Home Center – dicas sobre o setor

home center, ou loja de material de construção, é um comércio voltado para a venda de materiais para reforma e construção (desde o mais básicos como areia, cimento, pedra, até itens de acabamento, pisos e materiais hidráulicos e elétricos). A construção civil é um dos setores que mais movimentam a economia do país, por isso, as loja de materiais de construção possuem uma grande chance de se destacar no mercado. Quem pretende investir nesse nicho ou deseja aprimorar e ampliar o seu negócio deve compreender vários aspectos básicos desse meio e é sobre isso que vamos abordar.

Estrutura

O espaço de um home center deve ser amplo e contar com gôndolas, expositores e check-outs de qualidade, capazes de suportar cargas médias, pesadas e muito pesadas. Além disso, a loja deve conter um espaço de estoque, pois algumas mercadorias precisam estar disponíveis para pronta entrega. Analise a saída de produtos para separar quais tem mais saída e quais não, dessa forma você pode gerenciar o que precisa repor e organizar seu estoque com mais eficiência.

Falando em organização, no espaço da loja você deve separar as mercadorias por departamentos e setores, facilitando que os clientes achem os produtos com facilidade e não precisem ficar procurando um item complementar ao que pretende levar. A reposição de produtos também é algo que deve ser feito de maneira eficiente, então é necessário sempre fiscalizar gôndolas e prateleiras para que nunca fiquem vazias. Sua loja também precisa de uma boa e ampla iluminação geral, principalmente, na área de produtos expostos, para dar destaque e uma noção real da cor dele para o cliente. Além disso, boa ventilação, ambientação e espaço para transito livre e acessível são essenciais para qualquer segmento.

Vendedores treinados

Nesse setor a equipe deve estar preparada para receber tanto aqueles clientes que entendem muito da área, quanto clientes que não possuem nenhum conhecimento sobre os produtos. No primeiro caso, é importante se atentar para oferecer informações técnicas corretamente e saber orientar caso seja solicitados. Já para lidar com clientes que não entendem sobre o setor, a dica é ser sincero sobre o modo de utilização daquele produto e suas especificações, e passar a informação de maneira simples e fácil de ser compreendida.

 

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