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Lojas conceitos: o que você precisa saber sobre essa tendência

07 de fevereiro de 2022
Visual Merchandising
Lojas Conceitos

Sabemos sobre as mudanças dos hábitos de consumo dos últimos anos, não é verdade? Elas têm transformado o jeito de as empresas se comunicarem com seus clientes, além de ser uma revolução no que conhecemos como o mercado online. Hoje, dificilmente conhecemos alguém que nunca fez uma compra pela internet, por exemplo. Porém, essas modificações também têm alterado as estruturas físicas dos espaços. As lojas conceito são bons exemplos disso.

Se você nunca ouviu falar sobre o tema, não se preocupe. Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o que é e apresentamos dicas para que o seu negócio possa ser inserido nessa tendência. Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que são as lojas conceito?

Inicialmente, é importante entender do que se tratam as lojas conceito. Trata-se de um tipo de negócio que busca atrair os seus clientes por meio de experiências distintas. É natural que o espaço físico dos empreendimentos também precisem ser adaptados a uma nova realidade, especialmente para continuar atraindo pessoas que hoje contam com hábitos distintos de alguns anos atrás.

Nesse sentido, as lojas conceito tem como objetivo explorar o que a marca tem de melhor. Dessa forma, ela vai expor valores e também vai adquirir conexões com o seu público por meio de um ambiente personalizado e a partir de experiências sensoriais.

Mesmo que você já tenha intenção de emplacar no meio virtual, não é vantajoso deixar o espaço físico de lado. Se isso acontecer, você pode perder importantes oportunidades de atrair novas pessoas e de conquistar um público fiel, que contribuirá significativamente para que a empresa possa alcançar os resultados pré-estabelecidos no planejamento estratégico.

Como investir na tendência da loja conceito?

Agora que você já sabe o que é uma loja conceito, chegou o momento de apresentarmos algumas das principais dicas para que possa investir nessa tendência. Veja!

Pense em um ambiente aconchegante

Conforme mencionamos, as lojas conceito buscam trazer para o cliente uma experiência diferenciada. Por isso, não se pode deixar de lado a oportunidade de trazer a ele um ambiente aconchegante. Sendo assim, o primeiro passo é entender um pouco mais sobre o seu público e conhecer quais são as suas preferências. Buscar referências de outras lojas é interessante, mas desde que isso seja adaptado para a realidade de seu negócio.

Muitas vezes, o que é aconchegante para uma pessoa é desinteressante para outra (e vice-versa). Por essa razão, entenda o que mais seria interessante investir, faça pesquisas e busque feedback para que as soluções encontradas de fato entreguem valor e possam atrair as pessoas certas para o seu negócio.

Entre as dicas que podem ser aplicadas, destacamos:

  • ofereça assentos de qualidade;

  • utilize práticas de marketing sensorial;

  • coloque músicas relaxantes e em volume adequado;

  • deixe o ambiente climatizado, entre outros.

Ofereça experiências diferenciadas

Muito se fala em experiências diferenciadas por parte de um negócio. Mas o que poderia ser trazido para que o cliente esteja satisfeito e isso seja um diferencial competitivo para a sua loja? Existe a necessidade de você trazer para o seu público algo que vá além de produtos de qualidade e de um bom atendimento.

Conforme abordado, apesar de as pessoas buscarem de forma significativa pelo mercado online, dificilmente o espaço presencial vai deixar de perder destaque. Pelo contrário, por meio dele há a oportunidade de conquistar novas pessoas e de melhorar os resultados.

Entre as experiências que devem ser preservadas, tenha atenção com o volume da fila, ofereça uma boa estrutura de estacionamento, preocupe-se com as facilidades de atendimento, além de, novamente, considerar o marketing sensorial entre as suas estratégias. Entre os diferenciais que isso traz, destacamos:

  • estimula o desejo de compra;

  • traz a oportunidade de criar vínculos emocionais com o consumidor;

  • oferece a possibilidade de explorar os seus produtos de diferentes maneiras;

  • desenvolve uma identidade no seu negócio, entre outros.

Otimize a identidade e o design

Lojas conceito, como o próprio nome já diz, priorizam a identidade e o design. Ela será diferente de tudo aquilo que você já viu até então. Ou seja, se um cliente visualiza uma foto do seu espaço, facilmente identifica de que se trata de seu empreendimento.

Para isso, alguns caminhos podem ser seguidos. Entre eles, deixar claro qual é a sua missão, visão e valores, pois eles facilmente podem ser refletidos na sua identidade. Não deixe de escolher por elementos que vão representar o seu negócio, além de contar com o apoio de um profissional para que esse serviço seja desenvolvido de forma efetiva.

Quando tudo estiver alinhado, é o momento de aplicá-la no ambiente físico da empresa. Assim, vai haver uma conversação entre as suas redes sociais, o seu logotipo, entre outros tópicos que geram identificação.


Melhore o atendimento

Também é importante levar em conta o atendimento oferecido aos seus clientes. Quando ele é de qualidade, alguns diferenciais podem ser observados pelo seu negócio. Entre eles, destacamos:

  • fidelização e retenção de pessoas na empresa;

  • aumento da credibilidade e da confiança entre os clientes que frequentam o seu espaço;

  • possibilidade de aumentar o ticket médio do negócio;

  • redução do Custo de Aquisição ao Cliente, entre outros.

Entre as dicas que podem ser priorizadas, ressaltamos:

  • fortalecer as habilidades de atendimento de seus colaboradores, principalmente por meio de capacitações;

  • analisar os pontos de atendimento da empresa;

  • oferecer oportunidades para que as pessoas deem feedbacks e você possa aprimorar o que deve ser melhorado e potencializar pontos positivos;

  • ter visão de quais são os problemas enfrentados hoje, entre outros.

Neste conteúdo, você pôde entender o que são as lojas conceito, quais são as suas principais características, além de conferir dicas de como é possível investir nessa tendência. Se você deseja buscar por empresas que sejam referência nesse assunto, há aquelas que são destaque. Amazon Go e Starbucks Reserve, por exemplo, têm a oportunidade até mesmo de oferecer preços acima do mercado, uma vez que seu público já é fidelizado e não se importa com essa questão, justamente por ter uma experiência positiva no atendimento.

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