Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

6 tipos de gôndolas e expositores para lojas

17 de outubro de 2023
Logística , Marketing e Vendas , Organização e Layout de Gôndolas
tipos de gôndolas

Você sabia que existem diferentes tipos de gôndolas e expositores para uma loja? A exposição dos produtos no ponto de venda tem um poder significativo para despertar a atenção, atrair o cliente e otimizar o processo de conversão.

Nesse sentido, os tipos de gôndolas são essenciais para compor o layout do estabelecimento de uma forma estratégica e personalizada. A oportunidade para fazer uma apresentação de produtos perfeita e que favoreça a lucratividade.

No entanto, saber quais são os modelos e as vantagens e desvantagens de cada um é essencial para direcionar a escolha. Pensando nisso, confira neste post 6 tipos de gôndolas e o que considerar para identificar os ideais para a sua loja!

As razões para ter gôndolas e expositores no supermercado

O layout interno de um supermercado, independentemente do porte, é composto basicamente por gôndolas, prateleiras e expositores. Tais estruturas são utilizadas para definir os setores e apresentar os produtos para o cliente no ponto de venda.

Por meio das gôndolas e expositores, é possível viabilizar a operação do estabelecimento, de maneira organizada, estratégica e segura. Além de transmitir uma imagem personalizada ao cliente, aspecto essencial para oferecer experiências únicas.

A utilização dessas estruturas é, portanto, indispensável para ter uma loja atrativa, com fluxos definidos e produtos preservados. Um dos investimentos mais importantes para montar um negócio bem sucedido e com potencial para atrair os consumidores.

6 tipos de gôndolas e expositores para lojas

As gôndolas e expositores são produzidos em diferentes tipos e materiais, permitindo inúmeras combinações no layout da loja. São muitas as possibilidades para ter um espaço personalizado e eficiente, para uma exposição intuitiva dos produtos.

Basicamente, cada tipo de expositor e gôndola são classificados de acordo com o local que são inseridos no supermercado. Observar esses aspectos é o passo inicial para direcionar a escolha das estruturas considerando as características da loja.

Veja a seguir, quais são os principais tipos de gôndolas e suas vantagens!

1. Gôndola de parede

Modelo tradicional em estabelecimentos comerciais, é um tipo de gôndola instalado nas paredes do supermercado. Também chamado de expositor lateral, são ideais para apresentar produtos menores e aproveitar os espaços para otimizar a setorização.

A grande vantagem das gôndolas de parede é o custo menor e a possibilidade de exibir produtos em uma área limitada. Por outro lado, exige atenção para um dimensionamento adequado ao espaço, evitando possíveis erros e danos estéticos.

2. Gôndola central

A gôndola central é um modelo independente, posicionado no meio de um espaço e permite acesso ao produto por todos os lados. Além de complementar o layout, são estruturas ideais para expor itens que merecem destaque no visual merchandising.

Também é um local interessante para os produtos menores e que são expostos em grandes quantidades. Uma aliada para acelerar as vendas de mercadorias em promoção, novidades e dar evidência em uma marca durante períodos sazonais.

3. Gôndola de ilha

As gôndolas ou expositores de ilha são semelhantes ao modelo central, ou seja, pode ser acessada por todos os lados. Geralmente, são estruturas muito comuns no setor hortifruti do supermercado, posicionada no meio de um espaço.

Produzida a partir de metais, madeira ou outro material, proporciona uma visibilidade interessante aos produtos. Por essa razão, é utilizada para apresentar mercadorias em oferta, as que precisar sair mais rápido e novidades que chegaram na loja   

4. Gôndola de chão

Como o próprio nome sugere, são as gôndolas instaladas no piso do supermercado, formando corredores e setores. Elas recebem produtos de diferentes portes, são resistentes e podem ser produzidas de acordo com a identidade da marca.

Consideradas indispensáveis, as gôndolas de chão determinam como será o fluxo de compra, separando cada departamento. Também permitem o aproveitamento das pontas de gôndola e oferecem uma exposição ampla dos produtos na loja.

5. Gôndola ajustável

A flexibilidade é muito importante para um supermercado e permite alterar a exposição dos produtos de acordo com as estratégias comerciais. Para isso, as gôndolas ajustáveis são ideais, pois podem ser alteradas conforme as necessidades.

Nesse contexto, são gôndolas resistentes e suas prateleiras podem ser ajustadas considerando o volume e dimensão de cada produto. Além de facilitar a organização do planograma, amplia as possibilidades para manter o espaço organizado e intuitivo.

6. Expositores de check-out

Os expositores de check-out, também chamado de check-stand, são aqueles instalados próximos ao caixa. Geralmente de madeira ou aço, apresentam produtos para estimular a compra por impulso, enquanto o cliente espera para fazer o pagamento.

O uso dos expositores check-stand é uma oportunidade para aproveitar os últimos momentos do cliente na loja para aumentar as vendas. Uma estratégia essencial para elevar o ticket médio e ainda aproveitar os espaços para ter um layout criativo.

O que considerar para escolher os tipos de gôndolas

A escolha das gôndolas para o supermercado é uma etapa crucial para o sucesso e deve acontecer com muito planejamento. Afinal, não basta apenas apresentar o produto, mas é preciso ter resistência, um design atrativo e personalidade.

Em vista disso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que o investimento na montagem da loja seja certeiro e promissor. Sobretudo, com potencial para atrair a atenção dos consumidores em um ambiente agradável, estratégico e organizado.

Antes de tomar qualquer decisão, sempre considere os seguintes aspectos:

  • invista em um projeto de layout;

  • priorize gôndolas personalizadas;

  • planeje cada setor;

  • conte com apoio especializado.

Lembre-se que a montagem ou atualização da estrutura do seu negócio é algo que impacta diretamente na experiência do cliente e nas vendas. Por esse motivo, é determinante contar com o apoio de uma empresa especialista em gôndolas.

Aqui na SAFOL, você encontra todas as soluções para ter o melhor projeto comercial e a produção de gôndolas e expositores de qualidade. Fundada em 1979, é a melhor opção para ter uma estrutura personalizada, resistente e inovadora.

A SAFOL oferece um atendimento focado nas suas necessidades e objetivos, com um direcionamento profissional e materiais de alta performance. Ou seja, tudo para modernizar sua loja com um design incrível e assim encantar o seu público.

Como pode notar, os tipos de gôndolas são indispensáveis para montar um PDV criativo, inovador e que expressa a identidade da marca. Além de ser grandes aliados para o merchandising e experiência do cliente, por isso, merece toda atenção.

Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece os tipos de gôndolas, não espere para começar a planejar a modernização da sua loja!


 Acesse nossa calculadora virtual e mensure quanto será preciso investir na montagem do seu negócio! 

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático 09 de novembro de 2024

Como escolher a Gôndola ideal para o seu supermercado: Um guia rápido e prático

Descubra como escolher a gôndola ideal para o seu supermercado, incluindo tipos de expositores, dicas para layout, e como otimizar o espaço para aumentar as vendas. SAFOL Gôndolas: soluções sob medida...

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja 26 de outubro de 2024

Calculadora de Investimento: descubra o valor necessário para montar a sua própria loja

Quando iniciamos o planejamento para abrir uma nova loja, o custo financeiro é um dos primeiros pontos a serem considerados. O problema é que esse cálculo nem sempre é uma coisa simples, certo?

Tendências de organização de lojas para 2024 e 2025: Um Guia Completo Tendências de organização de lojas para 2024 e 2025: Um Guia Completo 12 de outubro de 2024

Tendências de organização de lojas para 2024 e 2025: Um Guia Completo

Veja as principais tendências de organização de lojas para 2024 e 2025.

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!

Fale
conosco

Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe-nos ajudar a transformar sua visão em realidade. Nossa equipe está pronta para ouvir suas ideias, oferecer soluções personalizadas e fornecer um serviço excepcional. Dê o primeiro passo e entre em contato conosco agora para começarmos a trabalhar juntos!

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES

Financiamentos

Cartão BNDES - Para toda a linha de Produtos
Leasing - Para toda a linha de produtos
Finame - Somente para check-outs com esteira
Proger - Para toda a linha de produtos
FNE/FNO/FCO - Para toda a linha de produtos

Clique aqui
e faça uma simulação

BNDES