Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Layout no varejo: 4 tipos e como aplicar no seu negócio

21 de fevereiro de 2023
Comportamento do Consumidor , Visual Merchandising
layout no varejo

O layout no varejo é um ponto crucial para o sucesso de um negócio e que contribui para aprimorar a experiência do cliente no PDV. Quando é bem projetado, tem potencial para atrair e fidelizar o consumidor, elevando os resultados.

Por essa razão, considerar o layout como uma das prioridades é indispensável para ter um espaço confortável, inovador e de acordo com a experiência de marketing proposta. Trata-se de uma atividade desafiadora, mas que vai fazer toda a diferença para o desempenho da loja.

Se deseja entender melhor sobre esse importante assunto, veio ao lugar certo! Continue lendo este post e confira o que é o layout no varejo, quais as vantagens oferece e 4 principais tipos para estudar e adotar na sua loja!

O que é o layout no varejo e por que investir nele?

O layout no varejo, ou layout de loja, consiste na organização e dimensionamento dos espaços disponíveis para oferecer comodidade aos clientes. Sendo assim, considera a definição de fluxos, setorização e a instalação estratégica de displays e gôndolas.

Desse modo, envolve tanto questões comerciais quanto estratégicas, com o objetivo de construir um espaço funcional, agradável e inovador. Um projeto bem executado de layout no varejo inclui a estrutura, iluminação, prateleiras, caixas, gôndolas, estoque, vitrines e outras estruturas.

Quando bem executado de forma eficaz e profissional, esse projeto contribui para otimizar a experiência do cliente no PDV e influenciar a decisão de compra. Por isso, é considerado um aliado para o processo de fidelização e competitividade.

Quais os principais tipos de layout de loja? 

O layout de loja pode ser realizado de diversas formas, considerando o comportamento do consumidor, o espaço disponível e as estratégias adotadas. Basicamente, é uma abordagem que acontece de forma individualizada, sobretudo para contribuir com a identidade da marca.

Veja a seguir quais são os principais tipos de layout no varejo!  

1. Layout simples

O layout simples é caracterizado pela organização básica do espaço, com um fluxo reto e direcionado para o fundo da loja. Tecnicamente, é um modelo de desenvolvimento prático e usado principalmente em lojas de bebidas, pequenos mercados e lojas de conveniência.  

2. Layout misto

O layout misto, como o próprio nome sugere, é um projeto que combina estilos diferentes tipos de design e proporciona maior flexibilidade. Uma característica marcante é que oferece um processo de compra dinâmico, onde o fluxo passa por diferentes categorias até o caixa.

3. Layout de grade

Trata-se de um tipo padrão e que determina a apresentação uniforme de todos os produtos e categorias, com circulação e localização facilitada. Por isso, é um modelo comum em farmácias e contribui para oferecer uma experiência agradável ao cliente.

4. Layout em loop

O layout em loop é um modelo muito interessante e organiza o espaço e estruturas para um fluxo circular, com expositores nas paredes e um em ilha. Sendo assim, o cliente entra na loja, circula nos expositores e gôndolas até chegar no caixa.

Como desenvolver e aplicar um projeto de layout na loja?

O layout de loja não é apenas organizar estruturas e definir fluxos. Consiste em um trabalho estratégico e técnico, que precisa ser desenvolvido com base em diversos fatores para oferecer resultados satisfatórios e contribuir para o crescimento.

Em vista desse fato, contar com apoio profissional é indispensável para ter todo direcionamento e criar um projeto atrativo e eficiente. Além de melhorar a funcionalidade, o seu PDV terá a identidade da sua marca, com ótimas perspectivas.

A SAFOL é uma empresa experiente e que oferece soluções específicas para a criação de projetos comerciais. Com um time de especialistas, você encontra todo apoio para revolucionar sua loja com um layout inovador, atrativo e único.

Um serviço personalizado e que trabalha com foco nos seus objetivos e nas melhores técnicas de merchandising. O segredo para promover uma experiência enriquecedora aos consumidores, aumentar a taxa de fidelização e o ticket médio.

Como pode notar, o layout no varejo existe em diferentes tipos e escolher o ideal é fundamental para encantar o seus clientes no PDV. Uma atividade decisiva e que proporciona benefícios essenciais para o crescimento e estabilidade do negócio.

Gostou de saber sobre os tipos de layout no varejo? Se deseja ter um projeto personalizado e inovador, não perca tempo e entre em contato conosco! Conheça soluções incríveis e um apoio especializado para melhorar a sua loja!

Mercado Agrícola: Conhecendo o Segmento e Traçando Estratégias para sua Loja Agro Mercado Agrícola: Conhecendo o Segmento e Traçando Estratégias para sua Loja Agro 23 de novembro de 2024

Mercado Agrícola: Conhecendo o Segmento e Traçando Estratégias para sua Loja Agro

Expanda sua loja agro com estratégias práticas para fidelizar clientes, otimizar o layout e atender à demanda sazonal do mercado agrícola.

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático 09 de novembro de 2024

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático

Descubra como escolher a gôndola ideal para o seu supermercado, incluindo tipos de expositores, dicas para layout, e como otimizar o espaço para aumentar as vendas. SAFOL Gôndolas: soluções sob medida...

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja 26 de outubro de 2024

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja

Quando iniciamos o planejamento para abrir uma nova loja, o custo financeiro é um dos primeiros pontos a serem considerados. O problema é que esse cálculo nem sempre é uma coisa simples, certo?

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES