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Quais os produtos que mais vendem no supermercado e como organizá-los?

10 de novembro de 2022
Gestão de Estoque , Organização e Layout de Gôndolas
produtos que mais vendem no supermercado

Você sabe quais os produtos que mais vendem no supermercado? Adotar estratégias para aumentar ou manter as vendas elevadas é algo essencial para todo negócio. Especialmente no setor varejista, que é extremamente movimentado e competitivo em todas as regiões.


Nesse contexto, identificar os produtos mais procurados pelos consumidores e usar essa informação para otimizar o processo de compra é uma ótima ideia. Além de facilitar a captação de clientes, influencia na tomada de decisões e aumenta os resultados.


Quer saber mais? Neste artigo vamos apresentar informações importantes para o crescimento do seu negócio! Continue lendo e saiba quais os produtos que mais vendem no supermercado e como organizá-los para vender ainda mais!


Qual a importância de saber os produtos que vendem mais?

Todo supermercado, independentemente do porte, conta com uma grande variedade de produtos, distribuídos em categorias e setores. No entanto, em meio a tantas opções, alguns itens sempre são mais procurados pelos clientes e saem mais das gôndolas.


Trata-se de produtos que toda pessoa tem em casa e o consumo é mais elevado, por isso, sempre vão às compras para fazer a reposição. Saber quais são esses produtos é crucial para direcionar as estratégias comerciais, elevar as vendas e também o ticket médio.


Em outras palavras, os gestores que sabem os itens mais vendidos têm a oportunidade de melhorar a gestão de estoque e expor os itens de forma estratégica – o que é um aspecto essencial para se destacar dos concorrentes e buscar melhores resultados do seu negócio.


Como essa informação ajuda nas estratégias de exposição?

A setorização e exposição de produtos é um dos principais desafios dos gestores dos supermercados. Afinal, é uma atividade que tem relação direta com a experiência do cliente, processo de compra, layout interno e muitos outros fatores.


Sendo assim, saber quais os itens que mais vendem no supermercado é uma informação útil para direcionar a organização e a exposição. Com base nesses dados, é possível reservar locais de destaque e ampliar as marcas desses produtos.


Diante disso, são dados relevantes para posicionar os produtos nas gôndolas de forma que otimize o processo de venda. Por essa razão, é um ponto que merece atenção e vai contribuir para o consumidor achar o que precisa com rapidez.


Quais os produtos que mais vendem no supermercado?

Alguns produtos comercializados em um supermercado apresentam um volume de vendas bem acima da média. Mesmo em períodos de alta inflação e instabilidade econômica, esses itens mantêm um bom nível e contribuem para as receitas das vendas.


Sendo assim, são mercadorias que estão presentes na maioria das compras e, por esse motivo, devem sempre estar disponíveis na loja. Veja abaixo, quais são os produtos que mais vendem no supermercado:

  • arroz;

  • feijão;

  • café;

  • ovos;

  • cebola;

  • alho;

  • frios;

  • farinha de trigo;

  • carnes;

  • macarrão;

  • bebidas;

  • produtos de limpeza.


Como podemos notar, são produtos considerados de consumo básico em uma residência e tem uma alta taxa de reposição. Desse modo, as buscas por eles nas gôndolas sempre serão maiores em relação a inúmeros outros tipos.


Como fazer a exposição dos produtos que mais vendem?

Para ter melhores possibilidades de conquistar a fidelidade dos clientes e garantir uma boa experiência, a exposição dos produtos deve acontecer de forma estratégica. É necessário cuidar para oferecer uma boa apresentação, combinando design e eficiência.


Veja nos próximos tópicos, os principais fatores que você precisa considerar para alcançar esse objetivo!


Aposte no cross merchandising

O cross merchandising é uma estratégia que organiza os produtos mais buscados pelos consumidores sempre ao lado um do outro, o que acaba elevando o ticket médio. Portanto, estude os itens mais vendidos e os posicione próximos, sempre considerando a categoria de cada um.


Com o cross merchandising e uma setorização inteligente do seu supermercado, os consumidores são naturalmente influenciados a comprar mais. Os resultados podem melhorar ainda mais, principalmente, quando as pontas de gôndolas são aproveitadas com promoções e uma exposição personalizada dos produtos.


Mantenha a organização

Ambientes comerciais organizados e limpos proporcionam uma sensação de bem-estar para o cliente e melhoram a experiência de compra no PDV. Sendo assim, capriche na organização dos setores e dos produtos para facilitar o fluxo de compra e melhorar a satisfação do consumidor.


Seja estratégico ao posicionar cada produto

Se deseja melhorar o processo de compra e estimular o cliente e levar mais, posicione os produtos de forma estratégica no ponto de venda. Com exceção de ofertas, coloque os produtos que vendem mais afastados da entrada e bem organizados nas gôndolas.


Nesse sentido, o planejamento é essencial para definir um layout intuitivo de posicionar cada categoria e marca com inteligência. Portanto, estude com cuidado e defina um bom planograma para caprichar em cada setor do supermercado.


Combine os produtos

A combinação de produtos é uma grande ação para fazer o consumidor identificar outros itens que precisa e acabar levando. Diante disso, analise as mercadorias e coloque sempre próximas, ou até mesmo, em combos expostos em uma gôndola específica.


Faça a sinalização

Quando um consumidor tem dificuldade para encontrar o que precisa no supermercado, a sua satisfação é comprometida e dificulta a fidelização. Por isso, invista em uma sinalização clara, para que todas as categorias sejam facilmente identificadas, e o cliente esteja melhor orientado durante sua procura por um produto.


Sendo assim, também é interessante criar uma identidade visual específica para o supermercado, inclusive com gôndolas, prateleiras e displays personalizados. Trata-se de um investimento que faz toda a diferença e contribui para melhorar o posicionamento de marca e a fidelização.


Quais os cuidados a serem tomados na exposição de produtos?

A exposição dos produtos é decisiva para proporcionar ao cliente uma boa experiência e agilizar a localização de cada categoria e item. Por isso, é indispensável adotar alguns cuidados para garantir uma apresentação eficiente e evitar desistências.


Nesse sentido, alguns desses cuidados são:

  • definir um bom planograma;

  • ter atenção ao nível das prateleiras e gôndolas;

  • atenção especial a iluminação e sinalização;

  • colocar produtos complementares próximos;

  • ter um bom projeto comercial.


Podemos concluir que saber quais os produtos que vendem mais no supermercado é uma informação útil para direcionar a exposição e setorização. Com base em uma boa estratégia, você terá a oportunidade de aumentar as vendas e os resultados.


Gostou do post? Agora que você já sabe quais os produtos que mais vendem no supermercado e como organizá-los, o que acha de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos? Veja agora mesmo o conteúdo sobre setorização de supermercados!



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