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Varejo de construção civil: 5 desafios e oportunidades

22 de dezembro de 2022
Empreendedorismo , Gestão de Negócios , Planejamento Estratégico
Varejo de construção civil: 5 desafios e oportunidades

O varejo de construção civil é um dos segmentos mais movimentados da economia, mesmo em períodos de instabilidade. Trata-se de um setor que está surpreendendo o mercado com uma ótima perspectiva de crescimento nos próximos anos.

Nesse sentido, em meio a um cenário favorável, o varejo na construção civil promete grandes desafios e oportunidades para os empreendedores. São situações que merecem toda a atenção para aproveitar o momento e ter um negócio escalável.

Você se interessou pelo assunto? Neste artigo vamos apresentar informações relevantes para o seu empreendimento! Continue lendo e veja 5 desafios e oportunidades do varejo de construção civil e como se preparar para elas!

O panorama do varejo de construção civil

Os recentes períodos de crise provocaram danos significativos em todo o mercado mundial, inclusive no segmento da construção civil. Principalmente, devido a pandemia, que exigiu medidas emergenciais para evitar um cenário ainda mais devastador.

Conforme o impacto negativo das crises vai diminuindo, a recuperação do segmento de construção apresentou ótimas possibilidades. Segundo dados apresentados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a projeção de crescimento para o ano de 2022 foi de 5,9%.

Esses são dados que demonstram uma perspectiva de retomada expressiva do setor da construção civil. Fator que contribui com muitas possibilidades e oportunidades para os negócios do varejo, que podem alcançar ótimos resultados.

Como o mercado está em constante evolução e passa por diversas situações, ter um olhar atento às oportunidades e desafios é imprescindível. É um requisito para crescer e reduzir os impactos, o que é importante, inclusive, para a sobrevivência do projeto.

5 desafios e oportunidades do varejo de construção civil

O mercado é influenciado por diversos fatores, como as tendências, aspectos econômicos e políticos. São aspectos que impactam diretamente o desempenho de um negócio varejista. Por isso, é essencial que os empreendedores tenham atenção.

Em outras palavras, acompanhar as mudanças, oportunidades e desafios do mercado da construção civil é determinante para o planejamento estratégico empresarial. Sustentando essa visão, é possível direcionar as decisões e identificar possibilidades para se destacar dos concorrentes.

Veja a seguir, quais são os principais desafios e oportunidades do varejo construção civil para ficar de olho!

1. Digitalização de processos

Não é de hoje que a transformação digital está presente no mercado, cada vez mais inserida em todas as atividades varejistas. Desse modo, é uma oportunidade importante para melhorar processos, otimizar o trabalho da equipe e aprimorar a experiência do cliente.

Sendo assim, buscar recursos tecnológicos para digitalizar processos é considerado uma necessidade para os negócios do varejo de construção civil. Esse tipo de investimento possibilita a otimização de todos os processos internos, comerciais e a relação com o público.

2. Inovação tecnológica

A inovação tecnológica se tornou a base para o desenvolvimento das atividades empresariais e pode ser vista tanto como uma oportunidade quanto um desafio – sobretudo devido à dificuldade de pequenos e médios negócios terem acesso a tecnologias avançadas.

Diante disso, ter uma loja inovadora e que utiliza a tecnologia é algo relevante e que já faz toda a diferença para os resultados. Por isso, consiste em um dos principais pontos para ter atenção especial e considerar uma prioridade no planejamento estratégico.

3. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que está em evidência em todas as esferas e segmentos do mercado nacional e internacional. Trata-se de um fator que está mudando os hábitos de consumo, pois 87% dos consumidores priorizam empresas sustentáveis para as compras.

Nesse sentido, rever os procedimentos e adotar a sustentabilidade é uma oportunidade para garantir a regularidade e melhorar a imagem no mercado. Para isso, o uso de energias renováveis, reciclagem e produtos conscientes são ótimas práticas para o varejo.

4. Parcerias

Ter bons parceiros para o desenvolvimento de novos negócios é uma excelente oportunidade para o crescimento da loja. É uma forma inteligente para ter boas ideias, melhorar as condições e oferecer condições e um atendimento exclusivo para os clientes.

Dessa forma, o modelo de negócios isolado está ficando para trás para dar início a uma nova forma de comércio. Com base na confiabilidade e em ações que proporcionam melhores resultados para todos – sejam prestadores de serviços, fornecedores ou outras lojas.

5. Layout da loja

O layout da loja é um fator poderoso e que tem potencial para impactar diretamente no desempenho do negócio. Por isso, é visto como decisivo. Quando é bem planejado, contribui para o fluxo de trabalho, melhora a experiência do cliente e eleva as vendas.

Por outro lado, negligenciar o layout e não contar com apoio especializado para ter um projeto comercial estratégico pode comprometer o faturamento e causar acidentes. Diante disso, é algo que não pode faltar para ter um home center inovador e otimizar o processo de compra.

Como contornar desafios e aproveitar oportunidades

O crescimento de um negócio varejista está relacionado com inúmeros fatores estratégicos, de gestão e comerciais. Saber como fazer a empresa se sobressair aos desafios e aproveitar oportunidades é um dos pilares para alcançar os objetivos.

Sendo assim, o primeiro passo para mudar de postura e adotar uma visão estratégica é estar aberto a mudanças e buscar o conhecimento constante. Estudar o mercado, tendências e o público-alvo é indispensável para inovar e sair na frente dos concorrentes.

Além disso, o planejamento, gestão proativa e foco na experiência do cliente também são aspectos essenciais para superar as adversidades. Com isso, você terá uma perspectiva de mercado para identificar riscos e saber quais as melhores medidas para superar situações críticas.

Atenção a esses fatores ajudam a assegurar o crescimento e transformar os desafios em novas oportunidades – de forma a manter o negócio com um bom posicionamento de marca, atualizado e em condições de superar a competitividade comum no varejo.

O varejo de construção civil oferece um cenário repleto de oportunidades e desafios para os empreendedores. Portanto, se preparar para eles é essencial e contribui para otimizar os resultados, sobressair as dificuldades e promover o crescimento.

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