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Layout de comércio varejista: 6 passos para fazer um eficiente

10 de janeiro de 2023
Marketing e Vendas , Organização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
layout de comércio varejista

Fundamental para o design, fluxo comercial e estratégias de marketing, o layout de comércio varejista é algo decisivo para um negócio. Por meio dele, os empreendedores desenvolvem diferenciais capazes de otimizar a experiência do cliente.

Nesse contexto, desenvolver um projeto de layout inteligente e bem planejado é o pilar para a performance de uma loja. Independentemente do segmento, consiste em um aspecto que faz a diferença para maximizar os resultados e atingir as metas.

Se interessou pelo assunto? Continue a leitura deste post e confira 6 dicas incríveis para criar um bom layout de comércio para ter uma loja organizada e moderna! Veja também, a importância de aproveitar os espaços e contar com apoio profissional!

O que é o layout de comércio varejista

O layout de loja é o dimensionamento, utilização e organização dos espaços internos de um estabelecimento comercial. Consiste em um projeto com foco em proporcionar comodidade ao cliente, otimizar o fluxo operacional e estimular as vendas.

Pode-se dizer, que o layout de comércio é a base para a atuação do negócio e organiza os setores — como caixas, estoque, gôndolas, expositores e setores — de forma estratégica, considerando o design, marketing e o custumer expirience.

6 passos para criar um layout de comércio

Ter um ponto de venda atrativo é essencial e impacta diretamente no desempenho das vendas ao longo do tempo. Dessa forma, o primeiro passo é desenvolver um bom layout, para proporcionar uma boa experiência de compra para os consumidores.

Veja a seguir, um passo a passo para acertar no layout de comércio varejista!

1. Realize um estudo do local

Antes de tudo, é preciso estudar o local da loja, ou seja, todos os espaços internos e externos, considerando também os estoques. Essa etapa vai ajudar a ter uma noção de como aproveitar os espaços e analisar as hipóteses com maior praticidade.

2. Considere o que chama a atenção do público

A sua loja deve estar compatível com os interesses do público-alvo para potencializar as oportunidades de vendas. Portanto, estude os clientes e o mercado, para identificar os fatores que mais os agradam e tornar o layout adequado e atrativo.

3. Comece pela fachada

Quem passa em frente ao seu negócio precisa se sentir atraído, como um convite para entrar e realizar compras. Portanto, pense em criar uma fachada interessante, com a identidade da loja e que seja convidativa, alinhada com o design interno.

4. Pense na trajetória dentro da loja

O fluxo de compras deve ser estratégico para otimizar o processo de compras e estimular o cliente a levar mais produtos. Sendo assim, pense em uma trajetória prática e sem burocracias para os consumidores encontrarem o que precisam.

5. Disponha os produtos adequadamente

A organização dos produtos também é um ponto que merece atenção especial, pois o consumidor precisa ter facilidade para identificar todo o portfólio da loja. Diante disso, dimensione bem as gôndolas e pense em um bom planograma para otimizar o layout.

6. Não esqueça da iluminação

Por fim, a iluminação também é imprescindível e exerce um papel primordial para despertar a atenção do consumidor no PDV. Crie um projeto específico para a iluminação, para tornar os ambientes agradáveis e estimular a permanência do cliente.

A importância de aproveitar bem os espaços

Para alcançar a eficiência operacional e comercial, é indispensável aproveitar todos os espaços com criatividade. Trata-se de uma maneira para otimizar a loja e garantir um design completo, inovador e que seja agradável aos olhos do cliente.

Boas dicas para esse objetivo são:

O apoio especializado é indispensável para criar um projeto comercial que atenda a todas as expectativas e seja favorável ao aumento das vendas. Para isso, a SAFOL oferece serviços exclusivos e uma equipe capacitada para desenvolver as melhores soluções.

É um apoio técnico ideal para ter um projeto comercial adequado a sua marca e as características do seu público-alvo. Além de reduzir custos, você terá todo o direcionamento para alcançar excelentes resultados e ter uma loja inovadora.

Como pode notar, com atenção a alguns passos simples é possível desenvolver um bom layout de comércio varejista. Um grande passo para ter uma loja atrativa e eficiente, com foco na experiência do consumidor e no aumento das vendas.

Gostou do post? Agora que entendeu como fazer um bom layout de comércio varejista, o que acha de mensurar o valor para investir no seu negócio? Acesse a calculadora SAFOL e veja agora mesmo com praticidade e agilidade!

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