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Entenda como melhorar a experiência do consumidor no PDV

04 de dezembro de 2021
Comportamento do Consumidor
Como melhorar a experiência do consumidor

Você sabe como melhorar a experiência do consumidor no PDV? Investir em boas ações de marketing e oferecer um preço competitivo no mercado são estratégias importantes para o sucesso do seu negócio, mas é preciso ir além.

Caso não ofereça uma boa experiência para o consumidor, seja por meio de um atendimento de qualidade, seja por diferenciais apresentados na estrutura física do seu negócio, existem os riscos de as pessoas migrarem para a concorrência e se tornarem clientes fiéis de outros empreendimentos.

Por essa razão, existe a necessidade de conhecer algumas estratégias práticas que podem trazer ganhos nesse sentido. Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

Treine os colaboradores

Um bom atendimento é um diferencial que deve ser conquistado por qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação. No caso do varejo, ele é ainda mais importante. Por meio dele, há a oportunidade de fidelizar e reter os seus clientes, de transmitir mais credibilidade e confiança para o seu público, além de contribuir para um aumento do ticket médio e também reduzir o Custo de Aquisição do Cliente.

Para isso, é essencial treinar o seu time para que possa usufruir desse diferencial. Primeiro, é essencial definir quais serão os conteúdos utilizados com base na necessidade de sua equipe. Além disso, entenda quem deve estar presente no treinamento e quais serão os canais utilizados — se será digital ou presencial, por exemplo.

Outro ponto que deve ser definido previamente é a necessidade de definir o método utilizado no treinamento, além de contar com um entendimento sobre a avaliação dos resultados obtidos por meio dessa estratégia. Por fim, faça um cronograma da prática, levando em conta sempre:

  • verificar a extensão do conteúdo produzido e quanto tempo seria suficiente para que o time possa absorvê-lo;

  • estipular o que pode ser ensinado em cada sessão;

  • definir datas e colocar como prioridade do time;

  • contar com uma margem de erro para possíveis imprevistos.

Use técnicas de experiência sensorial

Utilizar técnicas de marketing sensorial é uma das práticas mais indicadas quando há o objetivo de aprimorar a experiência do cliente no negócio. São estratégias que estimulam os diferentes sentidos do cliente para conquistar a atenção e o interesse, de modo que a estrutura física do varejo crie uma atmosfera de vendas ideal para trazer os resultados almejados.

Entre os diferenciais da prática, destaca-se a associação da empresa a uma sensação ou uma lembrança positiva, a criação de uma identidade única para o negócio, além de criar um vínculo forte entre o negócio e o cliente. Para esse tipo de investimento, algumas práticas são indicadas, como:

  • entender bem sobre a empresa e os produtos comercializados para que possa buscar por ações que gerem essa identificação;

  • conhecer os interesses de seu cliente e o que eles buscam em uma loja;

  • decorar a loja física com base na época do ano — no Natal, por exemplo, trazer elementos que remetam ao período;

  • escolher músicas que sejam adequadas para a identidade sonora da empresa;

  • avaliar diferentes maneiras de os clientes terem contato com o produto — estimulando o tato, entre outros.

Capriche na decoração

Como vimos, a decoração é um ponto importante do marketing sensorial. Por essa razão, é importante que o seu negócio tenha um planejamento adequado para os diferentes momentos do ano. Para isso, tenha uma pessoa que seja responsável especificamente por essa ação ao longo do ano. Caso uma demanda "não tenha dono", existem os riscos de o planejamento preparado não ser seguido como deve, além de confundir quais seriam os papéis de cada pessoa do time no momento da execução.

Também é importante considerar:

  • analisar qual é o tamanho da loja e em quais espaços seriam mais interessantes para um investimento maior de decoração;

  • levar em consideração a personalidade da marca e estabelecer uma identidade visual para os projetos;

  • elaborar uma paleta de cores com base no período e também na marca da loja;

  • ter um orçamento bem definido que será destinado para a decoração e segui-lo ao longo do ano para os diferentes momentos;

  • se colocar no lugar do público para a definição do layout;

  • simular trocas de posições dos móveis dentro das lojas, entre outros.





Conte com a tecnologia como aliada

Hoje, o varejo conta com a oportunidade de trazer soluções tecnológicas que aprimorem os recursos do atendimento e possibilitam uma experiência mais atrativa para o cliente. De acordo com um estudo realizado pela High Tech Retail, 80% dos consumidores valorizam mais as lojas que apostam em tecnologia, enquanto 76% dos entrevistados compram mais de marcas que investem em inovações tecnológicas.

Por essa razão, é importante contar com uma estratégia omnichannel sólida. Se você oferecer diferentes canais de atendimento, é essencial que eles sejam integrados. Uma pessoa que identifica um padrão diferenciado de contato em diferentes plataformas estranhará o fato e poderá migrar para a concorrência por não confiar na qualidade do serviço oferecido pelo seu negócio.

Por fim, ofereça facilidades para o momento do pagamento. Aqui, não considere apenas as diferentes formas de pagamento, como também possibilite que o público realize transferências por PIX ou que faça self checkout.

Preocupe-se com o layout da loja

Não deixe de se preocupar com o layout da empresa. Uma loja bem organizada consequentemente gera mais vendas. É importante traçar ações desde a fachada até a funcionalidade de cada espaço interno do negócio, de modo que o cliente encontre os produtos com facilidade e tenha uma boa experiência ao caminhar pelo empreendimento.

Nesse ponto, também é importante observar as zonas quentes e as zonas frias, de modo que impacte diretamente nos resultados obtidos pelo seu negócio — aumentando as chances de as metas pré-estabelecidas no planejamento serem alcançadas.

Por essa razão, se você deseja melhorar a experiência do consumidor no PDV, não deixe de buscar por empresas que possam proporcionar um layout mais atrativo. Já existem opções, por exemplo, de fornecedores que realizam projetos com base no tamanho de sua loja e também nas suas necessidades, levando sempre em consideração o público e o seu segmento.

Se você se interessou pelo tema, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!

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