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Vendas B2C: 4 estratégias que podem te ajudar

28 de fevereiro de 2022
Marketing e Vendas
vendas b2c

Conhecer algumas estratégias de vendas B2C que podem auxiliar nos melhores resultados deve ser uma das prioridades de qualquer loja varejista. Primeiro, é importante identificarmos a diferença existente entre B2B e B2C. Quando uma empresa vende para outras empresas, quer dizer que se trata do mercado B2B. Quando vende para o cliente final, daí estamos nos referindo a um negócio B2C.

No caso da B2B, podemos citar, por exemplo, marcas que vendem softwares de gestão para outras organizações. Agora, quando nos referimos ao setor varejista que vende seus produtos para uma parcela de público que vai utilizar o bem material, estamos nos referindo a um B2C.

Aqui, a gente vai trazer algumas técnicas de vendas para o mercado B2C. Confira!

1. Construa personas

A primeira técnica de vendas B2C que devemos mencionar é a criação de personas. Trata-se da representação semi-fictícia de seu cliente ideal. Uma dúvida comum entre as equipes é diferenciar persona de público-alvo. Enquanto o segundo é mais abrangente, o primeiro traz mais especificidades sobre o seu potencial cliente.

Para entender melhor como se diferenciam, trouxemos um exemplo de ambos:

  • público-alvo: pessoas entre 20 e 40 anos que buscam renovar os eletrodomésticos de suas casas;

  • persona: Bruno, 29 anos. Formado em advocacia, vai casar em breve e busca por uma loja que ofereça eletrodomésticos de qualidade e a um bom preço. Para isso, utiliza as redes sociais e os canais de busca do Google para se informar. Muitas vezes, opta por uma loja devido ao seu bom atendimento, mesmo tendo um preço mais elevado que o seu concorrente.

Percebe como a compreensão da persona contribui para direcionar as suas estratégias? Se você se identificou com os pontos apresentados no exemplo, consequentemente tem a oportunidade de investir mais esforços em canais digitais, além de treinar a sua equipe para fornecer um atendimento de excelência para as pessoas que chegam até a sua loja.

2. Estabeleça metas

Outro ponto que deve ser considerado pela sua equipe é o estabelecimento de metas. Quando se trabalha com uma gestão baseada em resultados pré-estabelecidos, naturalmente haverá melhorias para o direcionamento de seu time. Assim, eles têm a consciência do que é um bom número e quando é possível apresentar melhorias, de modo que todo o time trace um plano de ação para que haja uma recuperação (caso seja necessário).

Além disso, cria um forte senso de prioridade. Exemplo: suponhamos que determinado setor de sua loja vem marcando bons resultados, enquanto outro precisa de melhorias por estar com números bem abaixo do que seria ideal. Caso não haja metas estipuladas, você não teria uma compreensão mais precisa de onde está o problema, o que dificultaria no momento de direcionar esforços de marketing e de campanhas promocionais.

Outro destaque de uma gestão por metas é o fato de elas estimularem a equipe de trabalho a sempre trazerem um bom resultado para a loja, bem como traz melhorias para o clima do time —  incentivando que todos trabalhem juntos em prol do crescimento do negócio.

3. Ouça o que o seu cliente tem a dizer

Ninguém melhor do que o seu próprio cliente para fornecer um bom feedback sobre aspectos que devem ser melhorados e pontos positivos que podem ser potencializados. Para isso, uma boa forma de conferir a percepção de sua base é por meio das pesquisas de satisfação. Com o objetivo de elaborar um questionário eficaz, preze pela objetividade. Caso traga muitas perguntas, existem os riscos de o cliente ficar insatisfeito e não responder com sinceridade, o que impactaria nos planos de ação que devem ser criados.

Também indicamos aplicar o método NPS (Net Promoter Score), que é uma métrica que visa conferir o grau de lealdade de seu público. Uma única pergunta contribui para identificar se o cliente é detrator, neutro ou promotor de sua marca. "De 0 a 10, quanto você indicaria nossa loja para outros amigos e familiares?".

Se o NPS médio estiver abaixo de 8, significa que algum ponto precisa de melhorias, uma vez que as pessoas que conhecem o seu atendimento não estão seguras em indicá-lo para outros indivíduos de seu meio.

Independentemente do método adotado, lembre-se que você tem em mãos apenas um diagnóstico. O próximo passo é elaborar estratégias de melhorias e analisar continuamente como elas impactam na satisfação do cliente e nos resultados do empreendimento como um todo.

4. Promova uma experiência diferenciada e agradável

Quando falamos em vendas B2C, não podemos deixar de lado a necessidade de promover uma experiência diferenciada e agradável ao seu público. Quando você adota estratégias que contribuem para uma melhor percepção de sua marca, consequentemente tende a fidelizar a sua base, a gerar vantagem competitiva em relação aos concorrentes, além de otimizar recursos (principalmente voltados para o marketing).

Por essa razão, é importante que você conheça e compreenda as necessidades de seu cliente, tenha uma equipe interna engajada em ter bons resultados, além de personalizar o atendimento com base em seu nicho de atuação. Não deixe de apostar na tecnologia como uma importante aliada para promover agilidade nos mais diferentes canais, bem como contar com um pós-venda para manter esse relacionamento próximo, mesmo após a compra.

Por fim, no mercado varejista de vendas B2C, também é interessante que haja o investimento no layout da loja para uma experiência agradável. Trata-se de uma ação essencial para atrair clientes, além de influenciar as pessoas com base nos estudos feitos em seu negócio. Quando há uma estratégia por trás da estrutura física do negócio, há a oportunidade até mesmo de identificar as zonas quentes e frias do empreendimento, de modo que estimule as compras de forma mais positiva.

Neste conteúdo, você pôde conferir 4 dicas práticas de vendas B2C que podem ser aplicadas em seu negócio. Além de todos esses tópicos, existem alguns erros que devem ser evitados. O primeiro deles é a falta de um processo bem alinhado de vendas com a sua equipe, além de não ter ferramentas de gestão e nem a compreensão de métricas para análises contínuas.

Ao longo do material, mencionamos sobre as zonas quentes e frias do negócio. Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso infográfico!

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