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Como vender pelo iFood: tutorial para varejistas

27 de setembro de 2022
Marketing e Vendas
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Você sabe como vender pelo iFood? O comportamento dos consumidores evoluiu muito, especialmente com o avanço da tecnologia digital. Atualmente, pedir comida pelos apps se consolidou como uma das formas de compra preferidas no mercado.

Segundo pesquisa publicada na revista Bares e Restaurantes, o delivery de comida tornou- se hábito contínuo para 60% da população brasileira. Por isso, representa uma boa oportunidade para empreendedores varejistas otimizarem as vendas e resultados.

Se você deseja entender melhor sobre esse assunto e se vale a pena investir na venda em plataformas digitais, vamos ajudar! Continue a leitura e veja um passo a passo descomplicado sobre como vender pelo iFood e potencializar seus ganhos!

Por que vale a pena vender pelo iFood?

O iFood é um dos principais aplicativos de entregas do país e conquistou uma enorme popularidade entre os consumidores. Trata-se de uma das formas mais procuradas para o delivery, o que representa uma nova oportunidade para os empreendedores.

Nesse sentido, vender pelo iFood é uma alternativa para aumentar a presença da marca no segmento e ir além da loja física. Assim, será possível captar clientes de outras regiões, que nem sempre teriam contato com o estabelecimento de outra forma.

Além disso, começar a vender pelo aplicativo proporciona os seguintes benefícios:

  • ganho de reconhecimento de marca;

  • processo fácil de gerenciar;

  • praticidade e agilidade;

  • flexibilidade;

  • menores custos operacionais.

Sendo assim, mesmo que o iFood seja um meio de venda extremamente competitivo, vale muito a pena para diversificar as oportunidades. Afinal, com um bom trabalho e foco constante na qualidade, é possível se destacar e atingir o sucesso.

Como começar a vender pelo iFood?

O processo para começar a vender pelo iFood é muito simples e em pouco tempo é concluído sem grandes burocracias. Basicamente, o negócio precisa estar regularizado e algumas estratégias para garantir uma entrega rápida.

Entretanto, também é importante estabelecer um bom planejamento prévio, para entender como tudo funciona e definir as estratégias comerciais. Esse fator é decisivo para começar da forma adequada e seguir uma trajetória promissora no delivery.

Veja a seguir, quais os passos sobre como vender pelo iFood!

Faça o cadastro no aplicativo

A primeira etapa é o cadastro do seu negócio na plataforma iFood, informando os dados básicos no site oficial. Durante esse processo, é importante garantir um bom computador e acesso a internet de qualidade, pois são essenciais para o trabalho no app.

Além disso, é necessário atender alguns requisitos obrigatórios, que são:

  • CNPJ;

  • Conta bancária vinculada ao CNPJ;

  • Contratar entregadores, caso não queira os oferecidos pelo app.

Crie o perfil

Após realizar o seu cadastro, é o momento de criar o perfil do seu estabelecimento no aplicativo, mais especificamente na extranet do iFood. Trata-se de um espaço destinado aos empreendedores e que permite cadastrar e alterar informações sobre o funcionamento e gestão.

Escolha o plano

Com todas as etapas de cadastramento concluídas, o próximo passo é escolher o plano ideal para o seu negócio. O iFood disponibiliza duas opções que oferecem especificações diferentes, principalmente em relação às taxas — por isso é importante ter atenção e avaliar bem as alternativas.

Os planos do iFood são:

  • iFood básico: 12% sobre o valor dos pedidos, incluindo 3,5% para pagamentos online, mensalidade grátis por 3 meses e após isso, 100 reais por mês caso venda mais de 1800 reais mensais, entrega é realizada pelo restaurante;

  • iFood entrega: 25% nos primeiros meses e 27% nos demais sobre o valor do pedido, mensalidade grátis por 3 meses, após isso 130 reais caso venda mais que 1800 reais por mês, entrega feita pelo iFood.

Aguarde a validação

Depois de escolher o plano, o aplicativo vai realizar um processo de análise do processo, para validar a sua inscrição. Nessa etapa, o iFood analisa as informações bancárias, efetiva o plano, a logo e os produtos que serão comercializados na plataforma.

Coloque os produtos

Depois da validação, inicia-se o processo para montar o cardápio que será disponibilizado ao público. Para isso, será preciso inserir os pratos individualmente, com a devida descrição, valor, foto e todas as particularidades de cada item.

Capriche nas fotos

A imagem do prato é indispensável para atrair a atenção do cliente e estimular o processo de compra, por isso, é preciso garantir que seja atrativa. Tire fotografias profissionais e apresente seu cardápio de uma forma que desperte o apetite do consumidor.

Faça uma boa descrição

Outro ponto que merece todo o cuidado é a descrição de cada prato que o seu negócio disponibiliza no iFood. Sendo assim, apresente todas as características, ingredientes, quantidades e melhor forma de consumo, além de sempre utilizar adjetivos como delicioso, saboroso, apetitoso e outros.

Mantenha o estoque atualizado

A gestão de estoque é um fator imprescindível para o delivery e tem relação direta com o tempo de produção e entrega dos pedidos. Por esse motivo, desenvolva um controle rigoroso e mantenha o estoque atualizado, com atenção especial a validade e disponibilidade dos produtos.

Por que é importante ter atenção à qualidade?

O mercado de delivery está em constante ascensão no Brasil e oferece oportunidades para o crescimento. No entanto, é indispensável desenvolver boas estratégias comerciais, trabalhar com eficiência e foco total na qualidade dos serviços e produtos.

Devido a grande quantidade de estabelecimentos, considerar esses aspectos é um diferencial relevante e que contribui para se destacar. Sobretudo, para oferecer uma experiência incrível, facilitar o processo de fidelização de clientes e manter bons resultados ao longo de todo o mês.

Sendo assim, sempre utilize produtos frescos, treine sua equipe para produzir cada pedido com excelência e qualidade. Além de garantir processos rápidos entre a produção e entrega, para garantir que o produto chegue em ótimas condições ao cliente.

Também é importante utilizar embalagens próprias para o delivery e que contribuem para preservar o produto durante a entrega. Após cada pedido realizado, fique de olho nos comentários deixados pelos clientes — para saber o que está indo bem e o que é preciso melhorar para garantir a satisfação.

Podemos concluir, que vender pelo iFood é uma ótima oportunidade para ampliar os horizontes do negócio e possibilita alcançar melhores resultados. Apesar da competitividade, é uma boa estratégia para ganhar espaço no mercado e elevar o faturamento.

Gostou do post? Agora que já sabe qual o procedimento para vender pelo iFood, o que acha de continuar lendo informações relevantes? Não perca tempo e veja agora mesmo 7 formas para tornar o seu controle de estoque mais eficiente

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