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Margem de lucro: como calcular no atacado e varejo?

22 de junho de 2022
Gestão de Negócios
margem de lucro

Ter uma gestão baseada em dados é imprescindível para direcionar as decisões e contribuir com o sucesso do negócio. Nesse contexto, o monitoramento de indicadores é indispensável, principalmente a margem de lucro, que retrata a saúde financeira de uma empresa.

Sendo assim, por meio da margem de lucro é possível calcular a lucratividade da empresa em um determinado período, geralmente mensal — uma informação relevante para o empreendedor e que permite analisar o desempenho do negócio a longo prazo.

Se você atua no setor varejista, considerar esse indicador é muito importante para administrar as finanças da forma adequada. Pensando nisso, continue a leitura deste post e saiba o que é a margem de lucro, como calcular e o que fazer para elevar a lucratividade!

O que é a margem de lucro e para que serve?

A margem de lucro é um indicador de gestão financeira que apresenta a proporção de lucros divididos pelas receitas em um período. Trata-se de uma porcentagem obtida por meio da relação entre o lucro bruto e a receita de um produto ou serviço.    

Em outras palavras, consiste na diferença entre o faturamento alcançado com as vendas e os custos operacionais. Dessa forma, é possível ter uma visão sobre o desempenho e rentabilidade de um negócio, para saber se atendeu aos objetivos.

Nesse sentido, a margem de lucro existe em dois tipos, que são:

  • margem de lucro bruta: calcula a rentabilidade de um negócio, indicando os retornos do capital investido, demonstrando quanto a loja ganha com a venda dos produtos;

  • margem de lucro líquida: apresenta o percentil de lucro real e considera a relação entre a margem de contribuição e todos os custos administrativos.

Sendo assim, o cálculo da margem de lucro serve para apresentar aos empreendedores e gestores como está a rentabilidade da loja. Um indicador essencial para a gestão do lucro e planejamento estratégico, fatores essenciais para o sucesso no mercado.

Por que a margem de lucro é importante?

O crescimento de um negócio está diretamente relacionado com a forma em que a gestão financeira é conduzida. Trata-se de um ponto crucial para alcançar os objetivos e entender como está o desempenho da empresa, sobretudo, se oferece retorno suficiente para manter compromissos e gerar lucros.

Diante disso, o cálculo da margem de lucro é essencial e oferece dados relevantes para compreender a rentabilidade da empresa. Assim, será mais fácil direcionar decisões e as estratégias de mercado para o crescimento dos resultados e aumento da lucratividade.

Além disso, ao monitorar a margem de lucro é possível ter clareza para identificar os momentos ideais para investir em ações para elevar as vendas — como promoções, descontos e campanhas de marketing, que são essenciais não apenas em épocas comemorativas.

Como calcular a margem de lucro?

Como vimos até aqui, a margem de lucro é um indicador extremamente relevante e que deve fazer parte da rotina de um negócio. Além disso, é um cálculo que existe em diferentes tipos e pode ser aplicada em diversas situações nas lojas do varejo ou atacado.

Sendo assim, o processo para calcular a margem de lucro é muito simples, porém, é preciso ter atenção para inserir os dados corretos — para tanto, os gestores devem definir procedimentos eficazes para coletar dados e manter um histórico rico sobre a empresa.

Veja a seguir, a fórmula para calcular cada tipo de margem de lucro!

Margem de lucro bruta

Para calcular a margem de lucro bruta é preciso ter em mãos o faturamento bruto da loja e todos os custos e despesas variáveis. Com todas as informações necessárias, basta aplicar na seguinte fórmula:

Margem de lucro bruta = ((Faturamento Bruto – custos e despesas variáveis) *100) / Faturamento Bruto)


Margem de lucro líquida

Nesse caso, o cálculo vai apresentar a lucratividade da loja e por isso, será necessário considerar o lucro bruto, faturamento bruto, despesas e custos fixos. Com todos os dados, basta utilizar a seguinte fórmula para ter o percentual dos lucros:

Margem de lucro líquida = ((Lucro Bruto – Custos e despesas fixas) * 100) / Faturamento Bruto

O que fazer para aumentar a margem de lucro?

O resultado da margem de lucro proporciona uma visão sobre a rentabilidade da empresa e serve como base para buscar melhorias. Nesse sentido, algumas ações podem fazer a diferença e contribuem para aperfeiçoar pontos específicos da loja, que ajudam a melhorar a lucratividade.

Veja nos próximos tópicos, quais as principais medidas para melhorar a margem de lucro no seu negócio!

Observe a concorrência

O estudo constante da concorrência é essencial, principalmente no setor varejista e atacadista, que são extremamente competitivos. Dessa forma, vai ajudar a saber como estão os preços, quais os diferenciais e o que fazer para melhorar a captação de clientes.

Não foque apenas no lucro

Os clientes estão cada vez mais exigentes e hoje em dia, oferecer uma experiência enriquecedora é essencial para fidelizar consumidores. Por isso, não foque apenas no lucro, mas também em atender exatamente às necessidades do público para impulsionar os resultados.

Planeje os custos e despesas

O planejamento dos custos, despesas administrativas e operacionais é essencial para evitar prejuízos e manter uma boa margem de lucro. Portanto, não deixe de organizar todos os compromissos e adotar medidas para eliminar custos desnecessários para potencializar a rentabilidade.

Conte com ferramentas adequadas  

Outra ação importante para melhorar a gestão e consequentemente a margem de lucro é o uso de ferramentas e metodologias gerenciais adequadas. Para isso, os recursos tecnológicos são fundamentais e contribuem para otimizar as tarefas e elevar a precisão dos cálculos.

Além disso, o uso inteligente do espaço interno e estoque da loja é muito importante e influencia na decisão de compra do consumidor. Em vista disso, organize a loja para ter maiores lucros, tanto com um ponto de venda bem planejado, quanto os demais espaços internos.

Como se pode notar, a margem de lucro é um indicador extremamente importante para o varejo e deve fazer parte da gestão da loja. Portanto, não deixe de monitorar pontualmente para ter um panorama sobre a rentabilidade do negócio e buscar estratégias para crescer ainda mais.

Gostou do post? O que achou de saber mais sobre a margem de lucro nos negócios do setor varejista e atacadista? Compartilhe conosco sua opinião e experiência com o assunto! Deixe aqui o seu comentário e vamos conversar! 

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