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Gestão da qualidade total: como fazer de forma completa e responsável?

18 de julho de 2023
Gestão de Negócios , Marketing e Vendas , Organização e Layout de Gôndolas
gestão da qualidade total

Você já ouviu falar da gestão da qualidade total? A excelência em todas as atividades internas, produtos e serviços de uma empresa é um grande passo para o sucesso. Sobretudo, para promover a satisfação do cliente em todo o ponto de contato.

Nessa perspectiva surge a gestão da qualidade total. Uma filosofia gerencial que busca a melhoria contínua de forma abrangente, cíclica e participativa, para atingir resultados cada vez melhores, exemplo de sucesso em muitas organizações.

Ficou interessado e deseja saber mais? Neste post trouxemos informações úteis para compreender melhor o assunto! Continue a leitura e saiba o que é a gestão da qualidade total, como funciona, os benefícios e como fazer na prática!

O que é a gestão da qualidade total e como funciona?

A gestão da qualidade total, também conhecida pelo termo em inglês TQM - Total Quality Management, é uma filosofia gerencial em que os esforços são direcionados para melhorar todos os processos, produtos e serviços, de forma contínua.

Sendo assim, é um conjunto de metodologias que visam a melhoria da qualidade em um ciclo contínuo e em todas as operações. Ou seja, é uma abordagem focada em desenvolver uma cultura da qualidade para buscar maior satisfação do cliente.

Tudo funciona com a revisão de todas as operações e adoção de ferramentas para otimizar a gestão e elevar a qualidade. Além disso, há o acompanhamento contínuo para identificar oportunidades e seguier melhorando e aperfeiçoando atividades.

Os princípios da gestão da qualidade total são os seguintes:

  • liderança;

  • aperfeiçoamento contínuo;

  • decisões baseadas em dados;

  • foco no cliente;

  • identificação e solução de pontos críticos;

  • engajamento das pessoas;

  • abordagem estratégica e sistêmica;

  • comunicação transparente.

O objetivo da gestão da qualidade total é promover o envolvimento e mobilização de toda a equipe em busca da qualidade perfeita e evolutiva. Em outras palavras, a melhoria em todos os sentidos e departamentos para o crescimento dos resultados.

Esse é o principal aspecto que diferencia essa abordagem do sistema de qualidade convencional, que geralmente é adotado nas empresas. Na qualidade total, a busca incansável pela melhoria e os princípios fortes são características marcantes.

Quais são os benefícios da gestão da qualidade total?

A qualidade é um requisito imprescindível para todo negócio e pode mudar a percepção do cliente sobre a marca. É um diferencial relevante e que favorece a ser uma referência no segmento, consolidando uma imagem positiva no mercado.

Com uma gestão da qualidade total responsável e eficiente é possível usufruir de vantagens ainda mais expressivas. Afinal, a empresa demonstra iniciativas para buscar o aperfeiçoamento contínuo em todos os sentidos e relações comerciais.

Algumas das maiores vantagens são;

  • fluidez dos processos;

  • maior competitividade;

  • ambiente mais saudável;

  • comprometimento da equipe;

  • satisfação do cliente;

  • redução de custos e desperdícios;

  • atendimentos de qualidade.

Sobretudo, a filosofia da gestão da qualidade permite uma mudança cultural significativa no negócio, que leva a melhoria no desempenho individual e coletivo. Todos esses aspectos são decisivos para impulsionar a lucratividade no varejo.  


Como fazer a gestão da qualidade total no negócio?

Agora que você entendeu melhor sobre a gestão da qualidade total e seus benefícios, é o momento para saber como colocá-la em prática. Assim como tudo que envolve o meio empresarial, o ponto de partida é o planejamento prévio e definição de escopo.

A abordagem irá causar uma mudança cultural profunda na empresa e todas as ações precisam ser planejadas com cuidado. Nessa etapa, é importante reunir a equipe, mapear processos, definir metas e tudo que será utilizado para a qualidade.

A partir do planejamento, veja a seguir quais as demais etapas para colocar a gestão da qualidade total em prática!

Determine o método

A gestão da qualidade deve funcionar com base em métodos e ferramentas, que direcionam os trabalhos em busca da melhoria contínua. Trata-se de metodologias famosas no meio empresarial e auxiliam a compor bons planos de ação.

Algumas opções que você pode considerar são:

  • Metodologia Ágil;

  • Análise de Pareto;

  • Ciclo PDCA;

  • Kaizen.

Mobilize a equipe

O sucesso da gestão da qualidade depende diretamente do comprometimento da sua equipe gerencial e operacional. Todos os colaboradores precisam trabalhar em harmonia com os objetivos do negócio e alinhados com os procedimentos definidos.

Para alcançar esse objetivo, a melhor alternativa é investir na capacitação e desenvolvimento de habilidades. Realize treinamentos, apresente a nova ideia e oriente para profissional para estimular a participação e contribuição para a melhoria contínua.

Defina as áreas de melhoria

O conhecimento sobre os processos internos também será importante e vai ajudar a identificar quais áreas precisam de melhoria. Por isso, o mapeamento de cada etapa e setor, geralmente feito no planejamento, é o direcionador do sistema de gestão.

Avalie cada processo comercial, financeiro, gerencial e operacional para definir as prioridades e levantar pontos críticos. De acordo com essas informações, estabeleça o plano de ação, com foco total em melhorar continuamente e atualizar os objetivos.

Realize a gestão efetiva dos processos

Após todo o planejamento e definição de ferramentas, a próxima etapa é a gestão efetiva dos processos. Em outras palavras, consiste no momento para colocar tudo em prática e implementar as melhorias em cada atividade e processo.

Procure acompanhar de perto todos os trabalhos e orientar a equipe, gerando dados que serão úteis no futuro. Teste as ideias, mensure os avanços e analise as operações para torná-las cada vez mais eficazes, enxutas e com alta performance.

Analise os KPIs continuamente

Os KPIs são indispensáveis e devem ser definidos, alimentados e monitorados desde o início, pois serão os parâmetros comparativos dos avanços alcançados. Desse modo, estabeleça os indicadores para cada área e faça inspeções periódicas.

O monitoramento contínuo é muito importante para colocar a gestão da qualidade total realmente em prática. São dados preciosos e que ajudam a direcionar as ações de melhoria contínua, evitando perder tempo e esforço com medidas que não vão surtir efeito.

Lembre-se também que o uso de algumas ferramentas é indispensável nesse momento, por exemplo:

  • Histograma;

  • Folha de verificação;

  • Fluxogramas;

  • Carta de controle;

  • Softwares de gestão;

  • Diagrama de causa-efeito.

A gestão da qualidade total, como vimos neste conteúdo, é uma cultura importante para quem deseja alcançar a excelência. Portanto, invista nessa filosofia para aprimorar os serviços com consistência e oferecer o melhor aos seus clientes.

Gostou do artigo? Agora que entendeu sobre a gestão da qualidade total, não deixe de ler outro conteúdo incrível e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o tema! Leia agora mesmo 6 dicas de gestão de qualidade que fazem a diferença!



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