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Self checkout: saiba como essa tecnologia está sendo aplicada no varejo

18 de abril de 2022
Comportamento do Consumidor
self checkout

Oferecer facilidades ao cliente deve ser o objetivo de grande parte dos estabelecimentos, independentemente do nicho de atuação. Hoje, com o uso da tecnologia, há muitas alternativas para que haja melhorias na experiência de seu público e, consequentemente, melhore os resultados do negócio. O self checkout é um bom exemplo disso. Trata-se de uma solução que traz a oportunidade do cliente pagar as suas compras de forma mais prática e fácil.

Essa tendência tem se tornado uma das queridinhas entre as empresas e também entre as pessoas que frequentam o empreendimento. Portanto, você tende a se destacar adotando-a na loja. Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda um pouco mais sobre o significado desse conceito e confira alguns de seus diferenciais. Veja!

O que é o self checkout?

O self checkout é um terminal de autoatendimento que funciona praticamente como caixa. Por meio dele, a própria pessoa tem a oportunidade de identificar o seu produto de acordo com o código de barras e realizar o pagamento.

Estamos nos referindo a uma das formas mais inovadoras de fornecer o autoatendimento em seu negócio, que reflete diretamente na experiência do cliente. Sabemos a importância do customer experience para qualquer empresa, seja qual for o segmento. Por meio de estratégias que impactam esse ponto, o negócio tem como diferencial:

  • vantagem competitiva em relação aos concorrentes, o que reflete em resultados mais atrativos;

  • retenção de clientes, contribuindo para que haja pessoas propagadoras de sua marca;

  • otimização de recursos, principalmente naqueles voltados ao marketing;

  • oportunidade de contar com uma cultura centrada no cliente, entre outros.

Quais os principais diferenciais do self checkout?

De acordo com um levantamento realizado pela empresa de consultoria McKinsey, nos Estados Unidos, aproximadamente 79% das pessoas pretendem continuar ou aumentar o uso do self checkout, que ganhou relevância durante a pandemia - uma vez que evitava o contato físico entre cliente e profissionais de seu negócio.

Se voltarmos a análise para o Brasil, essa tendência não fica para trás. Um estudo realizado pela Croma Marketing Solutions e publicado na Mercado & Consumo, mostra que cerca de 60,4% dos brasileiros preferem esse recurso. Mas quais são os demais diferenciais que essa solução oferece para a empresa? Selecionamos algumas das principais, confira.

Mídia espontânea

Se tanta gente prefere o self checkout, consequentemente há oportunidades para mídia espontânea de seu negócio. Afinal, trata-se de uma solução que chama a atenção de seu público, uma vez que as rotinas do empreendimento e o modo como é feito o atendimento são completamente modernizados.

Vamos pegar como exemplo a realidade dos bancos: hoje, quanto mais os clientes conseguem resolver suas pendências no caixa eletrônico ou pelo aplicativo sem nem sequer sair de casa, melhor, não é verdade? Para o varejo essa realidade também é semelhante. Precisamos buscar alternativas que automatizam as atividades e forneçam mais autonomia para o seu público.

Redução de filas

Quando mencionamos sobre experiência do cliente no varejo, não podemos deixar de lado a importância de traçar estratégias para reduzir as filas.

Em uma loja ou supermercado, temos os caixas convencionais, que ocupam muito espaço e são relativamente grandes, o caixa rápido, que oferece um limite de produtos por compras, o caixa preferencial, obrigatório para os estabelecimentos e o de autoatendimento. Neste último, onde se encaixa o self checkout, não há necessidade de operador, uma vez que o cliente é o responsável pelo seu atendimento - como o próprio nome já diz.

Com a autonomia proporcionada às pessoas e trazendo mais uma opção para que ela conclua a sua compra, consequentemente vai haver redução de filas. Aliado a isso, é importante adotar outras estratégias, como:

  • treinar profissionais da loja para que eles possam orientar os seus clientes em relação a qualquer dúvida que venham a ter;

  • investir em uma boa comunicação na loja, sendo mais uma ação para evitar que o cliente fique com dúvidas;

  • identificar os dias e horários de pico para aumentar o número de profissionais nesses períodos, entre outros.


Reposicionamento da equipe

As empresas estão cada vez mais preocupadas em fornecer uma visão mais estratégica para a sua equipe. Com o self checkout, o seu negócio tem a oportunidade de reposicionar profissionais. Aqueles que estavam em caixas, podem ser direcionados para outras funções que impactam de forma mais direta os resultados do negócio.

Esse ponto influencia também na diminuição de despesas. Em vez de contratar outras pessoas para essas funções, basta planejar um remanejamento de profissionais. Isso contribui para que haja uma redução de custos sem que isso afete a qualidade dos serviços e produtos - muito pelo contrário.

Equipamento para várias funções

No self checkout, basta o cliente aproximar o código de barras no lugar indicado para que haja a leitura e o reconhecimento do item. Mas você deve estar se perguntando: o que deve ser feito em produtos que não tenham o código, como frutas, legumes, pães, etc.?

A solução é pensada para atender aos mais diferentes tipos de itens de um negócio. Nesse sentido, ela conta com uma balança própria que permite à própria pessoa realizar a pesagem. Além disso, é muito fácil de fazer o manuseio. Todas as funcionalidades são intuitivas, o que dificilmente vai gerar dúvidas entre seus clientes.

Porém, como mencionamos, é essencial que a sua equipe seja treinada sobre as mais diferentes dúvidas que os clientes possam apresentar. Assim, além de contar com facilidades de um auto atendimento, você também se preocupará com a humanização de seu negócio, outro item importante para a experiência do público.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o self checkout e como ele contribui para os resultados de seu negócio. Para adotá-lo, é preciso buscar pelo fornecedor que melhor atenda às suas necessidades e que também forneça um bom suporte. Além disso, não deixe de estudar o espaço físico de seu negócio e analisar como ele pode ser otimizado para implementar a tecnologia.

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