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Mercado varejista em 2022: 4 tendências para ficar de olho

21 de fevereiro de 2022
Comportamento do Consumidor
Mercado varejista

O mercado varejista está em constante evolução. Por esse motivo, é importante ficar de olho nas tendências para se destacar competitivamente no mercado e garantir bons resultados, bem como atrair a atenção do público em relação aos concorrentes.

Principalmente nos últimos dois anos, as estratégias vêm se modificando continuamente para acompanhar as transformações provocadas pela pandemia da Covid-19. Consequentemente, existem os riscos de aquele empreendimento que não se atualiza perder espaço, bem como ser considerado obsoleto pelos seus clientes.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira as principais tendências e possa implementá-las no negócio. Continue a leitura e saiba mais!

1. Gestão integrada de dados

Tomar decisões baseadas em dados tem sido uma tendência verificada nos mais diferentes setores. No caso do varejo, não é diferente. Mais ciência e menos achismos tem sido uma premissa das empresas, independentemente do ramo de atuação. Nesse sentido, ter uma gestão integrada de dados favorecerá em estratégias mais efetivas e que de fato garantam bons resultados para o varejo.

Porém, uma dúvida comum entre as equipes está no significado de gestão integrada. Trata-se da preocupação de um negócio em investir em ferramentas para os seus mais variados setores, de modo que os principais processos possam ser controlados e automatizados.

Gestão financeira, por exemplo. Por meio de um software que traga melhorias para a área, o negócio poderá usufruir de:

  • redução de erros no controle de entradas e saídas financeiras;

  • redução de fraudes, especialmente para lojas maiores e que tenham mais de uma unidade;

  • mais segurança para as informações;

  • melhor organização de processos;

  • segurança fiscal, entre outros.

Além disso, há a possibilidade de integrar com outras soluções da loja, entender quais os impactos das ações de marketing para a empresa, bem como aumentar a produtividade de todo o time — contribuindo para que a equipe seja mais estratégica e menos operacional.

2. Mudanças nos hábitos de consumo

Conforme abordamos, a pandemia da Covid-19 acelerou algumas mudanças no mercado varejista. A digitalização, por exemplo. De acordo com o relatório elaborado pela DataReportal, o Brasil conta com cerca de 160 milhões de usuários na internet. Isso faz com que as empresas precisem estar presentes nos mais diferentes canais, oferecendo a mesma qualidade de atendimento que o meio físico.

Também destaca-se o fato de que o consumidor fez mais compras pela internet durante esses dois anos. Um  outro estudo, dessa vez elaborado pela Mastercard SpendingPulse, revelou que o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% no primeiro ano de pandemia (2020) se comparado com o ano anterior. Esse aumento foi mais significativo depois que iniciou o isolamento social imposto pelos governos municipais e estaduais.

E essa tendência chegou para ficar. Hoje, diferentes setores do varejo têm apostado no digital para se destacar em suas vendas. A facilidade proporcionada pelo mercado atual contribui para que haja um investimento que caiba em distintos orçamentos, uma vez que há plataformas para diversas necessidades e tamanhos de lojas — o que possibilita que qualquer empresa possa iniciar suas vendas online.

3. Cliente como centro do negócio

Cliente como centro do negócio, ou Customer Centric, é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum no varejo. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma prática que leva o cliente em consideração em todas as decisões da empresa. No âmbito do varejo, a Amazon se destaca com essa ação, se tornando uma das gigantes mundiais por meio de suas  práticas implementadas —  e que levam sempre em consideração a boa experiência do cliente.

Mas como ter a estratégia de Customer Centric? Confira algumas dicas que selecionamos:

  • independentemente de qual seja o canal, invista na experiência do cliente;

  • tenha como medir o NPS (Net Promoter Score) de seu atendimento — metodologia que contribui para medir o grau de lealdade de seus clientes (por meio de uma nota de 0 a 10, você identificará se aquele cliente indica ou não o seu negócio a amigos e familiares);

  • tenha um bom suporte, principalmente se investir em loja online;

  • antecipe as necessidades de seu cliente;

  • seja fácil de contatar, independentemente do canal;

  • colete feedbacks para entender quais são os pontos de melhoria e quais são aqueles que podem ser potencializados;

  • conheça seus clientes a fundo;

  • faça benchmarking com outras empresas do mercado varejista e adote estratégias que caibam na sua realidade.

Entre os diferenciais de adotar essas práticas, destacamos:

  • melhorias para a experiência de consumo;

  • aumento da retenção de clientes;

  • melhorias para o relacionamento com a sua base;

  • diminuição do CAC, Custo de Aquisição de Cliente, entre outros.

4. Foco cada vez maior na experiência do cliente

Este tópico está diretamente ligado ao anterior. Quando você elabora estratégias com o cliente como foco central, consequentemente vai se preocupar em trazer estratégias que melhoram a experiência do seu público como um todo.

Com o objetivo de trazer melhorias para a experiência do cliente no varejo, algumas ações podem ser implementadas. Entre elas, destacamos:

  • ter atenção para manter o ambiente visualmente agradável;

  • entender quais são as zonas quentes e frias da sua loja e utilizá-las a favor das vendas;

  • adotar o marketing sensorial como um importante aliado para as suas estratégias;

  • capacitar seus profissionais para oferecer um atendimento diferenciado e que se alinha com os valores de sua loja, entre outros.

Quando falamos de experiência do cliente, não podemos deixar de abordar sobre o layout da loja. Essa é uma ação essencial para atrair mais clientes, bem como garantir que eles darão um retorno positivo durante as compras. Além disso, destaca-se que o layout é capaz de influenciar as pessoas em suas decisões (ou não) de compra. Ou seja, é uma oportunidade para que seu negócio venda mais e crie propagadores de sua marca, de modo que as pessoas que vão até lá indiquem a loja para amigos e familiares.

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas das principais tendências do mercado varejista para 2022. Conforme abordamos, existe a necessidade de entender quais são essas mudanças e se adaptar a elas para um destaque positivo no mercado, de modo que os resultados pré-estabelecidos no planejamento estratégico sejam alcançados com mais facilidade.

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