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Inauguração de loja: confira o checklist dos pontos mais importantes

04 de abril de 2022
Marketing e Vendas
inauguracação de loja

A inauguração de loja é um dos momentos mais importantes para a sua empresa. O velho ditado de que "a primeira impressão é a que fica", de fato, deve ser levado em conta, uma vez que os clientes precisam conhecer o seu espaço e se interessarem a voltar mais vezes. Além disso, é a oportunidade de trazer ofertas especiais específicas para esse dia, como forma justamente de atrair o seu público e de gerar valor para quem vai se interessar pelos produtos vendidos.

No entanto, como qualquer evento de empresas de todo tamanho e nicho de atuação, é preciso contar com um bom planejamento e ficar por dentro das melhores práticas. Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira um checklist das principais ideias que podem ser aplicadas para esse grande dia. Continue a leitura e saiba mais!

Pense no estilo do evento

No momento do planejamento, você deve pensar em qual vai ser o estilo do evento. O ideal seria uma comemoração na própria estrutura do negócio? Ou conseguir um aval da prefeitura para fechar a rua e realizar uma festa maior, ao ar livre? Pode ser, ainda, um happy hour com apenas pessoas convidadas — aquelas que certamente serão clientes fixas e que vão propagar a sua marca para amigos e familiares.

Independentemente de qual seja a sua escolha, é preciso entender qual é o seu orçamento, verificar as possibilidades quanto às estruturas fixas disponíveis e entender qual seria a quantidade de convidados. Principalmente quanto à questão financeira, a análise deve ser detalhada. Ela é quem vai direcionar quais serão as principais estratégias e o que pode ser feito sem que comprometa a estabilidade de seu negócio, que está nos períodos iniciais.

Analise data e horário

Data e horário são fatores extremamente estratégicos para qualquer tipo de evento. Exemplo: suponhamos que você marca a inauguração para um dia em que já ocorrerá uma grande festa na cidade. Se isso acontecer, as chances de a inauguração ficar apagada são grandes. Afinal, a divulgação do outro acontecimento estará em peso, bem como o boca a boca será focado para essa ocasião.

Nesse sentido, é importante analisar quais são as possibilidades e evitar vésperas de feriado prolongado. Afinal, as pessoas costumam viajar nessas ocasiões, o que poderia dificultar a adesão ao seu evento. Quanto ao horário, o ideal é que seja em um período tranquilo para as pessoas comparecerem.

Durante o horário comercial, por exemplo, grande parte delas estará envolvida com projetos profissionais e terão dificuldade para tirar um momento para esse prestígio. Nesse sentido, o ideal é que seja no final da tarde ou início da noite.

Elabore uma identidade visual

Certamente a sua loja já conta com uma identidade visual. Se você vai fazer um evento de inauguração, é importante que todas as peças elaboradas estejam em sintonia com o que já foi produzido. Lembre-se que a sua loja é nova no mercado — existe a necessidade de gerar identificação. Ao fixar a sua identidade em todas as ocasiões relacionadas ao empreendimento, isso contribui para que o público se lembre de sua marca sempre que ele voltar a ter contato.

Nesse sentido, escolha um bom profissional que vá elaborar as comunicações para redes sociais e também para o espaço físico. Dê atenção ao seu logotipo em todas as peças, uma vez que você tem o intuito de divulgar a sua marca e de se lançar no mercado como mais uma opção de qualidade para o público. Mantenha o padrão para todas as peças e aposte em um slogan para esse evento, uma vez que vai chamar mais a atenção de sua audiência.

Preocupe-se com a divulgação

Uma boa divulgação é o segredo para o sucesso de qualquer evento, independentemente de qual seja o objetivo. Para ter mais efetividade com esse processo, foque em uma divulgação mais direcionada. Ou seja, para aquelas pessoas que certamente terão o interesse de comparecer.

Não deixe de usar e abusar das redes sociais. No Instagram, por exemplo, você pode interagir com a sua audiência a partir de enquetes nos stories, de chamadas para o dia, além de mostrar os "bastidores" de sua loja, dando uma prévia de como está ficando a estrutura física do espaço.

Nas publicações, não foque apenas no evento de inauguração da loja. Entenda o seu nicho de atuação, traga dicas sobre o assunto, interaja com o seu público. Assim, as pessoas terão a oportunidade de conferir um pouco mais sobre a qualidade do atendimento que será oferecido, despertando o interesse para conhecer os produtos e o estabelecimento.

Pense na organização do espaço/layout da loja

O espaço e o layout não são peças importantes apenas no dia a dia de um negócio. Na inauguração da loja também tem o seu diferencial. Existe a possibilidade, inclusive, de estudar uma ação mais estratégica apenas para esse dia, de modo que os principais produtos estejam em destaque e despertem o interesse das pessoas que despertem o interesse do cliente no dia da inauguração da loja. 

Assim como em outras estratégias para a inauguração de loja, é importante que o seu negócio preocupe-se em trazer profissionais que entendam do assunto. Existem empresas, por exemplo, que estudam a realidade do empreendimento, entendem sobre os interesses dos clientes e definem um layout com base nas necessidades e nos objetivos do negócio.

Dessa forma, você terá ganhos não apenas no dia do evento, como também no dia a dia da empresa, que poderá ter resultados mais efetivos devido à estrutura física do empreendimento.

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas práticas para a inauguração de loja e quais são as principais estratégias que podem ser adotadas nesse sentido. Além de tudo isso que mencionamos, você também pode apostar na distribuição de brindes, atrações diferenciadas, fazer sorteios e também investir no marketing sensorial. Claro, sem deixar de lado a personalização do layout, que trará uma melhor experiência de compra para o seu público.

Se você deseja saber mais sobre o tema e entender como é possível adaptar o seu espaço para a inauguração da loja, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e vamos conversar!

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