. O ideal é, primeiramente, considerar a densidade populacional da área e se já existe farmácias que atendem nessa região. Depois é preciso analisar o perfil dos consumidores locais e a acessibilidade daquele ponto. Considere também a proximidade com os fornecedores e a segurança da área. Além disso, dê preferência para locais com alto fluxo de pessoas, em alguma avenida ou rua principal e próximos a pontos de ônibus, centro comerciais, hospitais e clínicas de saúde.

Exigências e Mercadoria

Também será necessário registrar a sua empresa e para isso, opte por contratar um profissional de contabilidade, para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas.

Você vai precisar também de fornecedores confiáveis para a distribuição de produtos. Quanto aos produtos, a pesquisa de perfil dos consumidores vai revelar muito sobre os itens adequados para se ter em estoque. O estoque desses produtos deve ser calculado levando em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa, além do giro de produtos.

Estrutura

Com o ponto de venda decidido, documentação em dia e o contrato com os fornecedores fechado, você já pode pensar na estrutura da sua farmácia. Será necessário elaborar um projeto comercial (http://www.safol.com.br/projetos-comerciais) que vai definir quais serão os móveis necessários e fazer a montagem dos mesmos levando em consideração o tamanho do local,  a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação, além das necessidades de futuros funcionários e clientes. Para a elaboração de projeto e montagem da loja, conte com uma empresa especializada, como a Safol. Fabricamos gôndolas, check-outs e outros móveis de qualidade e desenvolvidos e montados especialmente para o seu empreendimento.

Equipe

Saber selecionar sua equipe também é essencial para o sucesso do seu negócio. Em uma farmácia, é obrigatória a presença de um farmacêutico responsável, com registro no Conselho Regional de Farmácia.Também será necessário contratar um gerente, para se responsabilizar pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização e vendedores, responsáveis pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos.

O número de funcionários vai variar de acordo com o tamanho do seu estabelecimento, mas é importante que todos recebam treinamento adequado e conheçam o funcionamento da empresa, as tendências do mercado e, principalmente, os produtos que são oferecidos. Além disso, todos devem prezar pelo bem estar do cliente, realizando os atendimentos com educação, respeito, confiança e carisma.

Dicas sobre o negócio

- A farmácia ainda pode ampliar o seu leque de produtos ao oferecer artigos de higiene pessoal, limpeza, perfumaria, bebidas e outros produtos de conveniência. 

- Investir em marketing é fundamental para ampliar as chances de venda. Separe um montante do seu orçamento para a impressão e distribuição de folders e panfletos na região, anúncio em jornais e marketing digital (site e outras rede sociais).

- Coloque valor na experiência com o cliente. Agregar valor é ir além de vender um produto de qualidade e com preço justo. É preciso oferecer algo  vantajoso, de alguma forma, para o cliente. Algumas opções são: venda de produtos por telefone ou internet; delivery; atendimento 24hr; programas de fidelidade e promoções; prestação de serviços (aplicar vacinas, medir glicose e pressão) e realização de campanhas educativas de saúde.

 

Veja também: Prepare seus vendedores para receber bem!

Dados: Sebrae 

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