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Ponta de gôndola: tire suas dúvidas e saiba como usar de forma criativa

14 de março de 2022
Visual Merchandising
ponta de gondola

Buscar por estratégias para aumentar as vendas é um dos desafios e objetivos de grande parte dos comércios varejistas, independentemente do nicho de atuação. Nesse sentido, é importante observar o PDV como um todo, analisar quais são os pontos mais estratégicos e formular ações para aqueles espaços de mais destaque. Dessa forma, a ponta de gôndola se destaca. Trata-se de um "ponto extra" do ponto de venda  com muita visibilidade por parte dos clientes.

Ou seja, não dá para colocar qualquer produto, uma vez que vai ser um dos primeiros contatos que a pessoa terá assim que chegar até à sua loja. Pensando nisso, elaboramos este material para explicar de forma mais detalhada do que se trata a ponta de gôndola e quais são as principais dicas para elaborá-la de forma mais efetiva. Confira!

O que é ponta de gôndola?

Primeiro, é importante entendermos com mais detalhes do que se trata a ponta de gôndola. Como abordamos, é um "ponto" extra do seu PDV. Além disso, se destaca por ser um dos pontos de muita visibilidade por parte dos clientes, o que faz com que as equipes destinem atenção para esse espaço e escolham produtos que realmente são importantes para o seu público.

Para isso, é adicionada uma peça à ponta, que fica virada para o corredor de seu negócio. Dessa forma, há a possibilidade de explorar algumas técnicas de venda e comunicação para esse ambiente, de acordo com os objetivos de sua loja. Exemplo: se há um produto que tem muito fluxo de vendas mas que o prazo de validade está próximo daquela data, é uma boa tática trazer uma promoção e deixar esses itens na ponta de gôndola.

Como aproveitar a ponta de gôndola de forma mais estratégica?

Agora que você já sabe do que se trata a ponta de gôndola, vamos explicar como é possível aproveitá-la da forma mais estratégica possível. Entenda!

Escolha bem os produtos

Por se tratar de um espaço com muita visibilidade por parte de seu público, não há como escolher os produtos sem ser de forma estratégica. Por essa razão, faça uma análise de seu catálogo e entenda quais são as prioridades para aquele momento.

Além disso, como explicamos, a escolha vai depender de quais são os objetivos de seu negócio para aquele período. Entre as sugestões para a escolha dos produtos, destacamos:

  • escolha de itens promocionais e que há o interesse de ter mais saída para aqueles produtos;

  • trazer produtos de uma mesma marca mas que tenha simbologias diferentes (exemplo: em um varejo de materiais escolares, colocar na ponta de gôndola cadernos de um mesmo fabricante mas com capas variadas);

  • apostar no cross selling: quando há essa estratégia, você vai acrescentar produtos que se complementam. Partindo do mesmo exemplo de materiais escolares, poderia colocar na ponta de gôndola, além de cadernos, caixas de lápis de cor.

Varie os produtos de tempo em tempo

Independentemente de quais sejam os produtos escolhidos, é importante que haja uma variação de tempos em tempos. No varejo, é importante levar em consideração que o cliente fidelizado vai retornar com mais frequência ao seu negócio. Nesse sentido, caso não haja nenhum tipo de mudança na forma de exposição dos produtos, é um ponto negativo, pois transmitirá a impressão de que a sua empresa não vai em busca de novidades e que fornece sempre os mesmos produtos.

Nesse sentido, estabeleça uma prioridade para que a sua equipe faça as alterações ao longo do mês. É interessante contar com um cronograma, pois possibilita um estudo mais detalhado da escolha dos materiais/produtos e permite ainda que todo o time esteja preparado para o dia em que houver essa troca. Isso contribui também para que haja uma periodicidade padrão.

Utilize a ponta de gôndola para movimentar as vendas de produtos sem giro

Outra tática interessante para utilizar a ponta de gôndola de forma estratégica é utilizá-la para movimentar as vendas de produtos sem giro.

Se houver a identificação de que determinado item está "encalhado" em sua loja, há a possibilidade de elaborar uma promoção atrativa para aqueles itens e deixá-los em destaque. Você pode, por exemplo, realizar combos com outros itens que estejam em alta, ou fazer campanhas do tipo "leve 3 e pague 2".

Utilize a criatividade e deixe a ponta de gôndola atrativa para chamar a atenção de seu público, uma vez que se trata de itens que, de forma natural, não têm levantado o interesse dos frequentadores de sua loja.

Atente-se às etiquetas de preço

Essa é uma dica que deve ser aplicada para qualquer espaço de sua loja, uma vez que o cliente observa e toma as suas decisões de compra baseado em qualidade e também em preço. Porém, na ponta de gôndola essa é uma atenção ainda mais especial. Afinal, se trata de um espaço cuja visibilidade é muito maior do que em qualquer outro ambiente de sua loja, além de ser um dos primeiros contatos que a pessoa terá com aquela seção.

Se tiver qualquer precificação errada, há riscos de ter problema de relacionamento com o consumidor, o que prejudica de forma direta a competitividade de seu negócio.

Outro erro comum cometido pelas empresas é o de não colocar a etiqueta de preços. Se você deseja que o cliente veja aquele item, é preciso que ele saiba também o seu preço para contribuir para a sua compra. Dificilmente uma pessoa se interessa por algum material sem antes saber qual o seu valor, uma vez que há uma análise prévia do custo-benefício daquele item antes de se deslocar até o caixa.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é ponta de gôndola, quais são os diferenciais em uma loja, além de conferir dicas para que elabore uma ponta de gôndola de forma efetiva e estratégica. Para que você obtenha resultados ainda melhores, é essencial contar com um projeto de layout em seu negócio, uma vez que vai contribuir para a escolha efetiva desses produtos e ainda garantir que todo o espaço de sua loja seja pensado com base nas necessidades e no perfil de seu público.

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