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Consumidor 5.0: quais as características e como o varejo pode se adaptar?

26 de janeiro de 2022
Comportamento do Consumidor
Consumidor 5.0

É natural que haja uma mudança no perfil do público, uma vez que o mercado está em constante transformação. É papel das empresas entender quais são essas modificações e adaptar as suas estratégias, uma vez que isso vai refletir diretamente nos resultados do negócio. Conhecer o perfil do consumidor 5.0 é um exemplo. Muito mais proativo, não se limita apenas às informações que chegam passivamente até ele. Muito pelo contrário: vai atrás de dados e de conteúdo para tomar a sua decisão final.

Nesse cenário, quais são as ações que a sua empresa pode adotar para que haja atração e satisfação dessas pessoas? Se você quer saber mais sobre o tema, continue no blog e tire suas dúvidas!

Quem é o consumidor 5.0 e quais são as suas características?

Primeiro, vamos entender quem é o consumidor 5.0 e quais são as suas principais características. Trata-se de um público mais conectado à internet, com um domínio maior do digital. Entre os diferenciais que ele busca em um negócio, ter uma experiência de compra é um dos principais. Ou seja, apenas oferecer baixos preços e boa qualidade de produtos já não é mais o principal fator que ele leva em consideração, mas sim um sentido mais amplo.

Destacamos aqui 3 características marcantes do consumidor 5.0:

  • heavy user: esse tipo de consumidor tem todas as informações a seu dispor. Sendo assim, não existe horário comercial para ele. Vai buscar dados e produtos a qualquer hora do dia, o que leva às empresas a estabelecerem ações para que ele tire suas dúvidas mesmo sem ninguém da equipe trabalhando (chatbot no site da loja, por exemplo);

  • valoriza a experiência: de nada vale oferecer bons produtos se não há a preocupação com a experiência do cliente. E ela deve ser positiva em todas as fases da jornada de compra, desde quando ele conhece o atendimento do negócio até o pós-venda;

  • o consumidor 5.0 busca por empresas que geram valor em todas as jornadas de compra e sabe reconhecê-lo. Quando se identifica com os valores de uma marca tende a se tornar um cliente fiel e propagador desta marca, podendo divulgá-la para amigos e familiares. 

Como o varejo pode se adaptar a esse novo cenário?

Agora que você já sabe sobre o perfil do consumidor 5.0 e quais são as suas principais características, chegou o momento de entendermos como é possível se adaptar a esse novo cenário. O varejo precisa aplicar algumas mudanças, que explicamos a seguir.

Reveja as estratégias de marketing

A primeira, e uma das mais importantes, é a revisão das estratégias de marketing. Ser multicanal deve ser uma das prioridades, por exemplo. O consumidor 5.0 é aquele que não está satisfeito apenas com o atendimento oferecido em sua loja. Ele deseja consultar, avaliar as características do produto e entender quais são os materiais que mais atendem às suas necessidades, sem necessariamente precisar estar na estrutura física do empreendimento.

As redes sociais devem ser pensadas para esse novo contexto. Não basta apenas divulgar os produtos que a sua loja oferece. Trazer dicas e outros tipos de conteúdos que contribuam para a sua decisão de compra possibilitará que o seu negócio se torne autoridade na área de atuação, fazendo com que o cliente se lembre da marca no momento que ele precisar fazer algum tipo de compra.

Foque em oferecer uma experiência diferenciada

Conforme abordamos, preocupar-se com a experiência do cliente é um dos pontos que mais refletem na decisão do consumidor 5.0. Para isso, algumas estratégias podem ser adotadas, que apresentamos a seguir:

  • conheça detalhadamente quem é o seu cliente: essa estratégia contribuirá para que as suas ações sejam de fato mais efetivas. Fazer benchmarkings com outras empresas é importante, mas existe a necessidade de adaptá-las à sua realidade e ao tom de voz de seu público;

  • tenha uma equipe interna engajada: o atendimento continua sendo um dos principais tópicos para uma boa experiência. Portanto, promova treinamentos e faça ações para que a sua equipe esteja constantemente engajada e envolvida nas ações de seus clientes;

  • promova a personalização: temos um perfil de público macro, no qual você se orienta para elaborar as estratégias. Porém, cada pessoa tem as suas particularidades e necessidades. Se o atendimento for personalizado, naturalmente vai haver mais satisfação por parte do público, o que traria ganhos para os resultados como um todo;

  • aposte na tecnologia: a tecnologia possibilitará que o cliente tome suas próprias decisões independentemente de estar presente ou não na estrutura física do negócio, sendo um dos fatores mais importantes para atrair o consumidor 5.0.

Tenha um posicionamento claro

O cliente 5.0 identifica de forma clara o valor que o negócio proporciona, conforme abordamos. Para isso, é importante que você tenha um posicionamento claro, identifique qual é a sua missão e visão e trabalhe em cima delas.

Entenda: suponhamos que o ponto mais importante para a sua empresa seja promover um atendimento de qualidade aliado à uma boa experiência do cliente. Dessa forma, ao longo do ano, as estratégias são pensadas para que esse objetivo seja alcançado. Ao metrificar e identificar que há mudanças a serem implementadas, há mais chances de alcançar os resultados pré-estabelecidos, o que gera um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Adeque a identidade visual e o PDV

Não deixe de adequar a identidade visual e o PDV de acordo com a percepção do seu cliente. Peça feedbacks para o seu público e entenda quais são os pontos positivos e o que pode ser aperfeiçoado. Assim, há mais chances de conquistar a satisfação das pessoas e de chegar a um layout que realmente ofereça um bom retorno para a sua loja.

Neste material, você pôde conhecer o que é o consumidor 5.0, quais são as suas características, além de conferir como a sua loja pode se adaptar a esse novo contexto. É necessário adotar ações o quanto antes para que esse público enxergue valor em seu negócio, uma vez que isso contribuirá para que a sua loja alcance bons números e possa continuamente crescer e se desenvolver.

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