Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Curva ABC: o que é e como ajuda na organização do estoque?

07 de março de 2022
Gestão de Estoque
curva abc

Você sabe o que é a curva ABC? Uma empresa que trabalha com um contínuo fluxo de vendas precisa estar atenta a esta importante ferramenta de gestão e controle de estoque.

Por meio da curva ABC, a empresa tem a oportunidade de reduzir custos —  uma vez que vai diminuir as chances de contar com produtos de baixo giro e minimizar os riscos de faltarem produtos ao seu cliente —, além de contar com um planejamento de compras mais preciso, de melhorar o relacionamento com o cliente e de compreender de maneira mais precisa qual é o comportamento de compra do seu público.

Para isso, uma importante estratégia a ser adotada é a gestão do estoque com base na curva ABC. Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é, seus diferenciais e como colocá-la em prática. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a curva ABC?

Primeiro, é importante entendermos do que se trata a curva ABC. Quando mencionamos sobre esse tópico, estamos nos referindo a uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas no mundo para a organização de estoque. Entre os seus principais objetivos, destaca-se especialmente a necessidade de classificar todos os produtos que compõem o estoque de um negócio de acordo com a sua importância. Entenda!

Curva A

Os produtos que se localizam na curva A são aqueles considerados os mais importantes de um negócio. Para fazer a seleção de quais ficam classificados nessa categoria, é importante utilizar a fórmula do 80-20. Nesse caso, você vai selecionar 20% dos produtos que correspondem a 80% das vendas.

Ou seja, poucos itens são aqueles que mais têm fluxo de saída. Se houver a ausência de algum desses materiais, consequentemente haverá perda de diferencial competitivo para os concorrentes.

Curva B

Já no caso da curva B equivale a 30% dos produtos que correspondem a 15% do faturamento. Ainda pode ser considerado como itens estratégicos do negócio, uma vez que há ainda uma boa saída desses itens. No entanto, bem abaixo da curva A.

Curva C

Já os que ficam na curva C são os produtos que ocupam pouca parte do faturamento. Para compô-la, é importante observar os 50% dos itens que correspondem apenas 5% do faturamento.

Quais os diferenciais da curva ABC?

Agora que você já sabe o que é a curva ABC e o que significa cada uma das categorizações, chegou o momento de entendermos quais são os seus diferenciais. Confira!

Gerenciamento da vida útil de seus produtos

Assim como em qualquer outra estratégia de controle de estoque, a curva ABC contribui para que seu negócio tenha um gerenciamento mais preciso da vida útil de seus produtos. Por meio do entendimento do que há em seu negócio e quais são aqueles materiais que precisam de um planejamento de compra mais urgente, há a oportunidade de realizar uma estratégia de vendas para produtos que não têm tanta saída, como promoções ou divulgações mais intensas nas redes sociais.

Torna os preços mais estratégicos

Os produtos que se localizam na curva A exigem mais atenção para a empresa, não apenas no controle do estoque. É importante que a empresa avalie qual é a sua precificação, como a concorrência divulga esses materiais, qual é o valor de venda nas principais marcas do mercado, entre outros pontos.

Consequentemente, seus preços serão pensados de forma mais estratégica. Sempre que houver a necessidade de melhorar os resultados, por exemplo, há a oportunidade de analisá-los para identificar se existe a possibilidade de realizar promoções ou de implementá-los em programas de desconto (principalmente se houver alguma estratégia de fidelização).

Mais saúde financeira

Buscar por uma ótima saúde financeira é um dos principais objetivos de qualquer empresa, não é verdade? Quando há um controle de seus produtos mais vendidos e também daqueles que podem ter uma saída menor de vendas, consequentemente melhora o desempenho do negócio. Além disso, há menos riscos de haver problemas logísticos, como a falta de produtos ou não cumprimento de prazos acordados com os clientes.

Como elaborar a curva ABC?

A seguir, selecionamos ainda algumas das principais dicas para elaborar a curva ABC. Veja!

Liste quais são os itens avaliados

O primeiro passo é a conferência de quais são os itens avaliados. Entenda como se comportam as vendas dos produtos em seu negócio, quais são aqueles que naturalmente têm boas vendas, entre outros pontos relevantes. Ao ter conhecimento de todo o seu portfólio, naturalmente fica mais fácil de elencá-los dentro das categorizações apresentadas.

Conte com a tecnologia como aliada

Porém, se tudo isso for feito utilizando apenas planilhas de Excel ou o trabalho manual de seus profissionais, certamente haverá dificuldades de execução. Por essa razão, é importante que se utilize a tecnologia como aliada desse processo.

Entre os ganhos que isso traz, destacamos especialmente:

  • redução de erros por parte de sua equipe, uma vez que as demandas serão mais automatizadas;

  • aumento da produtividade de toda a equipe, justamente pela facilidade de filtros nos sistemas;

  • garantia de segurança de dados, pois planilhas de seu computador podem facilmente ser acessadas por outras pessoas;

  • redução do desperdício de seu estoque;

  • otimização na tomada de decisão, especialmente no que diz respeito à definição da curva ABC.

Acompanhe os resultados

Independentemente de quais sejam as estratégias adotadas em sua empresa, é importante ter um acompanhamento próximo dos resultados. Assim, há a oportunidade de analisar como os números foram melhorados com a nova estratégia e quais são os pontos que ainda requerem melhorias.

Assim, também há a possibilidade de avaliar como isso impactou nas metas pré-estabelecidas pelo seu negócio, o que facilita no momento de mostrar para seus profissionais a importância dessas ações no dia a dia do negócio.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é a curva ABC, qual é a sua importância, além de dicas práticas para implementá-la. Como vimos, esse tipo de metodologia contribui para uma redução de erros no controle do estoque —  e eles são mais comuns do que imaginamos. Nesse sentido, as chances de obter melhores resultados aumentam, o que contribui para a vantagem competitiva de sua empresa.

O que achou das nossas dicas? Se quiser acompanhar outros materiais como esse, é só seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático 09 de novembro de 2024

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático

Descubra como escolher a gôndola ideal para o seu supermercado, incluindo tipos de expositores, dicas para layout, e como otimizar o espaço para aumentar as vendas. SAFOL Gôndolas: soluções sob medida...

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja 26 de outubro de 2024

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja

Quando iniciamos o planejamento para abrir uma nova loja, o custo financeiro é um dos primeiros pontos a serem considerados. O problema é que esse cálculo nem sempre é uma coisa simples, certo?

Tendências de organização de lojas para 2024 e 2025: Um Guia Completo Tendências de organização de lojas para 2024 e 2025: Um Guia Completo 12 de outubro de 2024

Tendências de organização de lojas para 2024 e 2025: Um Guia Completo

Veja as principais tendências de organização de lojas para 2024 e 2025.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES