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Visual Merchandising: 4 técnicas para você vender mais

10 de janeiro de 2022
Visual Merchandising
Visual Merchandising

Você já ouviu falar na técnica de Visual Merchandising? Em uma loja, independentemente do segmento e do nicho de atuação, existe a necessidade de entender quais são as estratégias mais indicadas para a fidelização de clientes — e essa é uma delas. 

O desafio é  proporcionar aos clientes uma impressão marcante assim que ele chega até ao espaço físico. Assim, se interessa em conhecer os produtos e em contar com um atendimento, o que pode refletir nos resultados do empreendimento.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o que é o Visual Merchandising e quais são as principais dicas para começar a investir  nesta estratégia. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Visual Merchandising?

Primeiro, vamos entender melhor do que se trata a técnica de Visual Merchandising. Trata-se de uma estratégia cuja proposta é a de chamar a atenção do cliente assim que ele chega na loja por meio do apelo visual. Assim, você vai investir em uma experiência mais positiva do consumidor, cujos ganhos são:

  • potencialização das vendas;

  • mais fidelização;

  • diferencial competitivo em relação aos concorrentes;

  • construção de uma marca sólida, entre outros.

Sendo assim, é importante que o empreendimento se preocupe em uma apresentação de destaque para a estrutura física da loja, desde a arquitetura até a disposição dos materiais

E por que isso é tão importante? Antes de mais nada, é preciso ter em mente que as pessoas não são influenciadas apenas pelo preço. Apesar de ser um aspecto importante, não é o único. 

Investir em um bom atendimento, bem como em um ambiente que seja único e exclusivo para que o cliente se sinta bem e seja estimulado a conhecer os produtos oferecidos no estabelecimento, influenciam positivamente na decisão de compra.

Como investir no Visual Merchandising?

Agora que você já sabe o que é, chegou o momento de conferirmos as principais dicas de como investir no Visual Merchandising. Veja!

1. Invista no layout da loja

A primeira dica é a de investir no layout da loja. Normalmente, os varejistas têm muita atenção com o local onde está o ponto comercial. De fato, esse aspecto influencia bastante no movimento e no fluxo de clientes. Mas de nada adianta estar em um ótimo lugar se o layout não estiver adequado às necessidades do cliente e também à sua experiência.

Por essa razão, analise o local e entenda se a estética está adequada com o seu nicho de atuação e com o resultado de vendas. Entenda: um varejo de roupas tem uma estrutura completamente diferente da de eletrodomésticos e vendas de produtos de casa em geral. 

Além disso, é necessário que os itens com mais saída estejam bem localizados, bem como traçar estratégias para as zonas frias de seu estabelecimento (aquelas com pouco movimento).

Nesse sentido, é necessário que os espaços estejam voltados para o conceito de sua marca e para aperfeiçoar as vendas, garantindo que as pessoas fiquem satisfeitas com o atendimento e contentes de estar naquele ambiente.

2. Capriche na decoração

Para caprichar na decoração, é preciso inicialmente conhecer o perfil de seu público. Essa dica vale para qualquer estratégia de negócio, uma vez que o conhecimento do perfil das pessoas que compram seus produtos influencia no tom de voz, nas ações adotadas e também no espaço físico.

Também é importante identificar o que ele espera de uma loja como a sua. Ser bem atendido? Estar em um ambiente relativamente confortável e vazio? Ter corredores largos para poder conferir os produtos disponíveis?

Todos esses pontos vão influenciar na decoração, que deve trabalhar como aliada para os seus resultados.  É interessante, ainda, estar atento às sazonalidades para promover mudanças na forma como você dispõe os itens decorativos. No final do ano, remeter o local ao Natal possibilitará que ative a memória afetiva de seus consumidores, o que pode provocar um estímulo para comprar mais.

3. Atente-se à sinalização

A sinalização no varejo é essencial para uma boa experiência do cliente. Ela é quem vai orientá-lo sobre os locais onde ele encontrará o que busca, seja os provadores, seja os caixas ou até mesmo os banheiros. Se isso não ocorrer, ele não será fidelizado, uma vez que o tempo gasto no seu espaço não será nada otimizado. Vamos lembrar sempre que esse é um ponto importante, principalmente nas rotinas corridas de grandes centros urbanos.

Porém, é importante que você esteja atento à identidade visual dessa sinalização. É essencial que ela tenha relação com a sua marca, uma vez que isso vai trazer uma unidade para a sua comunicação, além de se fixar de forma mais simples na cabeça do consumidor.

4. Aposte em uma boa iluminação

Existem alguns segmentos em que a iluminação se torna ainda mais importante para que o cliente consiga identificar o produto desejado e se sinta bem com aquela peça que ele deseja adquirir. E quando mencionamos sobre iluminação, não estamos nos referindo apenas ao lado interno da loja, como também:

  • fachada: cumpre um importante papel para atrair as pessoas para o interior de sua loja, principalmente se as luzes forem mais diferenciadas (uso de LED, por exemplo);

  • ambiente interno: o local precisa ser atrativo para o consumidor, tanto no que diz respeito à luz quanto à temperatura. Escolher lâmpadas muito quentes podem afastar o seu cliente;

  • produtos: existem algumas dicas que devem ser seguidas para uma boa experiência do cliente. A luz não deve estar em cima do produto, mas de frente, pois vai focar no produto e não no shopper.

Por essa razão, faça o planejamento da iluminação de forma adequada, escolha bem os tipos de lâmpada (até mesmo como uma forma de economia para a gestão) e saiba dar o devido destaque aos produtos.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre as técnicas de Visual Merchandising, qual é a importância de investir na estratégia e o que deve ser priorizado no PDV. Como vimos, são muitos os detalhes que devem ser considerados para que o cliente fique satisfeito e tenha uma boa experiência. Por isso, é importante contar com uma empresa parceira que vai entender da sua realidade e realizar um projeto com foco nos seus resultados.

Quer melhorar a experiência do seu cliente? Calcule aqui quanto investir na montagem de um layout que pode ajudar com o Visual Merchandising da sua loja.

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