Neuromarketing no varejo: descubra o que é e como se aplica

07 de julho de 2022
Comportamento do Consumidor , Planejamento Estratégico
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Você sabe o que é o neuromarketing no varejo? Embora seja um termo desconhecido por muitos empreendedores, o neuromarketing é um conceito extremamente importante e pode fazer toda a diferença nos resultados de um negócio varejista.

Nesse contexto, a estratégia aborda os princípios do marketing e da neurociência para entender melhor o comportamento do consumidor – fator essencial para definir ações eficientes e otimizar a jornada de compra, aumentando a conversão e os resultados.  

Se deseja melhorar a performance do seu negócio para atrair e fidelizar clientes, entender sobre esse assunto é indispensável! Pensando nisso, confira neste post o que é o neuromarketing no varejo, como funciona e dicas para aplicar! Boa leitura!

Afinal, o que é o neuromarketing?

O neuromarketing é uma ciência que nasceu da união do marketing com a neurociência. Trata-se de uma estratégia que estuda e busca entender o comportamento do consumidor e o que influencia na decisão de compra.

Diante disso, o neuromarketing é um método importante e que proporciona os seguintes benefícios:

  • melhora os atendimentos;

  • permite entender o consumidor;

  • oferece dados para a tomada de decisões;

  • melhora o relacionamento com o público;

  • facilita o processo de fidelização de clientes.

Sendo assim, o neuromarketing funciona por estudos que analisam a reação dos consumidores a determinados estímulos e o que leva a escolher uma marca. Dessa forma, oferece dados relevantes para estabelecer e melhorar as estratégias comerciais.

Como aplicar o neuromarketing no varejo?

 O mercado varejista é um dos mais movimentados e competitivos da economia, o que exige boas estratégias para um negócio se destacar. Por isso, conhecer o comportamento do consumidor é fundamental para gerar a satisfação e bons resultados.

Veja a seguir, algumas dicas para aplicar o neuromarketing no varejo!

Aposte nos sentidos e emoções dos clientes

Os sentidos e emoções dos clientes são importantes, e usá-los a favor da loja é essencial para converter vendas. Para isso, aposte em um PDV bem elaborado, crie um layout de loja estratégico, som ambiente e um bom atendimento para elevar as oportunidades.

Use os gatilhos mentais

Uma das bases do neuromarketing são os gatilhos mentais, que estimulam as reações dos clientes e influenciam na decisão de compra. Portanto, usar essa estratégia criando ofertas por tempo limitado, sugerindo que determinado produto vai acabar, dentre outras, contribuem para acelerar as vendas.

Diminua as opções de produtos

Outra aplicação interessante do neuromarketing é reduzir as opções de produtos disponíveis para evitar dúvidas dos clientes. Para tanto, é necessário considerar o comportamento dos consumidores e definir as marcas que podem atender as demandas com excelência.

Atribua valor aos seus produtos

Além de preços atrativos, também é indispensável dar valor aos produtos, demonstrando os diferenciais e qualidade. Assim, o cliente vai entender o custo-benefício e que a compra vai atender as expectativas, fator essencial para os resultados.

Ofereça recompensas

Uma ótima estratégia para trabalhar o neuromarketing é oferecer recompensas para os clientes, como descontos, brindes, programa de pontos e outros. Desse modo, é possível estimular novas compras e entender melhor o comportamento de cada consumidor.

Por onde começar o planejamento para o neuromarketing?

Como vimos até aqui, o neuromarketing é um conceito importante e que proporciona inúmeros benefícios para uma loja. Sendo assim, antes de colocar em prática é preciso investir em um bom planejamento, estudando o mercado, clientes e concorrentes.

Nesse sentido, será possível ter dados relevantes para entender o perfil dos seus clientes e conhecer os concorrentes. O que é o ponto de partida para colocar o neuromarketing em prática e alcançar resultados consistentes e duradouros.

Viu como o neuromarketing no varejo é um assunto extremamente importante para o sucesso de um negócio? Portanto, não deixe de seguir nossas dicas e aplicar a estratégia para entender o comportamento dos consumidores e potencializar suas vendas.

Gostou do post? Agora que você entendeu melhor o conceito neuromarketing no varejo, o que acha de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos? Não perca tempo e assine nossa newsletter! Receba conteúdos e novidades diretamente no seu e-mail! 

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