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Como estruturar, de forma eficiente, a armazenagem e o layout no seu PDV?

22 de março de 2021
Organização e Layout de Gôndolas
Como estruturar, de forma eficiente, a armazenagem e o layout no seu PDV?

O varejo brasileiro deu provas de seu dinamismo em meio a crise provocada pela COVID 19 no ano passado. E em 2021, acompanhando os novos hábitos dos consumidores, que deverão se manter mesmo após o fim da pandemia, os segmentos do varejo se mostram com boas expectativas quanto à realização de investimentos para melhorar a experiência dos consumidores nos pontos de venda.

No setor supermercadista, por exemplo, a Pesquisa Tendências 2021, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) identificou que 74% dos entrevistados preveem investimentos em infraestrutura. Dentre estes, as principais apostas em infraestrutura serão:

  • Balcões refrigerados – 49%
  • Comunicação Visual - 47,1%
  • Gôndolas – 39,4%
  • Check-out – 36,5%
  • Estacionamento – 24%
  • Self-checkout – 22,1%
  • Outros (ampliação de lojas, reformas, EPI) – 7,7%

No aspecto infraestrutura podemos destacar dois pontos que são fundamentais para a competitividade das empresas varejistas e que garantem a capacidade das empresas de entregar produtos e serviços com qualidade a seus clientes. Estes dois pontos são a armazenagem e o layout.

Armazenagem

Uma boa armazenagem possibilita administrar os espaços para manter os produtos estocados de forma organizada, próximos ao seu estado original, e acessíveis ao cliente final.

A armazenagem deve garantir a manutenção das características físicas e de forma adequada dos produtos guardados. Se feita com eficácia, a armazenagem traz agilidade e redução do custo e tempo utilizado para localizar os itens em estoque, tanto nas fábricas como no varejo.

A organização na armazenagem é fundamental. É necessário que os produtos/materiais sejam endereçados de acordo com o seu peso, dimensão e semelhança, de modo a evitar que haja confusão na classificação.

Projeto e montagem de atacarejo feito pela Safol, na cidade de Conceição dos Ouros/MG

Projeto e montagem de atacarejo feito pela Safol, na cidade de Conceição dos Ouros/MG.

Para saber mais: Como organizar seu estoque com técnica do 5S

Atividades do processo de armazenagem

  • Recepção de produtos: Conjunto de operações para identificar o produto recebido, analisar os documentos necessários e conferir se o pedido está correto.
  • Estocagem dos produtos: Guarda correta dos produtos e verificação das informações relevantes, tais como sua classificação, endereçamento, onde, de que maneira e quando guardar.
  • Expedição de produtos: Saída dos produtos armazenados para entrega aos seus solicitantes no próprio setor de forma correta, fazendo o controle de mercadorias a serem expedidas.

Outro ponto importante na armazenagem são as estruturas para a paletização e uso racional do espaço. Estas estruturas atendem aos mais diversos tipos de cargas tais como:

  • Porta pallet convencional: é o mais utilizado e permite a escolha da carga em qualquer posição da estrutura. Tem versatilidade para estocar produtos diversos de todos os tipos e tamanhos.
  • Estantes: sistema estático para a estocagem de itens de menor tamanho que podem ter acessórios como divisores, retentores, gavetas e painéis laterais. São adequadas para armazenar itens leves, manuseáveis sem a ajuda de qualquer equipamento e com volume máximo de 0,5 metro.

Resultados de uma boa armazenagem

  • Racionaliza a utilização do espaço físico;
  • Efetivação dos recursos disponíveis;
  • Melhora a acessibilidade a todos os itens;
  • Reduz a perda de produtos;
  • Melhora a apresentação dos produtos;
  • Influencia positivamente a decisão de compra dos consumidores.

Layout de Gôndolas

O layout, como parte do sistema de armazenagem e vendas, é um dos pontos mais relevantes para um estabelecimento varejista no que diz respeito ao uso racional do espaço e à disposição dos produtos nas gôndolas.

O layout deve fazer parte do planejamento logístico do varejo, pois é o resultado final de uma análise física proposta após decisões relacionadas aos produtos e processos, que determinarão o posicionamento dos produtos e das seções no ambiente de comercialização.

Sendo a localização de cada setor dentro de um PDV (ponto de venda), o layout é aquilo que a maioria dos clientes observa ao entrar em um estabelecimento. É o que determina a organização da loja e, por isso, o seu planejamento e execução são de suma importância para as empresas. Um layout mal programado pode ocasionar perdas de clientes, tempo gasto desnecessariamente e prejuízo financeiro.

“O layout é uma planta baixa com a localização dos equipamentos (gôndolas, check-outs e seções etc.) necessária para o planejamento de seu bom funcionamento e de circulação de público”. Nessa perspectiva, a layoutização de um PDV é o processo de elaboração da distribuição dos expositores e equipamentos na área de vendas, a fim de oferecer aos consumidores uma visualização eficiente dos produtos e uma experiência de compra agradável.

Projeto de layout e montagem de farmácia em Rondônia

Projeto de layout e montagem de farmácia em Rondônia.

Resultados de um layout bem planejado:

  • Facilita o fluxo de pessoas e o acesso aos produtos;
  • Diminui os problemas ergonômicos;
  • Flexibiliza os processos em casos de adequações e mudanças;
  • Oferece aos consumidores uma visualização interessante dos produtos;
  • Proporciona aos consumidores uma agradável experiência de compra;
  • Leva os clientes a se movimentar mais dentro da loja para comprar.

Veja também: 3 passos para melhorar a experiência de compra do cliente.

"Beleza externa atrai consumidor para dentro da loja, o layout interno bem organizado contribui para o aumento do volume de vendas".

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