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Produtos perto do vencimento: saiba como vender de forma legal e segura

22 de setembro de 2022
Comportamento do Consumidor , Gestão de Estoque
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A dúvida sobre o que fazer com produtos perto do vencimento é comum a muitos empreendedores e gestores no varejo. Trata-se de uma situação que requer cuidados especiais, para evitar perdas, prejuízos e a comercialização de itens fora da validade.

Muitos supermercados estão adotando a venda de produtos perto do vencimento em condições mais atrativas ao consumidor. Embora seja uma situação permitida, é indispensável realizar da forma correta, para preservar o negócio e os consumidores.

Você se interessou pelo assunto e deseja saber mais? Neste post vamos apresentar informações relevantes para suas estratégias comerciais! Continue lendo e entenda se vender produtos perto do vencimento é legal e como fazer dentro da legalidade!

Como funciona a venda de produtos perto da validade?

Todo supermercado trabalha com uma grande variedade de produtos, com prazos de validade distintos. Com isso, muitas vezes alguns itens não saem a tempo e acabam se aproximando da validade, o que exige uma atenção especial dos empreendedores.

Nesse sentido, a venda de produtos próximos do vencimento é uma oportunidade para oferecer descontos atrativos e facilitar a comercialização. Além de evitar que essas mercadorias sejam descartadas e provoquem prejuízos para o negócio.  

Desse modo, a comercialização funciona de forma simples e como uma alternativa para melhorar os preços e elevar as vendas. Afinal, os consumidores são facilmente atraídos por valores mais baixos, o que é essencial para as estratégias comerciais.

No entanto, apesar de ser uma boa possibilidade, é importante garantir que a venda de itens próximos da validade não seja uma rotina. Para isso, desenvolver uma boa gestão de estoque e equilibrar as compras é indispensável para todo supermercado.

Como vender produtos próximo ao vencimento?

O segmento varejista é extremamente competitivo, por isso, definir estratégias comerciais é muito importante para se destacar — inclusive a venda de produtos perto do vencimento em ofertas especiais, que são formas eficientes para atrair a atenção dos consumidores.  

Contudo, o processo para comercializar mercadorias que estão próximas da validade deve ser muito bem planejado, para garantir a legalidade e eficiência. Em outras palavras, os gestores precisam saber quais as etapas para oferecer produtos com transparência e segurança.

Veja a seguir, algumas dicas para ter sucesso na venda de produtos próximos do vencimento!

Separe em uma gôndola específica

Após identificar quais os produtos que vão vencer em curto prazo, é preciso separá-los em uma gôndola específica e com destaque no layout da loja. Assim, você evita que os repositores e até mesmo os clientes confundam com outros itens semelhantes.

Para aumentar a visibilidade, escolha uma gôndola chamativa e coloque todos os produtos separados por classe. Uma boa ideia é colocar a estrutura em locais de maior circulação na loja, para garantir que todos os clientes notem as ofertas.

Crie cartazes chamativos

Os anúncios dos produtos em um supermercado são a principal forma para atrair atenções e estimular o processo de compra. Por esse motivo, é muito importante que aconteça com boas estratégias visuais e com o uso do marketing sensorial.

Uma dica relevante é deixar claro para os consumidores que os produtos estão próximos da data de vencimento e que são para consumo em curto prazo. Garantir a transparência nesse processo é fundamental para gerar confiabilidade e segurança.

Mantenha a organização

Além do planejamento, a   para garantir a comercialização segura de produtos próximos ao vencimento. Afinal, esses itens devem ter um tratamento diferenciado das demais mercadorias, tanto no PDV quanto no estoque.

Portanto, treine sua equipe para identificar, classificar e repassar os produtos próximos do vencimento em tempo hábil para os gestores definirem as promoções. Assim, o processo de venda vai acontecer com excelência para evitar perdas e prejuízos.

Otimize a gestão do estoque

A gestão do estoque é um ponto primordial para o bom funcionamento de um supermercado, sobretudo em relação a validade de cada produto. Trata-se do setor que controla as quantidades, reposições adequadas e repassa dados precisos para as estratégias comerciais.

Sendo assim, é importante garantir um bom gerenciamento para identificar os produtos próximos do vencimento a tempo de serem comercializados. Além disso, os itens que estão muito próximos da validade ou vencidos, devem ser descartados de uma forma ambientalmente correta.

O que pode acontecer ao vender produtos vencidos?

A comercialização de produtos vencidos é expressamente proibida em qualquer estabelecimento, de acordo com a Lei N° 8137/90, no artigo 7°. Dessa forma, transgredir a legislação provoca multas e outras penalidades sérias, que comprometem o funcionamento do supermercado.

Nesse contexto, a venda de produtos vencidos é considerada um crime grave contra o consumidor e, de acordo com a lei, além da multa, os comerciantes infratores e até gerentes do negócio podem ter uma pena de 2 a 5 anos de detenção.

Devido a esse fato, é um assunto muito sério e que deve ser evitado em todas as hipóteses, para garantir a regularidade do supermercado. O que explica a importância de uma gestão proativa e eficiente, para garantir apenas a comercialização legal na loja.

Mesmo que os produtos próximos do vencimento sejam inevitáveis em algum momento, é importante evitar essa situação. Apesar da oportunidade de fazer ofertas, cair na rotina pode demonstrar um certo desequilíbrio entre os setores de compras, vendas e estoque — que sempre levam a prejuízos financeiros.

Portanto, para reduzir o número de itens próximos da data de vencimento é essencial ter atenção aos seguintes fatores:

  • conheça o público-alvo;

  • use metodologias como a curva ABC, PEPS ou PVPS;

  • desenvolva boas campanhas de marketing;

  • tenha atenção especial com o controle do estoque;

  • faça compras estratégicas;

  • use métodos para elevar o giro de produtos.

Vender produtos próximo ao vencimento é uma prática comum no mercado e além de evitar prejuízos, contribui para oferecer boas condições e atrair clientes. No entanto, garanta que esse processo ocorra de forma correta e transparente, para evitar complicações.

Gostou do post? Agora que entendeu como vender produtos próximo do vencimento, aproveite e curta nossa página no Facebook! Veja outros conteúdos e novidades sobre diversos assuntos para aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos! 

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