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Pequeno comércio: saiba como inovar por meio de 4 dicas

28 de março de 2022
Planejamento Estratégico
pequeno comércio

Se você tem um pequeno comércio e acredita que não há necessidade de trazer ideias inovadoras, saiba que está perdendo ótimas oportunidades. Mesmo para empreendimentos de porte menor, é preciso buscar por soluções para atrair o seu público e fidelizá-lo, além de encontrar estratégias que façam com que seu negócio se destaque no mercado. Consequentemente, os resultados serão mais atrativos, o que impulsionará o crescimento da empresa.

Independentemente do nicho de atuação, aquele estabelecimento que busca novidades tende a ser propagado pelo seu público, o que resulta em novos clientes de forma contínua e a otimização de investimentos para o crescimento da empresa.

Se você não sabe como começar, preparamos este material com algumas dicas que poderão ser úteis para a sua gestão. Continue a leitura e saiba mais!

1. Desenvolva uma mentalidade inovadora

Antes de explicarmos como desenvolver uma mentalidade inovadora, daremos um passo atrás: o que é inovação? É a exploração com sucesso de novas ideias, independentemente do nicho de atuação. Trata-se da decisão estratégica de um empreendimento de querer garantir seu espaço e sua competitividade. Principalmente para pequeno comércio, temos uma gama de concorrentes muito ampla. Se você agir por comodidade, terá apenas uma base fixa de clientes, sem crescimento. 

Claro, ter uma mentalidade inovadora é um desafio para qualquer empresa, independentemente do tamanho. Afinal, a equipe está mergulhada em um cotidiano frenético, com os processos recorrentes a serem executados e a necessidade de trazer esforços para suprir as demandas diárias.

Porém, quando a ação for bem executada, há chances de desenvolvimento para o pequeno comércio. Por isso, o primeiro passo é fazer um benchmarking com outras empresas do mercado. Entenda o que de mais inovador é executado e quais são as estratégias que vêm surtindo efeito. Aqui, é preciso de um cuidado especial: adaptar as ações para a realidade de sua empresa. Nem tudo que dá certo em um empreendimento pode ser replicado em outro.

Também é importante investir em tecnologia para otimizar os mais diferentes processos, bem como incentivar a inovação por parte de sua equipe. Quando os funcionários compram a ideia, as coisas fluem de forma mais natural.

2. Utilize as redes sociais

Não dá para imaginar, hoje, um pequeno comércio que não esteja presente nas redes sociais. É uma forma prática de estar mais próximo de seu público e de gerar valor por meio de diferentes canais. Para começar esse investimento, conheça bem os seus clientes. Ao finalizar essa etapa de estudo, você entenderá quais são os canais onde eles estão mais presentes, o tom de voz a ser utilizado e o tipo de conteúdo que eles querem consumir.

Nas diferentes redes, utilize as funcionalidades que elas proporcionam para as empresas. No Instagram, por exemplo. Você pode interagir com a sua audiência por meio dos stories ao realizar enquetes, mostrar o dia a dia de seu comércio, trazer dicas sobre o seu nicho de atuação, entre outros pontos.

Um erro comum cometido pelas empresas quando nos referimos às redes sociais está relacionado à constância de publicações. Não basta fazer uma postagem hoje e ficar um mês sem trazer nenhuma novidade para o seu público. É preciso contar com um planejamento e um cronograma, mesmo se o volume for pequeno. Se a equipe tiver porte para apenas um post semanal, que ele venha periodicamente. Assim, a audiência tem o conhecimento que aquele conteúdo será trazido com certa frequência.

3. Gere uma boa experiência de compra no local

Experiência de compra é uma das principais palavras-chave quando estamos falando de inovação no pequeno comércio. Entre os diferenciais que isso traz para o seu negócio, destacamos especialmente:

  • fidelização de clientes;

  • vantagem competitiva para a empresa;

  • retenção de clientes, o que contribui para que eles sejam propagadores de sua marca;

  • otimização de recursos, entre outros.

Para oferecer uma boa experiência de compra em seu empreendimento, conheça detalhadamente quem é o seu cliente, o que ele busca, quais são os objetivos que ele tem ao entrar em uma loja do seu segmento, entre outras informações. Além disso, conte com uma equipe interna engajada, uma vez que o atendimento proporcionado pelos seus funcionários refletirá diretamente na satisfação das pessoas com o negócio.

Novamente, destacamos a necessidade de investir em tecnologia para a sua estrutura. Se o cliente se depara com uma loja onde ele tem autonomia para realizar as mais diversas atividades, certamente o seu interesse em retornar é maior, uma vez que esse pequeno comércio se preocupa com a praticidade de seu público.

Por fim, não deixe de coletar feedback de quem compra com frequência em seu negócio. Seus clientes, mais do que ninguém, sabem quais são os pontos fortes e fracos da empresa e o que pode ser aperfeiçoado para que a experiência seja ainda mais efetiva.


4. Melhore a ambientação do estabelecimento

Este tópico está diretamente ligado com o anterior. Experiência de compra também está ligada à estrutura física do estabelecimento. Preocupe-se com o layout de sua loja, de modo que o cliente encontre com facilidade todos os produtos que ele deseja encontrar, além de apostar no marketing sensorial.

Marketing sensorial se refere a uma estratégia que reforça o vínculo do empreendimento com os clientes por estímulos sensoriais. Isto é, apelando para os 5 sentidos. Entenda o que mais faz sentido para o seu público e para o seu mercado: em lojas de roupa, por exemplo, uma música ambiente e um local perfumado costuma despertar boas sensações no público, o que amplia a quantidade de tempo que ele permanece naquele espaço.

Porém, destacamos que nem sempre uma estratégia de um negócio poderá ser replicada com fidelidade em outro. Saiba qual é a sua realidade, entenda o seu orçamento e adote as estratégias que mais vão de encontro com as necessidades da loja — e sempre metrifique os resultados!

Como você pôde ver, são muitas as dicas que podem ser implementadas em um pequeno negócio para a inovação. Caso você não adote nenhuma estratégia apresentada e nem se preocupe com inovação, como dissemos, existem os riscos de perder espaço para a concorrência e de ter resultados menos atrativos.

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