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Visual merchandising: veja como impacta na experiência do cliente

01 de junho de 2023
Organização e Layout de Gôndolas , Visual Merchandising
visual merchandising supermercado

A exposição planejada e estratégica dos produtos no ponto de venda tem potencial para estimular visualmente o consumidor. Uma forma eficaz para aumentar as vendas e resultados e para isso, adotar o visual merchandising supermercado é essencial.

Consiste em um conjunto de ações para destacar determinados produtos, inclusive com estratégias sensoriais com o objetivo de influenciar a decisão de compra. Ou o merchandising é uma ferramenta poderosa para o sucesso de um supermercado.

Se deseja ter um negócio de sucesso e potencializar suas vendas, esse é um tema indispensável. Pensando nisso, confira neste post o que é o visual merchandising supermercado, como impacta na experiência do cliente e como adotá-lo!

O que é o visual merchandising supermercado?

Basicamente, o visual merchandising é um conjunto de estratégias direcionadas para despertar a atenção do consumidor por meio do apelo visual. Sendo assim, organiza o ponto de venda para proporcionar uma experiência rica em sensações.

Em outras palavras, é a exposição dos produtos de forma estratégica e com adereços que estimulam visualmente o consumidor a tomar a decisão de compra — mesmo que no momento não esteja precisando do produto, mas adquire pelas condições.

O visual merchandising em supermercado é uma técnica poderosa para dar destaque a uma categoria, marca ou produto. São medidas que trabalham as sensações e dão ênfase a uma gôndola, estimulando visualmente os consumidores no ponto de venda.

Como o visual merchandising afeta a experiência do cliente?

O objetivo do visual merchandising supermercado é fazer com que o consumidor tenha uma boa impressão de um produto nos primeiros instantes. Isso significa, que ao entrar na loja o público irá notar algo diferente e se sentir estimulado a olhar.

Nesse sentido, a estratégia afeta a experiência do cliente de forma direta e decisiva para a conversão das vendas. Afinal, proporciona a sensação de estar em um estabelecimento diferenciado, com condições diferentes de qualquer outra marca.

Veja a seguir, como o visual merchandising pode impactar na experiencia dos consumidores em um supermercado!

Melhora a colocação dos produtos

Ao adotar o visual merchandising a exposição dos produtos será planejada e estratégica, para otimizar o contato com o cliente. Além de facilitar a conversão, esse aspecto melhora a experiência de compra, pois os produtos serão facilmente encontrados.

Destaca os itens

É muito comum precisar acelerar a venda de determinados produtos, especialmente em datas comemorativas. Com o visual merchandising, os gestores podem dar evidência a um item e oferecer uma experiência repleta de sensações — fator importante para acelerar a venda.

Agrega valor

Outro ponto de impacto do visual merchandising na experiência do cliente é na geração de valor com a marca. O consumidor sente que está em um lugar diferenciado dos demais e com isso, tende a valorizar e retornar para novas compras.

Aumenta o contato com o produto

Seja em promoções ou para acelerar a saída de determinados produtos, o passo inicial é estimular o contato do cliente com tais itens. As técnicas de visual merchandising são essenciais nesse sentido e influenciam a percepção do consumidor.

Ajuda na identificação com a marca

A fidelização dos clientes é fundamental para o sucesso do supermercado, principalmente em um segmento tão competitivo. Utilizar o visual merchandising é a oportunidade para melhorar a experiência e gerar identificação com a marca, fator essencial para fidelizar.

Atrai olhares para os produtos

Mesmo com o alto volume de vendas em um supermercado, alguns produtos não apresentam uma boa saída em relação aos demais. Por isso, o visual merchandising pode ser adotado para fazer com que esses itens sejam notados pelo cliente e otimizar o processo de venda.

Quais ações de visual merchandising adotar no supermercado?

Como apresentamos até o momento, o visual merchandising é uma estratégia que faz a diferença para a experiência dos consumidores. Além de melhorar o desempenho das vendas, proporciona vantagens relevantes, como o aumento da competitividade.

No entanto, para que seja eficiente é importante saber quais ações são necessárias para proporcionar sensações completas no PDV. Deixar de atentar-se a esse fator pode comprometer os resultados e dificultar a atingir os objetivos com a estratégia.

Antes de tudo, é preciso ressaltar que o visual merchandising é uma ação abrangente e que não consiste apenas em dar destaque a um produto. Aspectos como o layout do supermercado, organização dos produtos e marketing sensorial são imprescindíveis.

Algumas medidas básicas para ter sucesso são as seguintes:

  • conhecimento do cliente: estude o público-alvo e entenda suas preferências;

  • Iluminação: mantenha os ambientes iluminados, sem excessos;

  • sinalização: utilize objetos e cores que remetem a marca

  • organização das gôndolas: conte com um projeto comercial profissional;

  • explore sentidos: utilize uma boa playlist e mantenha o ambiente agradável;

  • defina os produtos: escolha os itens que serão evidenciados no visual merchandising;

  • cuide do PDV: mantenha os espaços organizados, limpos e confortáveis.

Uma das principais medidas para caprichar no visual merchandising é ter um projeto de layout personalizado e gôndolas de qualidade. Consiste nos pilares para um PDV diferenciado e que oferece uma excelente experiência para os consumidores.

Para ter uma estrutura personalizada, que une o design, resistência e identidade da sua marca, a SAFOL oferece as melhores soluções. Há mais de 40 anos no mercado, é uma empresa especialista na produção de gôndolas, displays e sistemas de armazenagem.

Com a SAFOL, você terá todas as soluções para desenvolver um PDV atrativo, único e organizado em um só lugar. Inclusive com a elaboração de um projeto de layout, para garantir um fluxo perfeito e uma experiência repleta de sensações aos clientes.

Viu como o visual merchandising supermercado é uma estratégia essencial para o sucesso e competitividade do seu negócio? Além de elevar o ticket médio, é a oportunidade perfeita para fidelizar o consumidor e construir ótimos resultados.

Gostou de saber sobre o visual merchandising supermercado? Se deseja conhecer soluções para transformar o seu PDV e facilitar suas estratégias, não perca tempo! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

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