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Qual a diferença entre shopper e consumidor?

27 de dezembro de 2021
Comportamento do Consumidor
Diferença entre shopper e consumidor

Você sabe qual a diferença entre shopper e consumidor? O mercado está em constante evolução e conta com diversos perfis de clientes. Por isso, entender mais sobre o público é indispensável para alinhar as estratégias de venda e alcançar bons resultados.

Em outras palavras, conhecer o conceito e diferenças entre o shopper e o consumidor contribui para organizar o seu negócio e não perder oportunidades — uma fator que ajuda a manter a loja competitiva, otimizar a experiência do cliente e se destacar dos concorrentes.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e aperfeiçoar os seus conhecimentos, veio ao lugar certo! Continue a leitura deste post e entenda o que significa e a diferença entre shopper e consumidor, além de dicas para vender mais para cada um deles!

O que é o shopper?

O shopper consiste no cliente que realiza compras em uma loja, mas não mantém nenhum relacionamento com ela e com o produto. Sendo assim, é a pessoa que faz a compra no Ponto de Venda - PDV, ou seja, quem vai até o estabelecimento, escolhe o produto e efetua o pagamento.

Dessa forma, nem sempre o shopper mantém relações com a marca ou consome o produto, que pode ser destinado a terceiros. Por exemplo, uma pessoa vai a uma loja comprar um presente para um familiar, escolhe o produto e faz o pagamento — nesse caso, ela não irá usufruir do produto e por isso, é considerada shopper.

O que é um consumidor?

Por outro lado, o consumidor é um perfil de cliente que consome o produto ou serviço que adquiriu e mantém relações com o estabelecimento. Diante disso, é a pessoa que utiliza o produto diretamente, independentemente de ter ido à loja comprar ou recebido como presente.

Normalmente, o consumidor é uma pessoa que interage mais com a loja e se interessa em saber mais sobre o produto e ter uma experiência enriquecedora. Para isso, as redes sociais e os meios digitais são a principal forma de comunicação e onde mais buscam informações sobre produtos.

Qual a diferença entre shopper e consumidor?

Embora pareçam iguais, o shopper e o consumidor apresentam características totalmente distintas em relação ao comportamento de consumo. Por esse motivo, é importante que você entenda perfeitamente cada um deles, para definir estratégias promissoras e potencializar as vendas.

A diferença entre o shopper e consumidor se resume, principalmente, a quem decide onde e como fazer a compra. O shopper tem maior tendência em ser atraído pelas influências do ponto de venda, como as ofertas, variedade de produtos e outros atrativos.

Portanto, as características do shopper são:

  • avalia principalmente o custo-benefício.

  • decide sobre marca, preço e local de compra;

  • é quem Realiza a compra;

  • não consome o produto;

  • passa apenas pela experiência de compra.

O consumidor é a pessoa que valoriza uma experiência de compra mais completa e características específicas do produto, como a durabilidade, qualidade e design. Por ser quem vai usar o produto, o ponto de vista e as decisões de compra vão além de questões do ponto de venda.

Algumas características dos consumidores são:

  • pessoa que utiliza o produto;

  • avalia todos os detalhes do produto;

  • cria engajamento com a loja;

  • expõe opiniões;

  • pode desenvolver fidelidade com a marca.

Como estimular as vendas para shoppers?

Agora que você já sabe a diferença entre shopper e consumidor, é o momento de entender como aperfeiçoar suas técnicas para vender mais. Para isso, vamos iniciar citando o shopper, que é um perfil de cliente comum no mercado, não apenas em períodos sazonais.

Veja a seguir, como estimular as vendas para o perfil shopper!

Faça ofertas personalizadas

O shopper é atraído por ofertas no ponto de venda, por isso, desenvolver promoções personalizadas bem elaboradas é uma excelente forma de despertar a atenção. Sendo assim, investir em um design criativo, explorar o marketing sensorial e apresentar bons preços é essencial.

Tenha variedade de produtos

Outro ponto muito importante para estimular as vendas para o shopper é a disponibilidade variedade de produtos nas prateleiras. É preciso organizar a loja para dar destaque a diversidade de opções, pois é um fator que influencia nas decisões desse perfil de forma considerável.

Ofereça boa experiência de compra

A experiência no ato da compra, ou seja, abordagem e atendimento de qualidade são essenciais para estimular as vendas ao shopper. Portanto, treine sua equipe e capriche nas estratégias para aperfeiçoar a experiência do público, pois irá fazer toda diferença nos resultados.

Como estimular vendas para os consumidores?

Os consumidores são um perfil mais exigente, no entanto, quando passam por uma boa experiência, se tornam fiéis a uma marca. Sendo assim, as técnicas para estimular as vendas são específicas e precisam acontecer de maneira planejada, considerando o estudo do público-alvo.

Veja algumas formas para aumentar as vendas aos consumidores!

Use das mídias digitais

Os consumidores são antenados nas redes sociais e consiste na principal fonte de informações para decidir sobre suas compras. Em vista disso, a loja deve ter uma presença forte nas mídias sociais, criando conteúdos relevantes e segmentados.

Foque no uso individual do produto

Por valorizar aspectos em relação a usabilidade do produto, os consumidores procuram saber como o produto é na prática. Diante disso, concentre seus esforços em apresentar o uso individual do produto, contribuindo para despertar o interesse e influenciar na decisão do consumidor.

Apresentação da performance do produto

A performance do produto também é um atributo imprescindível para elevar as possibilidades de venda para o consumidor. Portanto, de ênfase nos pontos marcantes do produto em relação ao desempenho e qualidade — esse requisito é decisivo para a conversão de vendas, mesmo se o seu preço não for o mais em conta.

Por que é importante pesquisar o perfil do público?

As características do público de uma loja são dados relevantes para a tomada de decisões em um negócio. Por meio delas, é possível ter embasamento nas decisões e facilidade para identificar as melhores estratégias para otimizar o processo de conversão em vendas.

Sendo assim, todo empreendedor que deseja ter um negócio escalável deve considerar a análise do perfil do público como prioridade. Até mesmo, para criar estratégias assertivas e eficientes, evitando custos excessivos no marketing, captação e fidelização de clientes.

Você percebeu que as diferenças entre shopper e consumidor são significativas? Por isso, oferecer atendimentos direcionados aos dois perfis é imprescindível, afinal, garantir a satisfação do público é o primeiro passo para gerar fidelidade e construir resultados positivos.

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