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Marketing em redes sociais para varejistas: 7 melhores estratégias!

08 de novembro de 2022
Marketing e Vendas
marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais é uma estratégia poderosa e indispensável para o sucesso de todo negócio varejista. Trata-se de ambientes em que os consumidores estão frequentemente conectados, o que abre diversas oportunidades para a conversão.

Segundo notícia publicada pelo E-commerce Brasil em 2021, 76% dos consumidores pesquisam produtos  pesquisam produtos via redes sociais. Por essa razão, investir em redes criativas e inovadoras é uma boa possibilidade para potencializar resultados.

Você se interessou pelo assunto? Neste post vamos apresentar informações importantes para o seu empreendimento! Continue lendo e entenda melhor o conceito e 7 dicas de marketing nas redes sociais para melhorar o posicionamento da marca!

O conceito de marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais consiste em um conjunto de estratégias para uma empresa se conectar com o público-alvo por meio das mídias sociais. Em outras palavras, são técnicas para desenvolver conteúdos específicos para as redes.  

Sendo assim, é uma vertente do marketing que busca atingir o público e segmentá-lo, com foco em gerar engajamento e interação com a marca. Para atingir esse objetivo, é necessário ter uma gestão profissional e bem direcionada nas seguintes etapas:

  • estudo do público-alvo;

  • planejamento e produção de conteúdo;

  • interação com o público;

  • monitoramento e otimização da estratégia.

Diante disso, o marketing nas redes sociais atua de forma direta e específica em cada uma das principais mídias utilizadas pela sociedade — como o Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn, TikTok e outras definidas de acordo com o negócio.

A importância dessa estratégia para o negócio

Com a transformação digital, os hábitos dos consumidores evoluíram e a internet se tornou o principal meio de comunicação e busca por informações. Nesse cenário, ter uma presença forte nas redes sociais é indispensável para todo negócio que deseja alcançar o sucesso.

Diante disso, adotar estratégias eficazes de marketing nas redes sociais contribui para dar maior visibilidade para a marca. O que é essencial para facilitar a interação com o público, atrair e aumentar o poder de conversão de clientes para a loja física.

Além disso, o marketing para as mídias sociais é importante por proporcionar os seguintes benefícios:

  • aumenta o engajamento com o cliente;

  • eleva a competitividade;

  • aumenta a autoridade no mercado;

  • gera maiores oportunidades;

  • aumenta o tráfego nas páginas sociais da loja.

Portanto, investir no marketing nas redes sociais é uma boa alternativa para despertar o interesse dos consumidores e se destacar dos concorrentes. Consiste em um fator que vai fazer a diferença para os resultados, desde que seja realizada da forma correta.


7 dicas de marketing nas redes sociais

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o marketing nas redes sociais não é apenas postar conteúdos de forma aleatória. É preciso desenvolver um bom planejamento e criar ações segmentadas para atrair e manter a atenção do público.

Veja a seguir, algumas dicas valiosas para ter sucesso no marketing nas redes sociais!

1. Ofereça conteúdo relevante

O volume de informações nas redes sociais é extremamente elevado, por essa razão, é importante desenvolver conteúdos relevantes e atrativos. Para atingir esse objetivo, estude as técnicas de marketing e conheça bem o seu público-alvo, sobretudo, as preferências e necessidades.

2. Considere as particularidades de cada rede social

Cada rede social tem suas particularidades, que devem ser previamente estudadas para direcionar os conteúdos a serem publicados. Sendo assim, desenvolva produções sob medida para cada mídia social, pois é um fator que faz a diferença na experiência dos espectadores.

3. Aposte nos anúncios pagos

Os anúncios pagos são ótimas estratégias para aumentar o alcance das postagens e acelerar a visibilidade da marca. Esses tipos de anúncios posicionam o conteúdo em locais e momentos estratégicos, ação que facilita a percepção do público.

Algumas opções para contratar anúncios pagos são:

  • Facebook Ads;

  • Instagram Ads;

  • LinkedIn Ads;

  • YouTube Ads.

4. Use as lives a seu favor

As lives, espécie de transmissão ao vivo, se popularizaram entre os usuários das redes sociais e tem alto potencial para atrair atenções. Sendo assim, estude essa possibilidade e selecione assuntos para transmitir conteúdos e interagir com o público em tempo real.

5. Invista em Stories

Para o Instagram, Facebook e outras redes sociais, os Stories são excelentes maneiras para estimular a atenção do público. Dessa forma, crie conteúdos específicos para os stories, com foco em promoções, novidades ou assuntos relacionados ao cotidiano na loja.

6. Interaja com a audiência

Um dos maiores objetivos das redes sociais é estimular a comunicação e interação entre pessoas e marcas. Por essa razão, não deixe de interagir com o público de forma agradável e proativa para aumentar a taxa de conversão e engajamento.

7. Se tiver site, otimize-o de acordo com as técnicas de SEO

As técnicas de SEO - Search Engine Optimization, são os pilares para a construção dos conteúdos para o marketing nas redes sociais. Em vista disso, é imprescindível otimizar o seu site de acordo com as estratégias, para melhorar o desempenho nos mecanismos de busca — uma boa opção é contar com profissionais especialistas.

Como mensurar resultados e propor melhorias

O marketing nas redes sociais é dinâmico e tem como base o comportamento dos usuários, que pode variar bastante. Sendo assim, é indispensável analisar e mensurar a performance para identificar o que está indo bem e o que precisa melhorar.

Nesse contexto, após realizar a publicação dos conteúdos nas redes sociais, mantenha um monitoramento preciso para avaliar os resultados. Métricas como o volume do tráfego, crescimento do número de seguidores, taxa de cliques e de rejeição são bons indicadores para analisar a performance das publicações.

O acompanhamento contínuo dos indicadores proporciona uma visão realista e facilita a propor melhorias com precisão. Embora pareça algo simples, faz a diferença para melhorar os resultados no marketing e reduzir o custo de captação de clientes.

Como você percebeu, o marketing nas redes sociais é extremamente importante para manter o posicionamento da marca e facilitar a captação de clientes. Portanto, considere essa estratégia uma prioridade para crescer e alcançar melhores resultados.

Gostou do post? Agora que você viu as melhores dicas para o marketing nas redes sociais, o que acha de ver outros conteúdos relevantes? Não perca tempo e siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

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