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Visual Merchandising no PDV: por que é importante investir?

29 de agosto de 2023
Logística , Organização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
O visual merchandising no PDV.

O visual merchandising no PDV é uma estratégia poderosa para tornar o ambiente atrativo e estimular a percepção do cliente. Trata-se de ações que auxiliam a direcionar a jornada de compra e influenciar as decisões, elevando as vendas.

Em um mercado competitivo, ter uma loja bonita e organizada é uma forma para atrair o consumidor e gerar identidade de marca. Nesse momento, estratégias de visual merchandising executadas de forma planejada são decisivas para o sucesso.

No post de hoje você vai saber o que é o conceito visual merchandising no PDV e por que é essencial para seu negócio. Continue a leitura e veja dicas para colocar em prática e as consequências de não atentar-se ao assunto!

O que é o visual merchandising no PDV?

O visual merchandising é uma estratégia aplicada no ponto de venda para apresentar os produtos de uma forma organizada para atrair e estimular o consumidor. A técnica combina elementos visuais, sensoriais e decorativos para tornar o PDV mais atrativo.

Em outras palavras, consiste no posicionamento dos produtos, gôndolas e decoração estratégica, pensados para proporcionar uma jornada de compra personalizada. Um fator que tem relação direta com as vendas e a experiência do cliente na loja. 

Por que o visual merchandising é importante?

A comunicação visual com o consumidor no ponto de venda é essencial para promover o engajamento e otimizar as decisões de compra. Sobretudo, auxilia a demonstrar a identidade e os valores da loja, aspectos cruciais para a fidelização.

Adotar o visual merchandising no PDV é importante pelos seguintes motivos:

  • otimiza as estratégias;

  • estimula o consumidor visualmente;

  • ajuda a atingir os objetivos traçados;

  • influencia as decisões dos clientes.

Nesse contexto, utilizar estratégias de visual merchandising é uma maneira inteligente para tornar todos os espaços atrativos. Planejados para despertar os sentidos do cliente, direcionar a jornada de compra, melhorar experiências e aumentar as vendas.

Como colocar o visual merchandising em prática?

Por ser uma estratégia comercial que já demonstrou grandes resultados em diversos varejistas, entender como colocar o visual merchandising em prática é algo básico. Afinal, são ações que visam otimizar a experiência do cliente e aumentar os resultados.

No entanto, é uma ação que precisa acontecer com um planejamento específico, para evitar erros e prejuízos. Você deve entender que é muito mais que apenas posicionar produtos e decorar ambientes, mas criar um PDV completo e que expressa sua marca. 

Veja a seguir quais são os pilares para utilizar o visual merchandising no PDV!

Estude o público-alvo

A principal etapa do planejamento é o estudo detalhado sobre o público-alvo, para compreender o comportamento, necessidades, preferências e outras características. Use esses dados para identificar o que é mais interessante e incluir no seu PDV.

As ações do visual merchandising são desenvolvidas de acordo com o seu segmento, características da loja e principalmente, as particularidades do seu público. Considerando essas questões, é possível criar medidas promissoras e resultados satisfatórios.

Invista em ações sensoriais

O marketing sensorial é uma das bases do visual merchandising, por isso, é indispensável explorar os sentidos do cliente no seu ponto de venda. Pense em ações como degustação, iluminação estratégica, aromas, música ambiente e uma decoração personalizada.

Lembre-se que o uso de cores e gôndolas personalizadas são muito importantes para compor um PDV criativo e otimizar o visual merchandising. Evite excessos e conte com profissionais especialistas para auxiliar no desenvolvimento de um bom projeto comercial.

Use a criatividade

O visual merchandising é uma prática comum e adotada por diversos varejistas. Por isso, é interessante ir além do convencional e usar a criatividade para compor ações exclusivas, despertar o interesse do cliente e se destacar dos concorrentes.

Uma boa ideia para estimular sua criatividade é buscar inspirações em exemplos de sucesso, de marcas que alcançaram destaque no visual merchandising. Entretanto, é importante evitar excessos e criar ações únicas para não comprometer a imagem.

Mantenha tudo limpo e organizado

Outro fator indispensável para o visual merchandising são os espaços organizados, limpos e agradáveis, pois transmitem uma sensação de bem-estar ao cliente. Defina procedimentos, oriente e treine sua equipe para preservar o PDV sempre impecável.

Um ambiente limpo também é importante para que o consumidor se sinta à vontade e passe mais tempo na loja. Portanto, sempre priorize as questões de higiene para manter uma imagem positiva e espaços bem cuidados para receber o seu público.

Capriche no layout de loja

O layout da loja é um ponto crucial para a experiência do cliente e também considerado chave para o visual merchandising. Trata-se da forma em que as gôndolas e expositores são organizados no espaço, além do posicionamento dos produtos.

É importante investir em um layout estratégico e desenvolvido com base em um projeto comercial, sempre priorizando uma estrutura personalizada. Assim, será possível ter um PDV único e diferente de tudo que o cliente percebe no mercado.

Quais as consequências de não priorizar o visual merchandising?

As estratégias de visual merchandising contribuem para inovar e ter um PDV moderno, de acordo com o público-alvo. Deixar de considerar esse aspecto é um risco sério, que leva a perda espaço para os concorrentes e compromete a venda dos produtos.

Inclusive, a loja deixa de evoluir e acompanhar as mudanças mercadológicas, causando um impacto severo no posicionamento de marca. Sendo assim, investir no visual merchandising é indispensável para manter o crescimento e a competitividade.

Ter apoio especializado para reformular a estrutura da loja é um investimento essencial para um PDV impecável. Para isso, a SAFOL oferece soluções específicas, de qualidade e que podem ser personalizadas com a identidade da sua marca.

Com nosso apoio, você terá a oportunidade de modernizar sua loja de acordo com o visual merchandising com soluções incríveis, como:

  • projetos comerciais;

  • gôndolas personalizadas;

  • displays e expositores;

  • soluções em armazenagem.

Como pode notar, o visual merchandising no PDV é uma estratégia fundamental para elevar o potencial da loja e encantar os consumidores e shoppers. Portanto, implementá-lo no seu negócio será um diferencial relevante para o sucesso.  

Gostou do post? Se deseja conhecer soluções específicas para transformar sua loja de acordo com a estratégia de visual merchandising no PDV, não perca tempo! Acesse o nosso site, conheça mais sobre a SAFOL e veja como podemos ajudar!

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