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Dicas de Como Trabalhar o Merchandising na sua Loja de Materiais de Construção

10 de agosto de 2021
Oganização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
Dicas de Como Trabalhar o Merchandising na sua Loja de Materiais de Construção

Quer saber como manter a sua loja organizada e encantar o seu cliente para aumentar as suas vendas com pouco investimento? O Visual Mershandising é uma ferramenta do marketing que trabalha fundamentalmente a exposição de um produto no PDV. Além do produto, essa prática é o que mais contribui para a experiência de compra do cliente. O profissional desta área é responsável por:

  • Entender a configuração do produto;
  • O que a empresa espera do produto; 
  • Como o produto vai pro PDV;
  • Como o produto vai performar no PDV em termos de capacidade de exposição;
  • Onde vai ser segmentado.

Cabe ao Visual Mershandising apresentar o produto certo, no lugar certo e na hora certa. 

O VM vai sempre interagir com Marketing, Operações e Compras, tendo portanto um papel muito estratégico dentro do varejo.

A experiência de compra dos clientes está muito atrelada a um bom layout que leve o cliente a encontrar o produto com facilidade e de forma agradável. Continue lendo e fique atento às nossas dicas pra tornar o seu Ponto De Venda mais competitivo e vender mais. 

Mantenha as gôndolas e os produtos limpos e organizados

Todo consumidor quer ter a melhor experiência possível em uma loja. Evite deixar a loja suja e mal organizada para não causar má impressão. O seu cliente quer comprar em uma loja que materialize o sonho que ele projetou pra sua casa. Nessa caso o layout de PDV escolhido também influencia muito.

Precifique e identifique corretamente todos os produtos da loja

Lembre-se que produto sem preço não vende. Consumidores decidem comparando preços de um produto em relação a outras alternativas possíveis.  A precificação correta é obrigatória por lei e, como a maioria dos clientes não perguntam o preço, você pode perder uma venda se deixar de identificar e precificar corretamente os seus produtos

Setorize os produtos por família na loja 

Explore a relação de complementaridade entre os produtos. Vários produtos são complementares e sua compra estimula a demanda por outros. Explore esta relação colocando, por exemplo, louças sempre próximos de azulejos, metais sempre próximo de produtos para hidráulica. Caso queira ver mais dicas de como setorizar e segmentar sua loja, clique aqui.

Exponha seus produtos pra vender

O ideal é que os produtos “se vendam” por si mesmos. E isso depende fundamentalmente da boa exposição dos produtos nas gôndolas

Valorize as promoções explorando todos os elementos (faixas, cartazes, banners, ilhas, pontas de gôndolas, etc).

Os elementos promocionais valorizam significativamente a ação de promoção. Utilize todo o seu potencial criativo para desenvolver promoções atrativas e que levem os clientes a comprar. 

Mantenha em ordem a comunicação visual da loja e jamais cole etiquetas, faixas ou cartazes, diretamente nos produtos ou em paredes pintadas.

Para ter uma loja de materiais de construção forte, independente do porte da sua loja, trabalhe de forma forte a identidade visual da empresa. Aproveite os avanços da tecnologia que facilitaram o acesso à informação e a programas de desenho e criação, para padronizar sua comunicação. Nunca comunique a sua precificação de qualquer maneira

Mantenha Gôndolas sempre abastecidas

Poucos produtos nas gôndolas causam a impressão de que a loja está à beira da falência ou fechamento. É muito importante manter um bom volume de produtos nas gôndolas, de forma organizada e em exposição, principalmente se o perfil do seu público for de consumo mais popular. 

Busque a excelência no atendimento aos seus clientes

Mesmo não sendo uma ação diretamente relacionada ao merchandising, o atendimento é fundamental para garantir uma boa experiência de compra aos seus clientes.  De nada adianta o lojista ter uma loja organizada, se o atendimento da mesma não possuir o mínimo de simpatia e atenção aos clientes. Atendimento de qualidade é premissa básica para todo varejo de sucesso, e para a longevidade e manutenção deste.

Outras dicas para atrair mais clientes pro seu PDV

  1. Informe adequadamente o seu cliente sobre tudo que você expõe na gôndola;
  2. Tenha sempre atenção à imagem da sua loja e dê lugar nobre aos melhores produtos;
  3. Trabalhe a iluminação pra dar um show. Produtos em destaque merecem uma cor especial;
  4. Faça com que a mercadoria seja sempre protagonista;
  5. Mude a cada 15 dias a cara da sua loja. Esse dinamismo atrai a curiosidade dos clientes;
  6. Explore o seu calendário promocional e invista nas boas ideias. Faça parcerias com os seus fornecedores;

REFERÊNCIA

CMARGO, Caio. Autor do livro ARROZ, FEIJÃO E VAREJO, Editora “Bons Costumes”

ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção

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