Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Aprenda como realizar a logística reversa no varejo

03 de janeiro de 2022
Logística
Aprenda como realizar a logística reversa no varejo

logística reversa é uma prática que está em ascensão no mercado brasileiro e proporciona diversos benefícios econômicos e ambientais. Trata-se de um conjunto de processos logísticos que demonstra responsabilidade socioambiental e pode ser aplicado também no varejo.

Com a evolução do mercado e dos hábitos de consumo do público, adotar estratégias para um desenvolvimento mais sustentável é um grande diferencial – além de ajudar a melhorar a reputação da marca, contribui para se aproximar dos clientes e otimizar os resultados.  

Quer saber mais sobre o assunto para se preparar para mais uma importante tendência de mercado? Continue a leitura deste post e entenda como funciona a logística reversa no varejo e veja as melhores formas de aplicá-la e potencializar o seu negócio!

O que é a logística reversa no varejo?

A logística reversa é um processo em que o produto retorna para a loja, ou seja, o caminho oposto e a mercadoria sai do ponto de consumo e retorna para a origem. Trata-se de um processo de pós-venda, em que o cliente retorna para a loja após o uso.

Nesse sentido, a logística reversa pode acontecer em formas diferentes, por exemplo:

  • devolução por parte do cliente: em casos de insatisfação ou defeito no produto;

  • gestão e sustentabilidade: retorno do produto para ser encaminhado para reciclagem ou reprocessamento.

Portanto, é um conjunto de processos que recolhem o produto e retorna para a loja após a efetivação da venda. Uma prática importante e que pode ser aplicada em diferentes circunstâncias, promovendo vantagens essenciais para o setor do varejo.

Como a logística reversa funciona?

A logística reversa funciona de forma simples, porém, é indispensável ter um planejamento adequado, estrutura adaptada e canais de comunicação ativos. Dessa maneira, é um processo que deve ser implementado com cuidado, para evitar prejuízos e contratempos.

Diante disso, a logística reversa funciona com a seguinte estrutura:

  • canais de comunicação

  • política de troca;

  • estrutura para coleta e destinação.

De forma objetiva, a logística reversa se inicia com o cliente entrando em contato para devolução do produto, seja por motivo de troca ou para a destinação correta. Assim, a loja inicia o processo para recolher os itens e destiná-los de acordo com a estrutura e procedimento adotado.

Qual a importância para o setor varejista?

O setor do varejo é um dos mais importantes e movimentados do mercado, por isso, a logística reversa é um processo extremamente importante. Sobretudo, é uma tendência para um futuro próximo, devido a necessidade de melhorar a experiência do consumidor e otimizar questões socioambientais.

Nesse contexto, a logística reversa é importante para o varejo pelos seguintes motivos:

  • otimização de processos;

  • redução de custos;

  • possibilidade de ter novas receitas;

  • auxílio na criação do varejo sustentável.

Como realizar a logística reversa no varejo?

Você viu até agora, que a logística reversa é um procedimento importante em todos os sentidos e auxilia a melhorar a performance dos negócios do setor varejista. Entretanto, assim como em qualquer processo, é indispensável saber como aplicar da forma correta, garantindo o sucesso do projeto.

Veja a seguir, o que fazer para implementar a logística reversa sem ter complicações!

Defina a política de trocas e devoluções

O primeiro passo que você deve considerar, é definir uma política de trocas, devoluções e recebimento de produtos pós-venda. Para isso, reúna sua equipe, defina os procedimentos adequados e as diretrizes para garantir que as tarefas posteriores sejam bem executadas.

Conte com um atendimento eficiente

Após definir sua política, é preciso treinar a equipe para oferecer um atendimento eficiente às solicitações para a logística reversa. Todo o trabalho deve acontecer de forma rápida, precisa e fluida para garantir a satisfação do cliente e evitar problemas internos.

Tenha uma estrutura adequada

Para funcionar adequadamente, a logística reversa exige uma estrutura para a coleta, recebimento e destinação final correta dos produtos. Sendo assim, é preciso pensar nos recursos necessários de acordo com o tipo de produto que o negócio comercializa e o que será realizado ao receber.

Normalmente, é preciso contar com os seguintes fatores:

  • sistema de coleta e recebimento;

  • local para armazenamento temporário;

  • canais de comunicação;

  • equipe capacitada;

  • contatos para a destinação correta, seja troca ou reciclagem.

Otimize o controle financeiro e de estoque

controle financeiro e do estoque também merece atenção e precisam estar alinhados para funcionar da forma correta. Diante disso, é importante contar com processos separados e organizados, para não ter problemas internos entre os produtos novos e os provenientes da logística reversa.

Utilize dados

uso de dados é um fator imprescindível para a gestão da logística reversa e contribui para ter controle total sobre as tarefas. Portanto, defina indicadores, separe os produtos recebidos de acordo com as condições e fim da vida útil para garantir um trabalho de qualidade.

Automatize os processos

Por fim, a automatização de processos é uma forma inteligente para ter atividades práticas e com menor possibilidade de erros. Sendo assim, invista em espaços organizados, com gôndolas resistentes, mecanismos e tecnologias para automatizar tarefas.

Quais os benefícios da logística reversa no varejo?

Seja para a reutilização, envio para reciclagem ou devolução de produtos, ter um processo de logística reversa bem definido e eficiente proporciona diversas vantagens. É uma estratégia mercadológica de grande destaque no mercado varejista, o que influencia diretamente no posicionamento da marca.

Além disso, investir na logística reversa contribui para melhorar a imagem da loja, estreitar o relacionamento com os consumidores e partes interessadas – demonstrando que o negócio não se preocupa apenas em vender, mas também em propor soluções pós-venda ao cliente e contribuir com o meio ambiente.

Sobretudo, é uma ótima forma para reduzir os custos, ter processos inovadores e melhorar a competitividade no mercado. Fatores indispensáveis para o crescimento sólido e sustentável, atingindo os objetivos de acordo com as expectativas.

Como se pode notar neste artigo, a logística reversa é uma estratégia importante e que proporciona muitas vantagens para o negócio, sociedade e meio ambiente. Portanto, considere o assunto no seu planejamento empresarial para se destacar e ter uma imagem reconhecida no mercado.

Gostou do post? Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades que postamos!

Mercado Agrícola: Conhecendo o Segmento e Traçando Estratégias para sua Loja Agro Mercado Agrícola: Conhecendo o Segmento e Traçando Estratégias para sua Loja Agro 23 de novembro de 2024

Mercado Agrícola: Conhecendo o Segmento e Traçando Estratégias para sua Loja Agro

Expanda sua loja agro com estratégias práticas para fidelizar clientes, otimizar o layout e atender à demanda sazonal do mercado agrícola.

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático 09 de novembro de 2024

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático

Descubra como escolher a gôndola ideal para o seu supermercado, incluindo tipos de expositores, dicas para layout, e como otimizar o espaço para aumentar as vendas. SAFOL Gôndolas: soluções sob medida...

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja 26 de outubro de 2024

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja

Quando iniciamos o planejamento para abrir uma nova loja, o custo financeiro é um dos primeiros pontos a serem considerados. O problema é que esse cálculo nem sempre é uma coisa simples, certo?

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES