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7 formas de obter melhores resultados no home center

27 de setembro de 2023
Planejamento Estratégico
melhores resultados no home center

A construção civil é um segmento dinâmico e que está cada vez mais competitivo, inclusive quando se trata do varejo. Por isso, investir em boas estratégias para obter melhores resultados no home center é essencial para acelerar o crescimento.

Com o aumento das obras e reformas, ter uma loja atrativa e focada na experiência do cliente é um diferencial relevante. Sobretudo para se destacar dos concorrentes, elevar as vendas, superar adversidades e atingir as metas estabelecidas.

Quer saber como potencializar o crescimento e a lucratividade do seu negócio? Continue lendo este post e veja 7 dicas incríveis para alcançar melhores resultados no home center e como escolher os melhores equipamentos para o PDV!

Quais são os desafios mais enfrentados pelo home center?

O home center é um segmento varejista que enfrenta diversos desafios ao longo da trajetória. Desde questões mercadológicas a necessidade de inovação, que exigem atenção e muito planejamento dos empreendedores para superá-los e crescer.

Podemos afirmar, que os principais desafios no dia a dia de um home center são os seguintes:

  • acompanhar as tendências do mercado;

  • gerenciar o estoque com eficiência;

  • ter um PDV criativo e atraente;

  • promover experiências enriquecedoras;

  • manter boa presença no meio virtual;

  • captação e fidelização de clientes;

  • aumento do ticket médio.

O estudo sobre cada desafio e o planejamento para superá-los é imprescindível para potencializar os resultados e o posicionamento de marca. Um tema que requer atenção exclusiva dos gestores que desejam ter um negócio escalável e promissor.

Como obter melhores resultados no home center? Veja 7 dicas!

O sucesso de um home center está relacionado com diversos fatores e um dos principais é um planejamento estratégico eficaz. Consiste em um olhar atento a determinados aspectos que podem melhorar a performance do negócio.

Nesse contexto, alguns temas merecem maior atenção e são cruciais para elevar a competitividade do home center. Ou seja, fatores que tornam o ponto de venda atrativo, exclusivo e favorável a promover uma experiência única para o cliente.

Confira a seguir dicas para facilitar a atingir melhores resultados no home center!

1. Invista na organização

Uma loja organizada e limpa proporciona uma sensação de bem-estar e agradabilidade ao cliente. Por isso, é o ponto de partida para elevar o tempo que a pessoa passa no estabelecimento e com isso, facilitar o processo de conversão.  

Invista em um layout de loja personalizado, capriche no planograma e mantenha tudo sempre no devido lugar, respeitando os espaços de circulação. Esse cuidado é muito importante para a experiência dos seus clientes e ajuda a vender mais.

2. Não abra mão da qualidade

A qualidade dos produtos é indispensável para a satisfação do consumidor, principalmente quando os preços são justos. É essencial disponibilizar um portfólio diversificado, mas que direcione apenas para itens reconhecidos pela excelência.

Portanto, tenha atenção aos seguintes fatores:

  • escolha fornecedores confiáveis;

  • selecione as melhores marcas;

  • avalie o que há de novidade no mercado;

  • apresente linhas completas de produtos;

  • pesquise e estude seus concorrentes.

3. Use as cores com criatividade

Outro ponto que você precisa ter atenção é o uso das cores, tanto no seu ponto de venda quanto nas mídias virtuais. A construção de uma identidade visual para sua marca é um dos aspectos que mais despertam o interesse do consumidor.

Em vista disso, defina as cores e use-as com criatividade na sua loja, sem excessos e de uma maneira estratégica. Se achar necessário, conte com apoio profissional para ter um design exclusivo e assim, surpreender o seu público.

4. Use ações sensoriais

O marketing sensorial é uma estratégia relevante para atrair clientes e otimizar o processo de conversão. Trata-se de medidas adotadas no PDV para estimular os sentidos, como o olfato, paladar, audição e a visão do consumidor.

Algumas das principais ações sensoriais que você pode utilizar no home center são:

  • insira uma playlist ambiente agradável;

  • mantenha a loja perfumada;

  • personalize suas gôndolas;

  • faça demonstrações de produtos;

  • crie vitrines atrativas.

5. Treine sua equipe

Um bom atendimento é um diferencial relevante não apenas para converter vendas, mas também para gerar fidelização. Quando o cliente é bem atendido e os produtos atendem suas necessidades, ele sempre retornará para novas compras.

Nesse sentido, é indispensável treinar a sua equipe periodicamente e reforçar os melhores procedimentos de acordo com cada função. Além disso, também é importante manter os profissionais motivados para garantir um bom desempenho.

6. Gerencie bem o estoque

Você sabia que a gestão de estoque tem influência direta nos resultados do seu home center? O setor é crucial para preservar a qualidade, evitar prejuízos e ainda garantir entregas pontuais, aspectos importantes para o sucesso do negócio.

Desenvolva um controle de estoque criterioso e garanta que todos os processos, entradas e saídas estejam alinhados. Inclusive, mantenha o estoque, setor de vendas e compras trabalhando em harmonia para ter ainda mais qualidade na loja.

7. Tenha expositores personalizados

Os elementos de destaque no PDV são os expositores, que dão vida à loja e impactam até mesmo na experiência de compra. Em vista disso, investir em gôndolas, displays e prateleiras personalizadas é a melhor alternativa para estimular as vendas.

Os expositores personalizados são produzidos sob medida para o seu home center, tanto nas cores quanto nas dimensões. Por essa razão, tornam a loja especial e única, com um PDV criativo e que foi pensado para contribuir com a satisfação do cliente.

Por que é importante caprichar no layout do home center?

Um layout feito de acordo com as características do estabelecimento é um diferencial importante para as estratégias comerciais. Consiste na oportunidade para criar uma organização perfeita, com fluxos e exposição de produtos bem definidos.

A escolha de equipamentos, expositores e prateleiras em número e design adequado ao home center contribuem para otimizar todo o espaço. Além de harmonizar a estética com a funcionalidade, fatores essenciais para os clientes e funcionários.

Aqui na SAFOL você encontra as melhores soluções para transformar o seu home center em todos os sentidos. Há mais de 40 anos no mercado, somos especialistas na produção de gôndolas, displays, sistemas de armazenagem e projetos comerciais.

Com serviços de alto padrão e qualidade, desenvolvemos projetos exclusivos e pensados para surpreender o cliente e otimizar o trabalho da sua equipe. A melhor alternativa para ter um ponto de venda personalizado com a identidade da sua marca.

Concluímos neste post que algumas estratégias simples são decisivas para alcançar melhores resultados no home center. Portanto, considere-as como prioridade para alavancar suas vendas, conquistar mais clientes e ter um negócio de sucesso.

Gostou das dicas sobre como atingir melhores resultados no home center? Não perca a oportunidade para otimizar sua lucratividade! Entre em contato conosco agora mesmo e conheça soluções que vão revolucionar seu negócio!

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