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O que é design personalizado e como impacta a experiência de compra?

03 de agosto de 2023
Organização e Layout de Gôndolas , Planejamento Estratégico , Visual Merchandising
design personalizado

O design personalizado em uma loja é uma estratégia poderosa para expressar a identidade e quando bem executada, torna tudo atrativo. Consiste em um aspecto que diferencia o negócio dos concorrentes e estimula a atenção do consumidor.

Em um mercado competitivo e repleto de opções para o cliente, oferecer um ponto de vendas personalizado transmite uma sensação de exclusividade. Ou seja, tem influência direta na experiência e decisão de compra, o que é imprescindível.

Se você deseja saber mais sobre o tema para aperfeiçoar o seu negócio, vamos ajudar a esclarecer suas dúvidas! Veja neste post o que é o design personalizado, seus elementos principais, qual a importância e dicas para colocá-lo em prática!

O que é o design personalizado no PDV?

Conceito que vem ganhando espaço no mercado, o design personalizado é conjunto de elementos, cores e expressões desenvolvidas exclusivamente por uma loja. Esses aspectos compõem a identidade de marca, expressa no PDV, vitrines e fachadas.

Trata-se também do estilo, decoração e projeto de layout, todos pensados para tornar o ponto de venda e imagem da loja únicos no mercado. Quanto mais harmônica e criativa, maiores são as possibilidades de despertar a atenção dos consumidores.

O design personalizado é constituído com base em elementos principais, por exemplo:

  • fachada da loja;

  • layout interno;

  • estilo da decoração;

  • iluminação.

Todos os elementos combinados e planejados com profissionalismo tem potencial para explorar os sentidos do público e criar um ambiente convidativo, favorável às vendas. Uma estratégia comercial relevante para varejistas que desejam melhorar os resultados.

Qual a importância do design personalizado?

A personalização da loja é muito mais que apenas expressar a personalidade da marca, mas uma maneira para ganhar posicionamento no mercado. Sendo assim, é o que torna um estabelecimento diferente dos demais e impacta na competitividade.

O desenvolvimento de um design único e inovador é muito importante para uma loja permanecer atraente na percepção do cliente. Mesmo sendo simples, promove o marketing sensorial e junto com outras estratégias, facilitam o processo de conversão.

Veja a seguir, os principais motivos que demonstram a importância de personalizar o design da loja!

Reforça a identidade da marca

A identidade de marca é algo essencial para o sucesso e com a personalização do design, é possível expressá-la de forma criativa. Em outras palavras, a estratégia favorece a reforçar a identificação do cliente com a loja e contribui para que retornem para novas compras.

Trabalha a comunicação visual

Um design personalizado também ajuda na comunicação visual no ponto de venda, facilitando a propagar os produtos comercializados. Ou seja, as ações de marketing e promocionais serão mais eficientes e terão maior envolvimento dos consumidores.

Como impacta na experiência do cliente?

O objetivo do design personalizado é fixar a imagem da loja, expressar os valores e trabalhar a comunicação visual de uma forma exclusiva. Assim sendo, quando o cliente entra na loja, logo percebe que o ambiente é diferente de tudo que já viu.

A combinação de cores, estilos e um layout planejado viabilizam a criação de um estabelecimento atraente para o shopper e consumidor. Além de trabalhar os sentidos, como a visão, olfato, audição e tato, em um bom atendimento no ponto de venda.

Diante disso, é seguro afirmar que a personalização do design da loja tem influência direta na experiência do cliente. Inclusive, estimulam a decisão de compra e o aumento do ticket médio, aspectos decisivos para os resultados.

Independentemente do porte do negócio, o design personalizado é um diferencial que irá ajudar a transformar a relação com o público-alvo. Afinal, o ponto de venda é um dos principais locais de contato com o cliente e onde as decisões acontecem.


Como investir em um design inovador para sua loja?

Antes de tudo, é importante saber que o design personalizado é uma técnica que requer muito planejamento e apoio especializado. Cometer erros nesse processo pode causar efeitos graves para a loja, como investimentos desnecessários e insatisfações.

Todo o processo deve ser desenvolvido com base em dados e uma reflexão sobre o negócio, para entender os seus valores e expressões. Desse modo, será mais fácil obter resultados satisfatórios e ainda conquistar a atenção dos consumidores.  

Confira abaixo alguns dos pilares para o design personalizado no seu PDV!

Planeje sua identidade

O planejamento e o passo inicial e deve ser abrangente, para buscar a identidade da sua loja em estilo, cores, valores e outros requisitos. Estude o seu público-alvo e o mercado para identificar as melhores estratégias para o seu projeto.

Defina um estilo

O estilo da loja é um aspecto imprescindível e será o principal meio para estimular a percepção dos clientes. Use a criatividade e apoio especializado para uma boa comunicação visual, pois será o que o cliente irá notar em todo o contato com a loja.

Capriche no layout

O ponto chave da personalização da loja é o layout, que tem um impacto direto na experiencia de compra do consumidor no PDV. As gôndolas e expositores devem ser posicionadas com inteligência, para favorecer o fluxo, setorização e exposição dos produtos.

Dessa forma, conte com apoio profissional para desenvolver um projeto de layout intuitivo e específico para o seu negócio. Esse será um dos melhores investimentos e contribuirá para evitar erros graves, que sempre dificultam o crescimento.,

Na SAFOL você encontra as melhores soluções em projetos comerciais e estrutura para sua loja, independentemente do tamanho. Com profissionais especializados e experiências, é o apoio ideal para ajudar a alcançar os seus objetivos.

A SAFOL oferece serviços de alta performance para sair do básico e criar um layout personalizado para a loja e assim surpreender os clientes. Além da produção de gôndolas, displays, expositores e prateleiras personalizadas com a sua marca.

Tudo que você precisa para ter um negócio atrativo e promissor em um só lugar, com a confiabilidade de uma empresa que está há 44 anos no mercado. Ou seja, a parceria perfeita para inovar sem riscos de investir em itens de forma desnecessária.

Podemos concluir, que investir em um design personalizado é um passo importante para se tornar uma referência. Com um PDV único e criativo a loja vai surpreender todos os clientes, gerar fidelização e alavancar os resultados rumo ao sucesso.

Gostou do post? Agora que entendeu sobre o design personalizado, não espere para transformar sua loja e alcançar o sucesso! Conheça as soluções da SAFOL em projetos comerciais e tenha apoio profissional para inovar no seu negócio! 

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