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Como a Arquitetura Comercial contribui para expandir suas vendas?

07 de junho de 2021
Comportamento do Consumidor , Organização e Layout de Gôndolas
Como a Arquitetura Comercial contribui para expandir suas vendas?

Sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente e quer sempre novidades. Além disso, os consumidores não sabem mais a diferença entre desejo e necessidade. E esses dois conceitos viraram uma coisa só na cabeça das pessoas.

Esta mudança de percepção dos consumidores faz com que busquem nos estabelecimentos comerciais mais do que simplesmente produtos. Os novos consumidores estão em busca de “valores”.

Valores que permitam ao PDV proporcionar experiências significativas aos seus clientes. O PDV precisa ser atrativo, envolvente e se adequar a todas as mudanças atuais nos hábitos de consumo.

Projeto comercial em 3D desenvolvido pela Safol.

Para proporcionar um ambiente mais agradável que facilite o acesso dos clientes aos produtos e que conduza o cliente a uma experiência diferenciada, a arquitetura comercial é a solução para a criação de uma atmosfera do ponto de venda que estimule as respostas emocionais dos clientes motivando-os a realizar suas compras no estabelecimento.

Os principais elementos da Arquitetura Comercial

  • Layout da loja
  • Comunicação
  • Cor
  • Som
  • Iluminação
  • Aroma

Layout

O layout da loja corresponde à distribuição do mobiliário e dos equipamentos como gôndolas, checkouts e seções no ambiente. Esta distribuição é necessária para o bom funcionamento e para a circulação do público.

Veja também:

Para obter um layout eficiente é preciso equilibrar dois objetivos:

  • Incentivar os consumidores a moverem-se pela loja, através de um fluxo estimulante entre corredores e espaços;
  • Criar espaços que valorizem as mercadorias expostas.

Comunicação Visual

A comunicação visual no ponto de venda deve chamar a atenção e informar o consumidor. Ela deve ser fácil e de rápida compreensão, ter poucas palavras, letras simples e grandes (legíveis), ser recente (atualizada) e limpa (manutenção frequente).

Para quê servem as cores no PDV?

A cor exerce efeito psicológico sobre o consumidor. As combinações devem atrair o público alvo ou destacar determinadas mercadorias.

  • Diferenciar departamentos/seções,
  • Valorizar espaços internos,
  • Facilitar a iluminação,
  • Em boutiques, acompanhar e valorizar coleções (moda/estação).

Aprofunde um pouco mais sobre cores no Projeto Comercial.

Música no PDV

O som pode ser uma música ambiente, anúncios audíveis e alertas sonoros.

A música cria envolvimento e é usada para estimular o comportamento do consumidor. Estudos apontam que o ritmo da música influencia o ritmo da circulação dos possíveis compradores no ponto de venda.

As músicas leves e lentas predispõem os clientes a esquecer da hora e comprar mais; as músicas muito agitadas inibem ou irritam os clientes, encurtando o tempo de compra.

Efeitos da iluminação no PDV

A iluminação influi na percepção de conforto do ambiente, podendo interferir no humor e no comportamento das pessoas.

  • Destacar as mercadorias,
  • Contribuir para a ambiência e valorização dos espaços,
  • Acompanhar o estilo da loja e
  • Transmitir sensações específicas (por exemplo: limpeza, romantismo, sensualidade).

Produtos expostos sob altos níveis de iluminação tendem a ter mais apelo visual que os demais, o que confirma a importância do planejamento cuidadoso da iluminação. A luz quando bem utilizada destaca aspectos positivos e disfarça os aspectos negativos do ambiente.

Aromas no PDV

O aroma é essencial na percepção sensorial dos consumidores. Depois da visão, o olfato é o sentido que mais provoca emoções e sabe-se que a compra pode ser baseada na necessidade/desejo e/ou também na emoção.

Um cheiro ou um perfume dá personalidade ao ambiente. O aroma provoca lembranças, desejos, sensações como fome, saudade, desagrado ou felicidade. Estudos apontam que o trabalho com aromas costuma aumentar, aproximadamente, em 20% as vendas.

Visual Merchandising

A Arquitetura Comercial associada ao Visual Mershandising constitui um diferencial competitivo e são, principalmente no contexto atual, extremamente importante para o sucesso do varejo.

As soluções da Arquitetura Comercial estão mais ligadas às estratégias estruturais do espaço:

  • Conceito da marca
  • Objetivo de conectar a marca com o seu público
  • Trilha e jornada do cliente dentro do PDV
  • Ponto focal
  • Direcionamento do cliente
  • Recursos de cores e iluminação
  • Estímulos sensoriais

O visual mershandising é uma ferramenta do marketing que trabalha fundamentalmente a exposição de um produto no PDV. Além do produto, o visual mershandising é o que mais contribui para a experiência de compra do cliente. O profissional desta área é responsável por:

  • Entender a configuração do produto;
  • O que a empresa espera do produto;
  • Como o produto vai pro PDV;
  • Como o produto vai performar no PDV em termos de capacidade de exposição;
  • Onde vai ser segmentado.

Cabe ao visual mershandising apresentar o produto certo, no lugar certo e na hora certa.


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