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Venda no atacarejo: 5 dicas para melhorar os resultados

20 de setembro de 2023
Empreendedorismo , Gestão de Negócios
venda no atacarejo

Você sabe como aumentar a venda no atacarejo? Considerado um modelo de negócio inovador, os atacarejos são uma evolução do mercado — pensados para atender uma parcela maior de clientes em um único espaço, tanto pessoa física quanto jurídica.  

Definido com a união do atacado e do varejo, o conceito surgiu na Alemanha durante a década de 60. A migração para esse modelo cresceu no Brasil, principalmente por empreendedores que desejam ampliar as possibilidades e atuação do negócio.

Neste post, você irá conferir 5 dicas para aumentar a venda no atacarejo e alavancar os resultados na sua região. Continue acompanhando e veja também, quais as vantagens de investir nesse modelo de negócio e como fazer a migração!

5 dicas para aumentar a venda no atacarejo

O atacarejo é um segmento que busca atender um público diversificado, tanto no varejo quanto no atacado. Por isso, investir em estratégias para acelerar as vendas é essencial para manter a atenção do cliente e se tornar uma referência na região.

Confira algumas dicas que vão ajudar a impulsionar a venda no atacarejo!

1. Conheça o mercado

Antes de tudo, é indispensável que você conheça bem o mercado na sua região e entenda todas as particularidades. Avalie quais são as tendências, o comportamento do consumidor, aspectos geográficos e tudo que possa impactar no seu negócio.

2. Monitore a concorrência

Ao estudar questões mercadológicas, reserve um momento para monitorar os seus concorrentes diretos e indiretos. As informações sobre eles, como localização, estratégias adotadas e preços, serão valiosas para aperfeiçoar suas ações e manter a competitividade.

3. Pratique preços competitivos

Com base no estudo de mercado e dos seus concorrentes, busque alternativas para praticar preços atrativos, sem afetar a margem de lucro. Negocie com fornecedores para ter melhores condições de compra e faça promoções para manter boas vendas.

4. Estude os clientes

Para embasar suas decisões e identificar estratégias eficazes, você precisa conhecer bem o seu público-alvo. Estudar o perfil do cliente irá ajudar a entender qual a melhor forma para atraí-los, atender as necessidades e elevar o nível de fidelização.

5. Capriche na apresentação dos produtos

Um PDV criativo e personalizado é essencial para estimular a decisão de compra do consumidor e consequentemente, aumentar as vendas. Portanto, invista em um projeto comercial profissional, capriche na setorização e na organização das gôndolas.

As vantagens do atacarejo e como migrar para o modelo

Em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, o atacarejo se destaca como um modelo de negócio promissor. As vantagens migrar para esse modelo de negócios são muitas e abrem oportunidades para uma trajetória de sucesso e muitas vendas.

Os principais pontos positivos são a possibilidade de manter preços competitivos e atender tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Além da flexibilidade de compra, baixo custo operacional e um mercado que permanece com boa movimentação.

Se você está pensando em migrar o seu negócio e montar um atacarejo, é importante observar os seguintes requisitos:

  • faça um plano de negócios específico;

  • escolha uma boa localização;

  • crie uma rede de bons fornecedores;

  • pense no sistema de armazenagem;

  • considere uma estrutura adequada.

Concluímos que melhorar a venda no atacarejo e atender todos os públicos é essencial para o sucesso no empreendimento. Portanto, invista em um bom planejamento e estratégias inteligentes para atrair o cliente e elevar seus resultados.

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