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Setorização de supermercado: como fazer de forma estratégica?

17 de janeiro de 2022
Visual Merchandising
Setorização de supermercado

A setorização de supermercado é um fator que faz toda a diferença para a experiência dos consumidores e influencia diretamente nos resultados. Afinal, ter prateleiras e gôndolas organizadas e bem definidas é algo que mexe com os sentidos dos clientes e acaba induzindo a compra.  

Nesse sentido, setorizar a loja é uma forma inteligente e estratégica para atrair e garantir que os consumidores passem mais tempo na loja – além de proporcionar acesso fácil a grande variedade de produtos, otimizando o processo de conversão e fidelização.

Se você deseja oferecer ambientes organizados e agradáveis para seus clientes, entender sobre esse assunto é indispensável. Pensando nisso, confira neste post o que é a setorização de supermercado, qual a importância e dicas valiosas para colocar essa estratégia em prática!

O que é a setorização de supermercado?

A setorização de supermercado consiste na divisão dos produtos em setores, departamentos e subdivisões, de acordo com cada classe. Em outras palavras, é a separação estratégica e organizada de produtos em um supermercado, de forma que facilite as compras do cliente.

Existem diversos setores que compreendem os produtos nos supermercados, por exemplo:

  • açougue;

  • frios e laticínios;

  • adega;

  • bebidas;

  • higiene e limpeza;

  • hortifruti;

  • padaria;

  • enlatados;

  • cereais e fitness.

Diante disso, a setorização é a organização dos produtos em cada um desses setores, sendo definida de acordo com o porte e variedade de cada estabelecimento. Um conceito básico para as operações de um supermercado, contribuindo em diversos aspectos.

Por que a setorização é importante?

O segmento dos supermercados é extremamente competitivo e os clientes encontram diversas opções para comprar o que precisam. Nesse sentido, uma setorização bem elaborada é um diferencial importante, capaz de influenciar nas decisões dos consumidores.

Em vista disso, a setorização de supermercado é uma estratégia para aperfeiçoar o ambiente e tornar as compras mais práticas e agradáveis. O que ajuda a se destacar dos concorrentes e oferecer um espaço único, organizado e que vai além de apenas vender, mas se preocupa com a experiência do cliente.


Como fazer a setorização de supermercado?

Muitos empreendedores e gestores de um supermercado consideram a setorização apenas um processo de organização de gôndolas e produtos. Entretanto, é uma tarefa que exige planejamento e uma execução estratégica, pois os erros podem causar prejuízos e comprometer a imagem do negócio.

Veja abaixo, o que você deve considerar para desenvolver uma setorização de supermercado eficiente!

Conheça o cliente

A setorização do supermercado deve ser desenvolvida considerando as características e preferências do público. Dessa forma, é possível organizar os produtos estrategicamente, para estimular a compra e garantir a satisfação com a loja, por isso, estude e conheça bem os seus clientes.  

Analise os dados de consumo

Após conhecer o perfil dos seus clientes, é importante avaliar quais os dados de consumo, ou seja, produtos mais procurados e que saem mais. Essa informação é extremamente útil para organizar os produtos nas gôndolas e estimular a compra por impulso.

Defina bem os setores do supermercado

Para criar um bom fluxo, defina os setores do supermercado com cuidado, em uma escala de produtos que sejam relacionados. Assim, você contribui para segmentar o processo de compra dos clientes e fazer com que levem mais produtos a cada visita na loja.

Atente-se ao local onde cada item irá ficar

Alguns produtos comercializados no supermercado merecem atenção especial, para preservar a qualidade e as condições ideais para o consumo. Portanto, escolha os locais apropriados para cada item, com atenção aos perecíveis, que precisam ficar em setores mais arejados.

Não deixe de colocar placas

As placas, além de identificar cada setor, permitem que o consumidor encontre mais facilmente o que procura nos corredores. Uma boa ideia é identificar o nome do setor em letras maiores e listar os principais produtos logo abaixo, otimizando a busca do cliente.

Pense no layout do supermercado

O acesso dos clientes aos setores do supermercado é essencial e precisa ser definido com atenção especial. É importante que os corredores sejam padronizados e que nas gôndolas e prateleiras os produtos estejam disponíveis em quantidade suficiente para comportar o fluxo mesmo em horários de grande movimento.

Use as gôndolas de forma estratégica

posicionamento das gôndolas é fundamental para uma setorização eficiente, portanto, é necessário organizá-las de forma estratégica. Além de delimitar os corredores, os produtos devem ser inseridos de acordo com a ordem de venda e layout do supermercado.

Para tanto, você pode utilizar a divisão em níveis de altura em relação a uma pessoa, por exemplo:

  • nível dos pés: produtos mais pesados;

  • nível das pernas: produtos que não são tão lucrativos;

  • nível do peito: produtos lucrativos e de grande procura;

  • nível da cabeça: espaço mais nobre e ideal para produtos lucrativos;

  • acima da cabeça: ideal para produtos mais sensíveis e caros.


Por que é importante pensar na otimização do layout?

layout do supermercado é essencial para uma setorização estratégica e eficiente, que proporcione comodidade ao consumidor. Por esse motivo, é uma tarefa que exige planejamento e a utilização de uma estrutura moderna, resistente e com um design inovador.

Nesse contexto, as prateleiras e gôndolas são as protagonistas da organização do espaço interno do supermercado e precisam ser de alta qualidade. Sobretudo, para garantir que os produtos estejam protegidos e mantidos ao alcance dos clientes.

Presente no mercado desde 1979, a SAFOL é uma empresa reconhecida pela qualidade e desenvolve as melhores gôndolas para seu supermercado. Com uma equipe especialista, atua com foco na modernização e inovação, criando soluções adequadas para todos os portes de lojas.

São diversas linhas de gôndolas, com cores, capacidades e tamanhos que se encaixam perfeitamente nas suas necessidades. Na SAFOL, você encontra soluções feitas com materiais resistentes, versáteis e duráveis, sem perder a qualidade e design de primeira.

Podemos concluir, que a setorização de supermercado é fundamental para o sucesso do negócio e contribui para impulsionar as vendas. Portanto, é um assunto que deve ser considerado prioridade, pois proporciona uma ótima experiência para o cliente e ajuda a fidelizá-los.

Gostou do post? Agora que você entendeu a importância da setorização de supermercado e como fazê-la de forma eficiente, o que acha de conhecer soluções inovadoras? Acesse nosso site e veja como podemos ajudar a ter um negócio incrível!


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